Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 08/02/2024 | Atualizado em: 08/02/2024

Notas - Semana de 8 a 14 de fevereiro de 2024

Uso do selênio no tratamento da tuberculose é tema de vídeo no Canal da FAPERJ
Projeto sobre o uso do selênio no tratamento da tuberculose é o tema do vídeo publicado nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, no Canal da FAPERJ no YouTube. O vídeo mostra as atividades realizadas pela equipe do Laboratório SupraSelen, coordenado pela professora Vanessa Nascimento, do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF). Um dos trabalhos, premiado em eventos científicos no Brasil e no exterior, é dedicado ao desenvolvimento de moléculas de selênio mais potentes, capazes de combater as cepas mais resistentes das bactérias causadoras da tuberculose. Para conferir o vídeo, acesse o nosso canal pelo link: https://www.youtube.com/c/faperjoficial. Você também pode nos ajudar a atualizar o Canal da FAPERJ, sugerindo pautas sobre o seu projeto ou as atividades do seu laboratório, instituição ou empresa. Envie sua colaboração para: boletim@faperj.br

Denise Pires de Carvalho assume presidência da Capes
A médica, pesquisadora, professora, ex-reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-titular da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) Denise Pires de Carvalho é a nova presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em substituição a Mercedes Bustamante. Denise foi reitora da UFRJ de 2019 a 2023, ano em que passou a ocupar o cargo de secretária de Educação Superior do MEC. Professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ, ela é livre docente em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mestre em Ciências Biológicas – Biofísica e doutora em Ciências, Denise tem pós-doutorado no Hôpital de Bicêtre, Unité Tiroïde, de Paris (França), e na Universitá Degli Studi di Napoli, de Nápoles (Itália). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, também representa a América Latina no Steering Committee da Talloires Network of Engaged Universities.

Pró-Reitor de Saúde da Uerj é condecorado com 'Medalha Mérito Legislativo'
O pró-reitor de Saúde da Uerj e ex-diretor geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), o urologista Ronaldo Damião, recebeu a "Medalha Mérito Legislativo" da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, em Brasília. A honraria foi entregue pelo presidente da Casa Legislativa, o deputado Arthur Lira, e pela deputada Maria do Rosário. A homenagem foi proposta pelo deputado federal Luizinho em reconhecimento às ações coordenadas por Ronaldo Damião na direção geral do Hupe, especialmente durante a pandemia. O médico transformou a unidade em um dos principais polos de alta complexidade em assistência e pesquisa e, entre outras coisas, implantou o primeiro Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid do País em uma unidade de Saúde Pública.

UFRJ-Macaé promove integração entre ciência e a estação mais quente do ano
Idealizado e produzido pelo Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro em Macaé (UFRJ-Macaé), o “Verão com Ciência 2024” será promovido de 19 a 23 de fevereiro. Essa é a terceira edição do evento, que busca promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, visando ao desenvolvimento de um ambiente universitário interdisciplinar, ativo, dinâmico, produtivo e de qualidade. As ações, visando promover a integração entre a Universidade e a sociedade, serão realizadas não apenas no Centro, mas também em dois colégios estaduais e duas escolas municipais de Macaé. A programação conta com atividades como cursos, palestras e rodas de conversa. Renata Libonati, professora do Departamento de Meteorologia e coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ, é a convidada para a conferência de abertura. Com o tema “Extremos de Calor: Um Desastre Negligenciado”, a conferência será dia 19 de fevereiro, às 14h, na Cidade Universitária, em Macaé. Libonati recebe financiamento da FAPERJ para a realização de suas pesquisas por meio do programa Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro. A programação apresenta temas relacionados à ciência em diversas áreas, como inclusão e acessibilidade, robótica educacional, racismo ambiental e informações sobre medicamentos. Há oportunidades também para quem deseja investir na pós-graduação, mas não sabe como fazer: o minicurso Como Elaborar um Projeto de Pesquisa para Ingresso no Mestrado. As inscrições podem ser realizadas até 19 de fevereiro. Serão emitidos certificados para os participantes. Informações e programação completa podem ser conferidas no site do evento.

Academia Brasileira de Ciências organiza reunião do Science20 em março
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é a organizadora da 8ª edição do Science20 (S20), que será realizada no Rio de Janeiro, integrada à reunião do G20 – que em 2024 ocorrerá no Brasil, em 13 diferentes cidades. O S20 apoia o G20 promovendo um diálogo oficial com a comunidade científica do país anfitrião, liderado pela academia científica nacional – no caso, a ABC. O encontro vai reunir representantes das Academias de Ciências dos 20 países que integram o grupo: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. Além deles, foram também convidados representantes da Associação de Academias e Sociedades de Ciências Asiáticas, Conselho Assessor das Academias Europeias, Parceria InterAcademias, Rede InterAmericana de Academias de Ciências, União Europeia e da Rede de Academias de Ciências Africana. Em 2015, estes 20 países aprovaram uma agenda global, a ser alcançada até 2030, com o objetivo de reduzir a pobreza e proteger o planeta. Foram delineadas medidas ousadas e transformadoras, sendo que os 20 governos se comprometeram a adotá-las, na direção da sustentabilidade e da resiliência. A sete anos do prazo estabelecido e longe dos objetivos desejados e acordados, a ABC escolheu como tema do encontro de 2024 “Ciência para a Transformação Mundial”, que abordará cinco tópicos, considerados relevantes tanto para os cientistas quanto para os políticos e para a sociedade: Inteligência Artificial,  Bioeconomia, Transição Energética, Desafios de saúde e Justiça Social. A reunião de abertura do S20 acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de março, e será transmitida on-line. Já a reunião de encerramento será realizada nos dias 1º e 2 de julho, também no Rio de Janeiro.

Ceensp debate a presença de meninas e mulheres na ciência
O Centro de Estudos da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ceensp/Fiocruz) promoveu nesta quarta, 7 de fevereiro, evento para discutir a equidade de gênero no campo científico. Organizada pelo Grupo de Trabalho Mulheres e Meninas na Ciência da Escola, a discussão contou com transmissão ao vivo e está disponível no canal da Escola no Youtube, além de tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Coordenado pela pesquisadora Luciana Dias de Lima, vice-diretora de Pesquisa e Inovação da Ensp, reuniu as palestrantes Dani Balbi, deputada estadual do Rio de Janeiro; Leticia Oliveira, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e presidente da Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da FAPERJ; e Maria Edna Bezerra da Silva, educadora popular e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O debate foi mediado por Cristiani Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz). Foram discutidas as formas de dar acesso e assegurar a participação plena, igualitária e justa de meninas e mulheres nas diversas áreas de ciência e tecnologia do País, os obstáculos a serem superados para promoção da equidade de gênero nas ciências e a necessidade de mais avanços na implantação de políticas e ações integradas no assunto. O debate busca subsidiar as discussões da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), cujo tema principal será “Ciência, tecnologia e inovação para um Brasil justo e desenvolvido”. A Conferência visa elaborar a nova Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia para os próximos vinte anos. A discussão acontece na semana do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de fevereiro.

UFF promove Workshop Comunicação e Relacionamentos Saudáveis no Ambiente de Trabalho
Estão abertas as inscrições do workshop “Comunicação e Relacionamentos Saudáveis no Ambiente de Trabalho”, a ser promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) dia 05 de março, às 14h. O objetivo do encontro é aprimorar a habilidade de comunicação dos participantes para que, através da construção de relações saudáveis de trabalho, possam contribuir para a promoção de saúde mental dos servidores da universidade. O evento remoto acontecerá virtualmente no por meio do Google Meet. Serão disponibilizadas 20 vagas para os servidores da UFF. A ação será ministrada pela psicóloga Fernanda Pimentel Pessanha, pós-graduada em Gestão de Pessoas e mestre em Administração, que atua na Divisão de Promoção e Vigilância em Saúde (DPVS/CASQ/Progepe). As inscrições poderão ser realizadas neste link. Saiba mais no Plano de Curso.

UniRio organiza Conferências Temáticas de Cultura em diferentes regiões do País
Nestes meses de janeiro e fevereiro, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) está à frente da organização de quatro Conferências Temáticas de Cultura, eventos preparatórios para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá de 4 a 8 de março, em Brasília. O objetivo das conferências temáticas é discutir e elaborar propostas a serem levadas ao encontro nacional, que irá definir os rumos da política cultural no País pelos próximos dez anos e consolidar o Plano Nacional de Cultura. A UniRio ficou responsável pela organização da Conferência Temática Cultura LGBTQIA+, realizada no final de janeiro, em Belo Horizonte; da Conferência Temática Cultura e os Povos do Campo, Águas e Florestas, em Fortaleza; da Conferência Temática Cultura e Infâncias, a ser realizada no fim de fevereiro, em Canoas (RS); e da Conferência Temática de Cultura e Periferias, realizada em 20 de janeiro, no Complexo do Alemão, no Rio. Além do apoio à infraestrutura, a Universidade ficou responsável também pela criação da metodologia das conferências e realização da relatoria dos eventos. O projeto é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), sob a coordenação do professor Marcio Freitas, da Escola de Teatro, e parceria com a Organização Social Promacom.

Evento apresenta oportunidades para brasileiros interessados em fazer pesquisa na Alemanha
“Pesquisar em Tübingen, uma oportunidade de excelência” é o tema central da palestra a ser realizada no próximo dia 21 de fevereiro, às 10h, na Universidade Federal Fluminense (UFF) – no Bloco A,  Sala 406 do campus do Gragoatá, em Niterói. O evento faz parte de uma iniciativa do Centro Brasileiro e Latino-Americano de Baden-Württemberg da Universidade de Tübingen (Baden-Württembergisches Brasilien- und Lateinamerika-Zentrum da Universität Tübingen, em seu nome original), em parceria com a UFF por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e da Superintendência de Relações Internacionais (SRI). O evento contará com a presença da coordenadora e gestora do Centro Brasileiro e Latino-Americano, Martina Schulze, que conduzirá a palestra sobre as oportunidades de pesquisa na Universidade de Tübingen, uma das universidades de excelência da Alemanha. Os participantes poderão se informar sobre as possibilidades de bolsas e financiamentos para brasileiros que querem pesquisar na Alemanha. A Universidade de Tübingen está localizada no centro do estado de Baden-Württemberg, cujas universidades e instituições de pesquisa atuam nas mais diversas áreas do conhecimento e despontam internacionalmente por sua excelência em ensino e pesquisa. Baden-Württemberg é uma das regiões econômicas líderes na Europa e, com mais de 70 universidades e mais de 100 instituições de pesquisa, desponta como um dos melhores locais para a ciência na Alemanha. O estado conta com quatro das 11 universidades de excelência do país: Tübingen, Heidelberg, KIT Karlsruhe e Konstanz. Mais informações: https://uni-tuebingen.de/en/university.

Programa VideoSaúde aborda promoção da saúde, agricultura familiar e veganismo
Em fevereiro, o programa VideoSaúde, em parceria com o Canal Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), exibe "O povo cuidando do povo". A iniciativa conta com a colaboração entre organizações sociais e de pesquisa para a promoção da saúde, levando informações de cuidado e prevenção contra a Covid-19, durante a pandemia. Agricultura familiar, veganismo, ações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de combate ao sedentarismo e reinserção de ex-dependentes de álcool e drogas no mercado de trabalho são temáticas abordadas na programação ao longo do mês. No programa especial, a criação de abelhas na Colônia Juliano Moreira, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, expõe memórias afetivas da prática que ocorre no local desde 1970 e a importância da conservação desse tipo de atividade. Saiba mais em https://videosaude.icict.fiocruz.br/.

Unesa lança cursos técnicos de Nível Médio no Estado do Rio de Janeiro
A Universidade Estácio de Sá (Unesa) está com inscrições abertas para os novos cursos técnicos de Nível Médio (Escola Técnica da Estácio), abrindo oportunidades para os estudantes em busca de uma formação prática e específica. Jovens e adultos com o Ensino Médio em andamento ou concluído já podem se matricular em um dos diversos campi e escolher o curso de sua preferência. As aulas terão início a partir de março de 2024. A Escola Técnica complementa a atuação da instituição no segmento de ensino adulto, promovendo a capacitação de jovens que, em muitos casos, ainda não estão habilitados academicamente ao ensino superior e desejam ingressar no mercado de trabalho. Além de possibilitar um investimento acessível, os cursos estão disponíveis nos turnos da manhã, tarde e noite, em mais de 20 unidades no Estado do Rio de Janeiro. Mais informações e inscrições AQUI.

CBPF promove concurso para pesquisador e tecnologista
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) está com inscrições abertas até 8 de março para o concurso de provimento de vagas para os cargos de pesquisador e de tecnologista. Ao todo serão ofertadas 35 vagas para pesquisador – distribuídas entre 23 perfis – e dez vagas para tecnologista – distribuídas entre nove perfis.  As informações completas sobre cada perfil, como áreas de atuação e pré-requisitos podem ser encontradas nos editais, no portal do CBPF (https://www.gov.br/cbpf/pt-br/concursos2023).

Instituto de Biologia da Uerj lança edital de seleção para especialização em Ensino de Ciências
O Departamento de Ensino de Ciências e Biologia do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Ibrag/Uerj) abriu processo seletivo para ingresso no curso de especialização em Ensino de Ciências, turma 2024. São 25, com reserva de vagas para estudantes graduados negros e indígenas, para graduados da rede pública e privada de ensino superior e para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. As inscrições poderão ser realizadas de 16 a 30 de abril de 2024. Informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital de seleção. Confira o edital na página de inscrição da seleção: https://www.cepuerj.uerj.br/cursos2.php?tipo=cursos&curso=E03344&ano=2024.

Livro aborda questões da teoria de processamento de sinais
O professor Paulo Sérgio Ramiro Diniz, que desenvolve seus projetos de pesquisa como bolsista do programa Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, e é vinculado ao Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ – o Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro –, acaba de lançar o seu novo livro na área de processamento de sinais e aprendizado de máquina, pela Academic Press, Elsevier. Com o título Signal Processing and Machine Learning Theory, a obra contém uma revisão dos princípios, métodos e técnicas essenciais e avançadas da teoria do processamento de sinais. Estas teorias, juntas com algumas ferramentas, são os motores de muitos tópicos e tecnologias emergentes de investigação, como aprendizagem automática, veículos autônomos, internet das coisas, futuro da comunicação wireless, e imagens médicas, dentre outras. Diniz, que atua no Laboratório de Sinais, Multimídia e Telecomunicações (SMT) do PPE/Coppe e da Escola Politécnica, explica que o conteúdo do livro é bastante abrangente para quem deseja iniciar os estudos em processamento dos sinais contínuos e discretos, determinísticos ou aleatórios, com análise e transformação a partir da disponibilidade crescente dos recursos computacionais digitais. Tais recursos podem propiciar a criação de uma série de ferramentas para modelar, compactar, armazenar, inferir, comunicar, e aprender com a infinidade de informações geradas no dia a dia pela natureza e os humanos. O livro, nas versões impressa e digital, está disponível no site da editora: https://l1nq.com/MZBHR 

Topo da página