Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 07/03/2024 | Atualizado em: 26/04/2024

Fundação anuncia o lançamento do Edital Pesquisador na Empresa – 2024

Por Ascom Faperj

A Diretoria de Tecnologia da FAPERJ lançou nesta quinta-feira, dia 7 de março, a chamada pública para a seleção de projetos no âmbito do Programa Pesquisador na Empresa – 2024. Devido ao sucesso das últimas edições, o programa entrou oficialmente para o Calendário Anual de Auxílios e Bolsas da FAPERJ. Tendo o objetivo de integrar pesquisadores com nível de mestrado e doutorado em empresas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para executar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), o programa é um impulso relevante para aproximar a infraestrutura de ciência e tecnologia fluminense ao setor produtivo e à sociedade de forma mais ampla. Os projetos contemplados geram novos produtos, serviços e soluções inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento econômico e para a melhoria do bem-estar da população do Estado do Rio de Janeiro.

A edição de 2024 prevê a inserção de até 100 pesquisadores em empresas e organizações e conta com recursos da ordem de R$ 13,4 milhões. A novidade trazida nesta edição é a possibilidade de renovação da bolsa por mais 12 meses, totalizando 24 meses no total para cada projeto. Os proponentes elegíveis são micro, pequenas e médias empresas e organizações da sociedade civil sediadas no Estado do Rio de Janeiro e o foco dos projetos é o da inovação tecnológica para competitividade para as empresas e o da inovação social e ambiental para as OSCs. Em cada projeto as empresas e organizações proponentes podem solicitar até duas bolsas em nível de mestrado e doutorado.

As submissões serão abertas no dia 14/03/2024 e ficarão abertas até o dia 26/04/2024 10/05/2024. Após a avaliação dos projetos e a divulgação do resultado final, as empresas e organizações contempladas terão um prazo de aproximadamente um mês para indicar os bolsistas selecionados.

FAPERJ no contexto das novas políticas industriais e de desenvolvimento

O lançamento do Programa Pesquisador na Empresa está em consonância com o lançamento, em janeiro deste ano, do Nova Indústria Brasil (NIB), política de neoindustrialização a ser implementada pelo governo federal nos próximos dez anos. Em nível estadual, o governador do Rio de Janeiro sancionou em dezembro de 2023 a Lei nº 10.266, que instituiu o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro (Pedes) para o período 2024-2031. O Plano tem como premissas o aumento da capacidade de investimento do Estado do Rio de Janeiro, a geração de emprego e renda e o planejamento de base territorial e a gestão baseada em evidências. Ele visa reduzir as desigualdades sociais e regionais do Estado, diversificar e integrar a economia fluminense, promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a pesquisa e a inovação, fortalecer as vantagens competitivas associadas ao progresso técnico e alcançar a sustentabilidade socioambiental.

O Pedes possui como uma de suas missões “a vantagem competitiva associada à economia do conhecimento” e como um de seus eixos estratégicos “a ciência, tecnologia e inovação como principal vantagem competitiva econômica para o Estado do Rio de Janeiro”. De maneira similar, o NIB tem entre seus princípios “o desenvolvimento produtivo e tecnológico e inovação”, bem como “o incremento da produtividade e da competitividade” e, sendo ainda mais específico em sua caracterização, prevê como um dos instrumentos de aperfeiçoamento do ambiente de negócios a estruturação de “políticas de formação e fixação de profissionais de nível superior e pós-graduandos nas empresas industriais” e indica as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) como um dos atores-chave para a implementação destas políticas.

Nos últimos dez anos, a FAPERJ, por meio de sua Diretoria de Tecnologia, tem direcionado esforços para induzir a aproximação da infraestrutura de ciência e tecnologia fluminense com mercado e a sociedade, transformar o conhecimento científico e tecnológico gerado nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) estaduais em inovação, fomentar o desenvolvimento regional e estimular a geração de soluções para os desafios sociais, econômicos e ambientais que enfrentamos. Editais como Doutor Empreendedor, Pesquisador na Empresa, Favela Inteligente, Apoio a Indicações Geográficas, InovAÇÃO Rio, entre outros, busca de variadas formas endereçar estas questões e se alinhar de forma clara aos objetivos contidos nas políticas de neoindustrialização e desenvolvimento federal e estadual, respectivamente.

Leia o edital na íntegra:

Edital FAPERJ Nº 04/2024 – Pesquisador na Empresa 

Topo da página