![]() |
O presidente da FAPERJ, Jerson Lima (no centro), na cerimônia de entrega das outorgas aos contemplados no edital Apoio à Recuperação e Modernização da Infraestrutura de Hospitais Universitários Sediados no RJ (Foto:Divulgação) |
FAPERJ entrega outorgas no campus Cabo Frio da Uerj
Em solenidade realizada na terça-feira, dia 27 de fevereiro, no campus Cabo Frio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a FAPERJ, representada por seu presidente, Jerson Lima, participou da entrega de outorgas aos contemplados no edital Apoio à Recuperação e Modernização da Infraestrutura de Hospitais Universitários Sediados no Estado do Rio de Janeiro. No campus Cabo Frio da Uerj, inaugurado em dezembro de 2023 com os cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais, os recursos repassados irão beneficiar o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC), com a compra e manutenção de equipamentos hospitalares. A unidade de saúde, inaugurada em dezembro de 2021, integra o novo campus da Uerj. Os demais contemplados no edital foram a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). A solenidade contou com a presença da reitora da Uerj, Gulnar Azevedo, e do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo.
Inovateca UFRJ promove evento no Dia Internacional da Mulher
A Inovateca, localizada no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promoverá no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a mesa-redonda “Mulheres e Ciência” para debater o papel da mulher na Ciência e os caminhos necessários para construir pontos de ultrapassagem e ações direcionadas ao crescimento e fortalecimento das mulheres nos campos estratégicos de trabalho, dentro da sociedade. Sob a chancela da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, o evento reunirá personalidades da pesquisa, de instituições de fomento e da política. Na mesa, a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires Carvalho; o presidente da FAPERJ, Jerson Lima; a presidente da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ, Letícia de Oliveira, e as deputadas estaduais pelo Rio de Janeiro Dani Balbi e Elika Takimoto. A mediação será de Claudia Figueiredo e de Ethel Pinheiro.
Academia Brasileira de Ciências presidirá a 8ª edição do Science20 (S20)
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) presidirá a 8ª edição do Science20 (S20), encontro do grupo de engajamento para a área de Ciência e Tecnologia que reúne os países membros do G20. A reunião visa promover o diálogo entre as comunidades científicas em temas críticos e produzir recomendações aos chefes de governo e de Estado. O evento é parte da agenda do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, somadas à União Europeia e União Africana. Durante a presidência brasileira, as Academias de Ciências discutirão a ciência para a transformação mundial. Abordagens inovadoras serão apresentadas pela ABC para o debate dos desafios relacionados à inclusão social, inteligência artificial, bioeconomia, transição energética e saúde, com enfoque nas diferenças demográficas e o impacto destas na sociedade. Segundo a presidente da ABC, Helena Nader, a conscientização sobre aspectos demográficos é fundamental para que os países do G20 tomem decisões informadas que moldem o bem-estar de seus cidadãos, impulsionem a prosperidade econômica e contribuam para o desenvolvimento sustentável global. O lema do S20 Brasil será “Ciência para a transformação mundial“. Serão realizadas duas reuniões presenciais (Reunião de Iniciação e Cúpula) e reuniões virtuais, abordando cinco enfoques principais: Bioeconomia, Desafios da saúde, Inteligência Artificial, Justiça Social e Transição Energética. O Science20 Brasil 2024 é organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), tendo como Sherpa (líder local) sua presidente. Conta com apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
II Fórum Norte Fluminense debate cooperação intermunicipal e desenvolvimento urbano
Será realizado na Cidade Universitária de Macaé, município a 190 km da capital fluminense, de 12 a 14 de março, o II Fórum Norte Fluminense. O evento, com inscrições gratuitas e emissão de certificado, discutirá a viabilidade de os municípios de Macaé, Campos dos Goytacazes e outros municípios da região trabalhem juntos em ações de interesse comum. Com o tema “Cooperação Intermunicipal e Capacidades Estatais: desafios e possibilidades para ações comuns”, o Fórum é organizado pelo Núcleo Norte Fluminense do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles, como parte do projeto apoiado pela FAPERJ “Como se governam as cidades? Os desafios institucionais para o desenvolvimento urbano do estado do Rio de Janeiro”, com apoio da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior e Prefeitura de Macaé. O evento visa abordar questões críticas relacionadas ao crescimento urbano e seu impacto social na região, além de explorar possibilidades e desafios para a cooperação entre os municípios do Norte Fluminense. Além disso, o fórum abordará a importância de criar estruturas de incentivos que minimizem problemas de coordenação e distribuição de recursos, em especial os decorrentes da exploração petrolífera na Bacia de Campos. A programação inclui cinco mesas de discussão sobre os temas: cooperação entre os municípios da região; economia extrativista e sustentabilidade ambiental; economia do petróleo e autonomia municipal; participação e controle social na Bacia de Campos; e gestão urbana visando à construção de cidades para todos. Na ocasião, também será lançado o primeiro livro produzido pelo Núcleo, intitulado “Desenvolvimento urbano e governança: uma agenda para o Norte Fluminense”, que trará discussões sobre questões urbanas e desenvolvimento regional. Outra iniciativa será a apresentação do banco de dados elaborado pelos pesquisadores locais. Inscrições através do formulário online.
UFF realiza debate sobre Mulheres na Ciência
A Universidade Federal Fluminense (UFF) realizará, no Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, às 14h, o evento “Mulheres na Ciência”, no auditório Prof. Tarcísio Rivello, localizado no Bloco E do Instituto Biomédico, no Alto do Valonguinho. O tema abordará “Maternidade e ciência: alegrias e desafios”, que terá como palestrantes as professoras e pesquisadores Adriana Melibeu (UFF), Joice Stipursky (UFRJ), Leticia de Oliveira (UFF e presidente da Comissão Permanente de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ), Yael de Abreu Villaça (Uerj) e Regina Kubrusly (UFF). Além de um espaço Kids, o evento, uma ação do Programa Integrado de Neurofarmacologia e Extensão: novas fronteiras (Prinex) e emitirá certificado de participação para todos os inscritos, também contará com um coquetel para celebrar esse dia tão especial. As inscrições podem ser feitas AQUI.
UFRJ realiza Simpósio Internacional de Formação Docente em Saúde e Processos de Aprendizagem
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), irá realizar, de 18 a 20 de março, o Simpósio Internacional de Formação Docente em Saúde e Processos de Aprendizagem. O evento presencial, acontece no Centro de Ciências da Saúde (Auditório Rodolpho Paulo Rocco, Bloco K, Subsolo, Cidade Universitária), terá transmissão ao vivo exclusivamente para participantes inscritos. O simpósio é público e gratuito e tem como objetivo promover um debate nacional e internacional qualificado sobre as dimensões políticas e pedagógicas da formação docente em saúde. Busca refletir sobre os desafios contemporâneos para as políticas públicas de gestão da educação e do trabalho em saúde, além de discutir contribuições científicas para as práticas de formação profissional e docente no campo da educação em saúde. O objetivo é aprofundar a reflexão sobre os aportes da psicologia sócio-histórico-cultural para a pesquisa sobre padrões ou estilos de aprendizagem e os estudos de metacognição, visando desenvolver um marco teórico, ético e metodológico para articular uma rede internacional de formação docente na área da saúde. Iniciativa do Laboratório de Estudo das Ciências no Instituto Nutes/UFRJ, o simpósio requisita inscrição prévia. Para se inscrever e obter mais informações, acesse www.even3.com.br/simposio-internacional-formacao-docente-em-saude-e-processos-de-aprendizagem-436820/
Espaço Ciência Viva discute interface cérebro e máquina
O Espaço Ciência Viva (ECV) irá realizar no dia 16 de março, das 14h às 18h, o evento "Sábado da Ciência – Interface Cérebro-Máquina". Gratuita e aberta ao público, a atividade integra a Semana Internacional do Cérebro, em colaboração com o projeto de extensão Ciência & Cognição. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de explorar as fascinantes interseções entre Neurociência e Tecnologia através de uma programação diversificada que inclui oficinas, jogos inovadores e uma roda de conversa. A experiência culminará com a exibição de um curta-metragem relacionado à área de neurociências. Entre as atividades haverá uma corrida na qual o participante controla aranhas-robôs apenas com a mente e o desafio de jogar Tetris usando os pés. O “Sábado da Ciência” contará com a participação de pesquisadores de instituições renomadas, incluindo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Espaço Ciência Viva fica na Av. Heitor Beltrão, 321, Tijuca.
Coppe/UFRJ sedia Seminário Internacional Inovação Sociotécnica na Transformação do Território
Será realizado no Auditório do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), de 13 a 15 de março, o Seminário Internacional Inovação Sociotécnica na Transformação do Território. O evento é organizado por docentes e laboratórios de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pelo INCT "Política Pública, Inovação e Desenvolvimento Urbano”. A comissão organizadora é composta por Aldenilson Costa (PPGDT/UFRRJ), Nelson Maculan (Coppe/UFRJ), Tamara Egler (Ippur/UFRJ) e Lalita Kraus (Ippur/UFRJ). O seminário é apoiado pela FAPERJ por meio do Programa de “Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro”, CNPq (Edital Universal) e Capes (Edital Paep). As inscrições podem ser realizadas gratuitamente AQUI. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal do Ippur: https://www.youtube.com/c/AgenciaIPPUR. Mais informações na página do evento.
IFFluminense realiza o I Simpósio de Cafeicultura do Noroeste Fluminense e ABC Capixaba
Interessados em aprimorar os conhecimentos sobre o café e todos os processos relacionados ao grão podem participar do I Simpósio de Cafeicultura do Noroeste Fluminense e ABC Capixaba, que será realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Bom Jesus do Itabapoana, no dia 7 de março. A ideia da organização do simpósio é promover um desdobramento dos trabalhos desenvolvidos pelo IFFluminense junto a cafeicultores locais, executados pela equipe da Alqualis Jr. e do campus Bom Jesus do Itabapoana/RJ, e envolvendo o Laboratório de Café. O projeto foi contemplado no edital Apoio à Promoção de Indicações Geográficas no estado do Rio de Janeiro, lançado pela FAPERJ no 2º semestre de 2022. Pela manhã, das 9h às 10h30, será realizada a Mesa-redonda 1: Mulheres na cafeicultura (9h-10h30), com palestras sobre a “História dos Cafés no Noroeste Fluminense” e o “Café Iranita: a história de uma mulher na administração de uma empresa de café”. A Mesa-redonda 2, que vai ocorrer das 10h30 às 12h, terá como tema a Inovação na cafeicultura. Haverá palestras sobre Tecnologia pós-colheita, Biomoléculas microbianas e a interferência na qualidade da bebida e Sistemas agroflorestais – alternativa contra mudanças climáticas e qualidade de bebida. Pela tarde, haverá minicursos sobre barismo, análise sensorial e fermentação de café. O simpósio também é fruto de parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), que auxiliaram no desenvolvimento da programação preliminar. Mais informações: https://simposiocafenoroestefluminenseabccapixaba.wordpress.com/
Pesquisa avalia a prática do exercício físico no rendimento escolar
O Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura, entidade privada sem fins lucrativos, solicitou ao pesquisador Carlos Henrique Ribeiro a coordenação de uma pesquisa que avaliasse a prática de exercício físico sobre o rendimento escolar. O estudo abrangeu alunos dos anos finais do ensino fundamental em escolas localizadas no Grande Rio no ano de 2023. Os resultados obtidos sugerem que a prática de esportes extracurricular potencializa o rendimento escolar. Menos de um terço dos estudantes entrevistados praticam aulas de esportes fora do ambiente escolar. O estudo mostrou ainda que as pessoas que mais incentivam os estudantes a praticarem esportes são os parentes, em sua maioria pais e mães (70%). Dos que aderem às aulas de esportes, 58% estão insatisfeitos com o tempo gasto nessas atividades. Mais de 60% dos entrevistados acreditam que o esporte não interfere no tempo dedicados aos estudos e o mesmo percentual reconhece que o tempo dedicado ao esporte contribui para diminuir o tempo de uso do celular e que o esporte contribui no seu rendimento escolar e os ajuda nas tarefas do dia a dia, tais como as atividades escolares. Os resultados obtidos demonstram a percepção dos estudantes sobre importância do exercício físico e da prática esportiva para a saúde, qualidade de vida e estilo de vida, com reflexos no seu rendimento escolar.
Colégio de Aplicação da UFRJ passa a integrar o Programa Pé-de-Meia
Os alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ) terão mais um incentivo para estudar e concluir essa fase da educação. O colégio passou a fazer parte do Pé-de-Meia, programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece incentivo financeiro-educacional na modalidade “poupança”. Destinado à permanência e conclusão escolar de estudantes do ensino médio público, o programa oferece incentivos financeiros para diferentes modalidades: matrícula, frequência, conclusão escolar e participação em exames educacionais nacionais e subnacionais. Para participar, os estudantes precisam estar continuadamente matriculados no ensino médio regular das redes públicas, ter idade entre 14 e 24 anos, integrar famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir CPF. Os estudantes elegíveis que integrem famílias beneficiárias do programa Bolsa Família têm prioridade na concessão dos incentivos. Os critérios de elegibilidade para o período serão divulgados pelo MEC no início de cada ano, por meio de uma portaria. O estudante não precisa realizar nenhum tipo de cadastro específico para o Pé-de-Meia. Serão criadas automaticamente contas em nome dos que forem aptos a receber o benefício, que variam de R$200 a R$1.800, desde que seus dados sejam corretamente fornecidos pelas instituições de ensino.
Alunos do CAp-Uerj são aprovados pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, no Japão
Três alunos do Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-Uerj) foram aprovados para cursar graduação na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (Tufs), com bolsa integral do governo japonês. Os selecionados, João Pedro Ribeiro Deolindo, Maria Manuela Monteiro Matos e Sarah Sprogis Brito Batista, todos de 18 anos, seguem para a Tóquio em abril deste ano. De acordo com a coordenadora do processo seletivo e professora do setor de Japonês do Instituto de Letras da Uerj, Elisa Figueira, o convênio entre as instituições existe desde os anos 2000 e, desde a primeira seleção, em 2015, até este ano, 24 alunos conseguiram vagas na universidade japonesa. Para participar do processo seletivo, os interessados precisam reunir a documentação exigida, que inclui certificado de proficiência em língua inglesa; histórico de notas do ensino médio; carta de intenção, que deve trazer os motivos do estudante pelo interesse na instituição, e de recomendação, elaborada pelo CAp-Uerj. Por fim, há uma etapa de entrevista online, também em inglês. Os aprovados farão o bacharelado em “Estudos Japoneses”, que aborda aspectos sociais, literários, culturais e linguísticos do país. As aulas são ministradas em japonês e inglês, com estudantes de diversas nacionalidades. Após a formatura, os diplomas precisam ser revalidados no Brasil, com equivalência aos cursos de Relações Internacionais, Letras ou afins.
Engenharia da Uerj cria aplicativo para gestão e comércio de água de reúso
Uma equipe da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) desenvolveu o aplicativo Reusa, que busca facilitar a conexão entre produtores e consumidores de uma fonte alternativa de água pouco conhecida: a água de reuso. Não potável, ela é proveniente de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) doméstico ou industrial, pode ser empregada na limpeza de ruas, irrigação, geração de energia, combate a incêndios, entre outras finalidades. A ferramenta tecnológica, concebida por pesquisadores do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente (Desma) da Faculdade de Engenharia (FEN), está em fase de testes e representa uma alternativa de abastecimento em caso de escassez e crise hídrica. O estudo, iniciado em 2019, conta com o apoio da FAPERJ. Contribuindo para a geração de novos negócios, a ferramenta funcionará como um marketplace e permitirá o controle em tempo real das demandas e estoques das ETEs. Por meio de um sistema de georreferenciamento, os clientes poderão saber qual concessionária consegue atender às suas necessidades em relação ao tipo de água de reúso, preço, localização e quantidade disponível. O aplicativo também teve como referência a dissertação de mestrado de André Alcântara de Faria, defendida em 2020, que gerou um mapeamento da oferta e da demanda existente, identificando sobretudo as indústrias aptas a receber o produto. Para a adequação da tecnologia, os pesquisadores trabalham com o intercâmbio de expertise e dados com instituições estratégicas do setor, como a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Saes) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A Cedae, por exemplo, participou da etapa de validação técnica da plataforma. O aplicativo permitirá a geração de relatórios gerenciais que poderão ser utilizados pelos órgãos para acompanhar a movimentação das águas de reúso e embasar decisões.
Pesquisador da UniRio demonstra pela primeira vez a capacidade de papagaios se reconhecerem frente ao espelho
Professor do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Roberto Silveira publicou artigo científico em que demonstra, pela primeira vez, que uma espécie de ave da família dos papagaios é capaz de se reconhecer frente a um espelho. O trabalho, realizado em parceria com Maria Alice Alves e Júlia Almeida, contou com cinco aves da espécie Agapornis roseicollis. O resultado atesta que aves dessa família possuem uma inteligência muito acima da média, visto que apenas dez outras espécies de seres vivos, além dos humanos, demonstraram tal habilidade. Entre as aves, somente outras duas conseguiram passar no teste de autorreconhecimento, uma qualidade cognitiva associada à capacidade de autopercepção e de noção abstrata de si mesmo. Os resultados do artigo são raros, visto que diversas espécies foram sujeitas ao teste de autorreconhecimento desde o momento que os chimpanzés passaram por ele com sucesso nos anos 70.O artigo foi publicado na revista holandesa Behaviour em setembro de 2023 e já teve 700 visualizações de seu resumo, 56 downloads e seus vídeos foram visualizados e baixados mais de 150 vezes.
Faculdade de Medicina da UniRio utiliza realidade virtual para aumentar bem-estar dos pacientes
Estudantes de Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) propuseram, em 2020, a utilização da Realidade Virtual (RV) para pacientes idosos e acamados. Os alunos espelham o ambiente no qual o paciente está num tablet e conversam com ele sobre o que ele está vendo. Há questionários para avaliar seu estado psicológico antes e depois da imersão e diversos projetos de pesquisa estão em andamento. A iniciativa dos alunos Lucas Campos e João Guilherme Hazin se transformou na ONG Virtualidade, que reúne cerca de 15 alunos e ex-alunos, além dos professores que participam do projeto. O objetivo da dupla é criar uma rede com instituições de ensino que utilizem a realidade virtual em seus hospitais-escolas, produzindo ciência a partir da coleta de dados.
4ª edição do Lugar de Fala fará uma conexão com o Dia Internacional da Mulher
O Instituto Yduqs, em parceria com a Universidade Estácio de Sá (Unesa), promoverá no dia 5 de março, a 4ª edição do seminário gratuito "Lugar de Fala", que acontecerá das 9h30 às 17h30, presencialmente, no auditório do campus Estácio Tom Jobim, na Av. das Américas, 4.200, Barra da Tijuca. O evento aprofundará o debate sobre as questões de gênero e irá explorar as complexidades da igualdade em nossa sociedade contemporânea. O encontro gratuito, que integra as manifestações pelo Dia Internacional da Mulher, fará uma conexão com a série autoral da instituição de ensino superior: "Brilhantes: Estrelas da Revolução", abraça o tema provocativo: "Quem tem medo da igualdade de gênero?" Por conta de sua relevância nacional, o "Lugar de Fala" também será transmitido por meio do Canal do YouTube da Estácio: www.youtube.com/watch?v=wEagbGbKFLs . O evento reunirá profissionais e ativistas com expertise e comprometidos com o tema para dialogar sobre diversos aspectos da igualdade de gênero e suas ramificações em nossa cultura, sociedade e locais de trabalho. Contará com quatro mesas-redondas e será encerrado com uma masterclass sobre machismo estrutural velado na sociedade, oferecendo ferramentas práticas e insights valiosos para combater esse problema no ambiente de trabalho e em nossa sociedade.
Direito à Saúde é tema da Semana de Abertura do Programa de Pós-Graduação do Icict/Fiocruz
O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), realizará entre os dias 4 e 8 de março, sua Semana de Abertura, que tem como tema "O direito à saúde: os lugares para a informação e a comunicação". No primeiro dia, será realizada uma homenagem à Ilma Noronha, que foi diretora do Icict de 2000 a 2008. Formada em Biblioteconomia, Ilma teve atuação marcante nas áreas de informação da Fiocruz e foi uma das idealizadoras do Ensino do Icict. Juntamente com o seu esposo Rômulo Noronha, foi uma incansável lutadora e militante pela democracia, os direitos humanos e contra a repressão e todas as formas de violência institucionalizada, sendo agraciada com a 30ª Medalha Chico Mendes de Resistência, em 2018, pelo Grupo Tortura Nunca Mais. À tarde, a partir das 14h, haverá o debate "O PPGICS e a interdisciplinaridade: a informação e a comunicação como direitos à saúde", com os pesquisadores do Icict e professores do PPGICS Viviane Veiga, Ricardo Dantas e Wilson Borges, com moderação de Igor Sacramento, coordenador do programa de pós-graduação. Veja a programação completa aqui. Os novos e antigos discentes, além do público interessado, terão oficinas e passeio pelo campus Manguinhos, além de mesas redondas, seguidas de apresentações de livros de professores e ex-alunos do Programa. Inscrições podem ser feitas em: https://bit.ly/inscricaoppgics Acesse a programação AQUI.
Instituto de Física da Uerj promove Workshop em Efeitos i-Calóricos (WiCE)
O Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) irá promover, de 25 e 27 de março, o Workshop em Efeitos i-Calóricos (WiCE). O evento tem como objetivo conectar a comunidade científica nacional e internacional para discutir os últimos avanços nos efeitos calóricos e suas potenciais aplicações em refrigeração e conversão de energia. Materiais i-Calóricos são aqueles que apresentam variações de suas propriedades termodinâmicas devido a aplicação/remoção de um estímulo interno (mecânico, elétrico e magnético). A investigação científica em materiais que apresentam os efeitos i-calóricos atrai pesquisadores de diversas áreas por todo mundo, e não é diferente no Brasil, que participou ativamente de diversas descobertas importantes para a área. Atualmente, o País conta com alguns grupos experimentais e teóricos. Contudo, um evento específico da área ainda não existe. O WiCE 2024 ocorrerá pela primeira vez de forma híbrida (online e presencial) com apresentações e tutoriais de pesquisadores convidados. Durante o evento, cuja parte presencial será realizada no Instituto de Física Armando Dias Tavares, os estudantes de graduação e pós-graduação terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos no formato de pôster, informado no momento da inscrição através do link: https://bit.ly/wice2024. Mais informações: wice2024.blogspot.com.