Rio de Janeiro debate rumos para Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado
Nos dias 26 e 27 de fevereiro, pesquisadores, professores, estudantes, empresários, e autoridades do Executivo e Legislativo se reúnem na Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro para debater e propor caminhos para o fortalecimento da C,T&I no Estado e contribuir para a Conferência Nacional. O evento acontece na Sala Nelson Pereira dos Santos e na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. A iniciativa se inscreve no contexto da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que ocorrerá em Brasília, no mês de junho, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. No Rio de Janeiro, o encontro regional debaterá temas como o complexo econômico e industrial da saúde, tecnologias de baixo carbono e transição energética, inovação pelo oceano, violência, cidade e metrópole, comunicação, divulgação científica e ciência básica. Ao término do evento, um mapa de ações será elaborado, para apresentação na Conferência Nacional. A FAPERJ estará representada no evento pela diretora Científica, Eliete Bouskela, pelo diretor de Tecnologia, Aquilino Senra, e pela jornalista Claudia Jurberg, que participarão da conferência como palestrantes. Mais informações e programação: https://conferenciacti.rio.br
Prevenção de desastres naturais é o tema do novo vídeo do Canal da FAPERJ
Eventos extremos, como tempestades, ciclones, inundações, terremotos e secas matam milhares de pessoas e causam enormes prejuízos econômicos, a cada ano, ao redor do mundo. O Brasil está entre os países com o maior número de pessoas afetadas por fortes chuvas e outros fenômenos da natureza, o que torna a prevenção e as pesquisas nessa área cada vez mais importantes. Os estudos sobre desastres naturais são o tema do vídeo publicado nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, no Canal da FAPERJ no YouTube. O vídeo mostra o trabalho do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres (Cepedes), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Criado em 2016, o grupo reúne pesquisadores das faculdades de Geologia, Geografia, Oceanografia e Engenharia. Além da formação de recursos humanos e da produção de estudos, o Cepedes realiza um importante trabalho de extensão com alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro apoiado pela FAPERJ. Para conferir o vídeo, acesse o nosso canal pelo link: https://www.youtube.com/c/faperjoficial. Você também pode nos ajudar a atualizar o Canal da FAPERJ, sugerindo pautas sobre o seu projeto ou as atividades do seu laboratório, instituição ou empresa. Envie sua colaboração para: boletim@faperj.br
Inscrições abertas para a Sessão de Pôsteres da 76ª Reunião Anual da SBPC
Os interessados em participar da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com submissão de trabalho na Sessão de Pôsteres têm até 26 de março para se inscrever. Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, o evento será realizado de 07 a 13 de julho de 2024 no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Podem ser submetidos trabalhos desenvolvidos por estudantes (ensino básico, profissionalizante, graduação ou pós-graduação), professores (ensino superior, básico ou profissionalizante), pesquisadores e profissionais, que pretendem apresentar os resultados de pesquisas científicas ou descrição de atividades ligadas a ensino-aprendizagem. Para saber mais sobre o processo de submissão, acesse o site da 76ª Reunião Anual. Mais informações em https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/.
Bolsista ‘JCNE’ da FAPERJ publica artigo sobre uma possibilidade futurista de interface entre robótica e IA em renomada revista internacional
“O futuro da humanidade na era biotecnológica: investigações filosóficas sobre transumanismo e biomelhoramento humano” é o título da pesquisa conduzida pelo pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz Murilo Vilaça. Nela, ele considera que há décadas a ficção científica vem projetando uma imagem negativa da Inteligência Artificial e da robótica, disseminando a ideia de apocalipse decorrente da interação entre AI e robotótica. Para ele, a máxima desse imaginário foi inspiração para o filme "O Exterminador do Futuro", de James Cameron, que conta com seis sequências. Mas a pesquisa de Vilaça aborda justamente se, ao contrário, as informações disponíveis atualmente permitissem projetar um cenário no qual a interação AI/robótica pudesse contornar a extinção humana, pelo menos em alguma medida. A tese futurista defendida pelo Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, em coautoria do pesquisador italiano em Neuroética no Centro Universitário Internacional de Arezzo e professor adjunto da Universidade de Pavia, Andrea Lavazza, foi publicada no periódico científico internacional Philosophy & Technology, disponível em acesso aberto aqui. Nela, os autores especulam sobre como a AI e robótica poderiam, em associação, ser utilizadas num cenário de extinção iminente e inevitável, para produzir nossos sucessores.
UFF realiza primeiro workshop brasileiro sobre nanoescala
Por meio do Programa Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro, da FAPERJ, docentes da Universidade Federal Fluminense apoiados pela professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Ana Cláudia Torrecilhas, realizarão, de 9 a 12 de abril, no Hotel Windsor Guanabara, o “First Brazilian Workshop NanoScale: Exploring Extracellular Vesicles”. O evento abordará o amplo papel das vesículas extracelulares em temas como câncer, metabolismo, doenças infecciosas, resposta imune, biotecnologia e novas terapias, bem como na divulgação da qualidade nos métodos de detecção das vesículas extracelulares. Serão dois dias de encontro com pesquisadores internacionais e nacionais especialistas no assunto e mais dois dias de curso prático internacional sobre o método de Citometria de Fluxo NanoScale no sistema Cytoflex, ministrado pela Beckman Coulter Life Sciences e apoiado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro. O encontro é voltado a pesquisadores, pós-doutorandos, estudantes de mestrado, doutorado e graduação da área de saúde e biotecnologia. As inscrições já estão abertas no site do evento (https://eventos.galoa.com.br/nanoscaleworkshop/registration/intro).
Instituto de Física da Uerj realiza Workshop em Efeitos i-Calóricos
O Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai realizar, entre os dias 25 e 27 de março, o Workshop em Efeitos i-Calóricos (WiCE). O evento científico tem o objetivo de conectar a comunidade científica nacional e internacional para discutir os últimos avanços nos efeitos calóricos e suas potenciais aplicações em refrigeração e conversão de energia. Materiais i-calóricos são aqueles que apresentam variações de suas propriedades termodinâmicas devido à aplicação/remoção de um estímulo interno (mecânico, elétrico e magnético). A investigação científica em materiais que apresentam os efeitos i-calóricos atraem pesquisadores de diversas áreas por todo mundo, e não é diferente no Brasil, que participou ativamente de diversas descobertas importantes para a área. Atualmente, o País conta com alguns grupos experimentais e teóricos; contudo, o WiCE 2024 será o primeiro evento específico da área. Ocorrerá de forma híbrida (online e presencial) no Instituto de Física da UERJ com apresentações e tutoriais de pesquisadores convidados de diversas instituições. Durante o evento gratuito, que conta com apoio da FAPERJ, os estudantes de graduação e pós-graduação terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos no formato de pôster, informado no momento da inscrição através do link: https://bit.ly/wice2024. Mais informações em: wice2024.blogspot.com.
Cientistas brasileiros participam da descoberta da fusão cósmica mais energética já registrada
Uma equipe de cientistas de vários países, que inclui os pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) Clécio De Bom e Martin Makler, descobriu um evento raro: uma colisão de estrelas de nêutrons/buraco negro, resultando na explosão de um kilonova. A descoberta contou com dois grupos que trabalharam de maneira independente e ambos publicaram seus resultados na revista científica Nature. Este fenômeno gerou a segunda explosão de raios gama mais energética já observada e a mais poderosa associada a este tipo de evento. A observação foi realizada por múltiplos telescópios, tendo a participação brasileira com o Southern Astrophysical Research Telescope (SOAR) sob a liderança do professor De Bom com apoio do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e com o astrônomo residente do SOAR Felipe Navarete. Segundo De Bom, que conta com bolsa da FAPERJ de Jovem Cientista do Nosso Estado, a descoberta é realizada por um esforço coletivo de cientistas que se unem em pequenas equipes para obter dados e interpretar o fenômeno. O estudo ocorre em poucas noites pois o brilho da colisão rapidamente enfraquece e fica fora do alcance dos telescópios. A observação do evento também foi realizada com o telescópio James Webb (JWST) e pelo Hubble Space Telescope. O evento observado continua repleto de mistérios, a começar pela galáxia onde ele ocorreu. Não é claro nem se as estrelas de nêutrons que deram origem à fusão estavam ligadas a galáxia ou se teriam sido ejetadas por algum mecanismo. A descoberta das kilonovas – que ocorre quando duas estrelas de nêutrons (ou uma estrela de nêutrons e buraco negro) se fundem - é considerada um marco na astronomia. A descoberta contribui para o conhecimento sobre a origem dos elementos no cosmos e fornece insights fundamentais para a compreensão da taxa de expansão do Universo, uma das questões mais importantes da Cosmologia atual. Saiba mais em: https://www.nature.com/articles/s41586-023-06979-5.
Conselho Diretor da TEC Incubadora é o primeiro mecanismo da América Latina a se associar a Geneva Innovation Movement
O Conselho Diretor da TEC Incubadora é o primeiro mecanismo da América Latina a se associar a Geneva Innovation Movement (GIM), rede de incubadoras europeias, e deverá conduzir ações nos países que compõem essa região. Com sede em Genebra, na Suíça, cidade que também é sede da Organização das Nações Unidas (ONU), e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), além de uma série de organismos internacionais, a GIM é uma associação com atuação em todo mundo, que compartilha conhecimentos sobre inovação. Recentemente, o Diretor Administrativo da TEC, Edson Terra, foi aprovado em chamada do CNPq para estágio pós-doutoral em Portugal, para estudar ecossistemas de inovação, e irá utilizar a rede da GIM, a favor tanto da sua pesquisa, quanto da internacionalização das empresas incubadas na TEC, que conta com apoio da FAPERJ por meio do programa Bolsa de Inovação Tecnológica. Segundo ele, com trabalho estimulado pela AnproTec, ele se interessou pela análise de um ecossistema de Lisboa, considerada hoje uma das melhores cidades europeias para se montar uma startup e seu objetivo é realizar uma análise desse ecossistema de empreendedorismo utilizando a metodologia ‘prospectiva estratégica' a fim de fazer uma comparação com ecossistemas do Brasil, no caso, de Campos, Macaé e Nova Friburgo.
Uerj inicia cadastro de cursinhos populares para isenção em vestibular
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) iniciou o cadastramento de cursos pré-vestibulares populares, comunitários ou similares que desejarem solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição do Vestibular Estadual 2025 para seus alunos. O cadastramento referente ao 1º Exame de Qualificação pode ser realizado até 10 de março, das 10h às 16h, em dias úteis, junto ao Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), localizado no campus Maracanã da Uerj. Os coordenadores de curso devem preencher o formulário online disponível no site e o mesmo documento deve ser impresso e entregue presencialmente ao Dsea, junto com a fotocópia do comprovante de cessão do espaço para o funcionamento do pré-vestibular, da identidade e da habilitação profissional do responsável pelo Curso. Aqueles que já possuem cadastro no Dsea e desejam renovar sua inscrição para o Vestibular Estadual 2025, também precisam apresentar presencialmente, até o dia 11 de março, a cópia do comprovante de cessão do espaço para o funcionamento das aulas. Em ambos os casos, os originais dos documentos deverão ser apresentados para autenticação. Os pareceres sobre as solicitações serão divulgados no dia 12 de março, no site www.vestibular.uerj.br. A solução de pendências, assim como a solicitação de recurso quanto ao parecer divulgado serão aceitas no dia 13 de março pelo e-mail pvc@dsea.uerj.br. O cadastramento referente ao 2º Exame de Qualificação será realizado no período de 22 de maio a 6 de junho.
Abertas as inscrições para os programas de aceleração de startups do MDIC em parceria com Sebrae
Os programas de aceleração de startups Inovativa Brasil e Inovativa de Impacto Socioambiental, ciclo 2024.1, realizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Sebrae, estão com inscrições abertas só até o dia 3 de março. Considerado o maior programa de aceleração de startups da América Latina, o InovAtiva Brasil vai selecionar até 200 negócios de todo o País que estejam nas fases de validação, operação e tração. Já o InovAtiva de Impacto Socioambiental, focado em empresas com missão de gerar impacto social ou ambiental positivo, vai escolher até 80 startups. Os programas são gratuitos e contam com mentorias individuais e coletivas, treinamentos de pitch, capacitações e, claro, conexão com o mercado. Inscrições e informações aqui.
Nupem/UFRJ adquire sequenciador genético para identificar causadores de doenças
Uma nova aquisição do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) promete acelerar o combate à contaminação de lagoas e rios em Macaé. Considerado um dos mais precisos e rápidos do mundo, o sequenciador genético Oxford Nanopore P2 solo vai ajudar os pesquisadores a determinar quais são as espécies de bactérias presentes nas águas. Com isso, será possível entender qual a melhor forma de tratar doenças bacterianas. O novo sequenciador decodifica, em menos tempo, grandes trechos de DNA. O equipamento obtém sequências de mais de 40 milhões de letras, enquanto métodos tradicionais identificam, no máximo, mil. Com grandes sequências, é possível identificar de maneira mais rápida o genoma completo. Segundo o professor Rodrigo Fonseca, coordenador da Unidade Integrada de Genômica Funcional do Nupem, é como um quebra-cabeça, quanto maiores as peças, mais fácil para juntá-las em uma única figura. Obtendo a sequência completa do genoma das bactérias encontradas nas amostras é possível compreender quais fragmentos de DNA estão envolvidos nos processos de resistência. O processo facilita a busca pelo fármaco adequado para combater as doenças e é mais barato do que a maneira mais comum. Para colaborar nos estudos, o Nupem firmou parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujos pesquisadores conhecerão novas tecnologias de sequenciamento.
Jornada de Estudos da Linguagem da Uerj recebe resumos
A 10ª edição da Jornada de Estudos da Linguagem (JEL), organizada pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), recebe resumos das propostas de comunicações até o dia 4 de março. O evento acontece entre os dias 10 e 12 de abril, no Instituto de Letras da Uerj, 11° andar do campus Maracanã, com o tema “Perspectivas, Metodologias e Desafios”. Os participantes poderão assistir a palestras com profissionais renomados da área falando sobre temas como a evolução da linguagem, a análise do discurso, as questões de gênero no âmbito linguístico, entre outros. A programação e as informações sobre a JEL estão disponíveis no site do evento.
UniRio marca presença em congresso internacional de educação e firma parcerias com instituições cubanas
Entre os dias 4 e 11 de fevereiro, o reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), José da Costa Filho, e a coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Vanessa Teixeira de Oliveira, estiveram em Havana, Cuba, para participar do 14º Congresso Internacional Universidad 2024: “Educación superior del futuro: transformación social, calidad, pertinencia y sostenibilidad”. No âmbito do Congresso, ocorreu a 4ª Reunião Preparatória da Conferência Regional de Educação Superior (CRES +5), que acontecerá em março, em Brasília. No evento, foram discutidos os 12 eixos temáticos da CRES +5, com base em documentos de trabalho que foram desenvolvidos de forma aberta e consensual em toda a América Latina e Caribe. Também em Havana foi realizado o Encontro dos Reitores das Universidades de Cuba e do Brasil. Na ocasião, foram firmados os Memorandos de Entendimento entre a UniRio e as seguintes universidades cubanas: Universidad de las Tunas (ULT); Universidad Central “Marta Abreu” da las Villas; e Universidad de Artemisa. No decorrer do Congresso, também foram firmados um Memorando de Entendimento com a Escuela Superior de Cuadros del Estado y del Gobierno e uma Carta de Intenções com a Universidad de la Habana. O objetivo dos memorandos e da carta de intenções é promover vínculos acadêmicos entre a UniRio e as instituições cubanas, por meio de pesquisas colaborativas, compartilhamento de informações científicas sobre áreas de interesse mútuo e outras colaborações, incluindo publicações.
Pesquisa da UFF cria algoritmo para automatizar a distribuição de leitos no SUS
Um programa capaz de alocar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de maneira automática, rápida e eficiente. Esse é o objetivo de uma pesquisa do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), que pretende aperfeiçoar o processo de distribuição de leitos, hoje realizado de forma manual pela Central de Regulação de Internações. O algoritmo desenvolvido pelo estudo observa o perfil dos pacientes e as características dos leitos disponíveis para encontrar a acomodação mais adequada. O estudo “Heurísticas para a resolução do problema de alocação de pacientes em leitos hospitalares” faz uma revisão da literatura científica, investiga a atribuição de leitos nos hospitais e procura otimizar a alocação dos enfermos por meio do algoritmo de um sistema inteligente. O trabalho é orientado pelos docentes Simone de Lima Martins e Fábio Protti, ambos do Instituto de Computação da universidade. De acordo com a pesquisa, é necessário observar as características de cada paciente, além do perfil de leitos dos quartos disponíveis no hospital. Cada unidade de saúde tem um conjunto de departamentos identificados por faixa etária e especialidades médicas que atuam no setor. Além disso, os quartos contam com leitos e equipamentos destinados ao uso de cada aposento. Todos esses fatores devem ser avaliados para decidir o melhor leito a ser designado para um paciente. O sistema computacional desenvolvido pela UFF pretende maximizar a alocação de pacientes da melhor forma possível, visando atender às necessidades de cada indivíduo e de modo a obter o menor custo em menos tempo.
ABC e SBPC promovem Fórum da educação superior
A partir de 27 de fevereiro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) farão um webinário mensal, sempre na última terça-feira, às 16h, convidando dois especialistas para discutir aspectos variados no âmbito do tema da educação superior. Os Acadêmicos Aldo Zarbin e Sylvio Canuto coordenam a iniciativa. Dia 27 de fevereiro, o tema será “Um resgate histórico sobre o ensino superior no Brasil”.
UFRRJ prorroga inscrições para Especialização em Estatística Aplicada
Foram prorrogadas as inscrições para a Especialização em Estatística Aplicada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) até o dia 01 de março. São 15 vagas disponíveis e é necessário possuir diploma de graduação em qualquer área para se inscrever. O curso, inteiramente gratuito, é uma iniciativa dos docentes do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da UFRRJ. Com carga horária de 390 horas/aula, o curso é estruturado por um sistema de créditos e aborda disciplinas relevantes na área de estatística, incluindo tópicos em Estatística e Ciência de Dados, tópicos de regressão, análise multivariada e estatística espacial, entre outros. A modalidade da especialização é presencial, com aulas sempre às sextas-feiras. O processo seletivo inclui prova de estatística básica, entrevista e análise curricular. Informações: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf. Site do curso: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeap/. Instagram: @ppgeap_ufrrj.
Icict/Fiocruz lança curso voltado a práticas de comunicação em instituições de saúde
A pandemia de covid-19 enfatizou ainda mais a centralidade que a comunicação ocupa, hoje, nos processos de saúde pública. Infodemia, desinformação, notícias falsas: desafios que têm impacto direto na saúde da população. E que, em conjunto, representam um fenômeno que tem em sua base a desigualdade estrutural e as violências históricas que marcam a sociedade brasileira. Como, porém, construir estratégias para fazer da comunicação pública um instrumento para enfrentar essas desigualdades? De que forma jornalistas, divulgadores científicos, gestores e cientistas podem buscar, em seu dia a dia, uma comunicação que esteja alinhada com os princípios do SUS? Oferecido pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o curso de atualização "Práticas de Comunicação em Instituições Públicas de Saúde" está com inscrições abertas até 19 de março. Seu objetivo é estimular profissionais da comunicação e da saúde pública a refletirem sobre a importância de rever métodos cotidianos de trabalho. E, com isso, buscarem uma comunicação pública que seja mais acessível, mais empática e mais eficaz em seu papel não apenas de informar, mas também de ser elemento-chave no fortalecimento da cidadania e da democracia. Podem se inscrever pessoas com graduação em qualquer área, desde que mostrem que tenham em sua trajetória algum tipo de interação com o campo da comunicação e da saúde pública. O curso é presencial, e as aulas vão ocorrer no Campus Maré da Fiocruz, em Manguinhos, sempre às quartas-feiras, das 8h às 17h, entre 17/4 e 29/5. As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas pela Plataforma Sigals – seguindo o caminho: Inscrição > Unidade – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict > Atualização em Práticas de Comunicação em Instituições Públicas de Saúde – 2024. Além da documentação, os candidatos deverão enviar currículo e carta de intenção, como descrito no edital. Acesse aqui a Chamada Pública. Mais informações aqui.
UFRRJ abre seleção para especialização em Estatística Aplicada
Foram prorrogadas as inscrições para a especialização em Estatística Aplicada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) até o dia 1º de março, com disponibilidade de 15 vagas. É necessário possuir diploma de graduação em qualquer área para se inscrever. O curso, inteiramente gratuito, é uma iniciativa dos docentes do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da UFRRJ. Com carga horária de 390 horas/aula, o curso é estruturado por um sistema de créditos e aborda disciplinas relevantes na área de Estatística, incluindo tópicos em Estatística e Ciência de Dados, tópicos de regressão, análise multivariada e estatística espacial, entre outros. A modalidade da especialização é presencial, com aulas sempre às sextas-feiras. O processo seletivo inclui prova de estatística básica, entrevista e análise curricular. Mais informações: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf