Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 07/12/2023 | Atualizado em: 07/12/2023

Hospital Universitário Pedro Ernesto inaugura angiógrafo e conclui remodelação do Banco de Sangue

Marcos Patricio

Visita ao setor de Hemodinâmica: o professor Esmeralci Ferreira, coordenador do setor, mostra o novo angiógrafo durante visita de autoridades ao Hospital Pedro Ernesto (Fotos: Marcos Patricio)

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), inaugurou na segunda-feira, 4 de dezembro, seu segundo angiógrafo. O equipamento, utilizado para a realização de procedimentos como cateterismos e angioplastias, foi apresentado durante visita de autoridades do estado ao hospital. Na ocasião, o grupo também esteve no Banco de Sangue Herbert de Souza, que passou por um processo de remodelação, e acompanhou o andamento das obras do setor de Quimioterapia e Medicina Nuclear do Centro Universitário de Controle do Câncer (CUCC).

Participaram da visita a secretária de estado de Saúde do Rio de Janeiro, Cláudia Mello; o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo Neto; o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva; a diretora Científica da Fundação, Eliete Bouskela; e o deputado federal e ex-secretário de Saúde, Doutor Luizinho. Eles foram recebidos pelo diretor-geral do Hupe/Uerj, Ronaldo Damião. Também estiveram presentes, o procurador-geral da Uerj, Jairo Henrique Pereira, representando a reitora em exercício, Cláudia Gonçalves; a reitora eleita da Uerj, professora Gulnar Azevedo; o vice-reitor eleito, professor Bruno Deusdará; e o diretor eleito do Hupe para a gestão 2024-2027, Rui de Teófilo; entre outros.

O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, destacou o trabalho realizado pelo Hupe/Uerj e a sua satisfação em ver a Fundação contribuindo para as atividades do Pedro Ernesto. “A FAPERJ tem feito editais muito importantes, que atendem a comunidade científica como um todo, entre eles um edital recente, voltado para hospitais universitários, que contemplou quatro universidades que possuem hospitais, entre elas a Uerj”, explicou. “É um orgulho ver a Uerj sempre aparecendo nos rankings de universidades melhor qualificadas no País e na América Latina, e a FAPERJ se sente orgulhosa de estar colaborando para isso”, afirmou Lima, lembrando a contribuição das pesquisas na área médica para os resultados da universidade.

A colaboração entre a agência e o Pedro Ernesto é antiga. Por meio de seus editais, a FAPERJ deu apoio à aquisição de equipamentos para o setor de Quimioterapia e Medicina Nuclear do CUCC, que estarão disponíveis em 2024, e contribuiu para a adequação das instalações do hospital para receber o novo angiógrafo.

Vinculado à área de Cardiologia, o setor de Hemodinâmica do hospital já contava com um outro angiógrafo, em funcionamento há um ano e meio, no qual são realizados cerca de 400 procedimentos por mês. Com a chegada do novo aparelho, a expectativa é ampliar o atendimento. “Temos uma perspectiva muito boa de aumentar, de imediato, em pelo menos 30% o número de procedimentos. Sem dúvida nenhuma a capacidade produtiva do serviço é ainda maior. Poderia até dobrar. Mas a gente fica na dependência de leitos disponíveis para internação”, explicou o coordenador do setor de Hemodinâmica, o professor Esmeralci Ferreira.

Atendendo exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados por meio do Sistema Estadual de Regulação (SER), o setor de Hemodinâmica funciona 24 horas, sete dias por semana, sempre com a presença de um médico disponível. “A nossa vantagem em relação às instituições particulares é o fato de termos o médico intervencionista disponível a qualquer hora do dia no hospital”, explicou Ferreira. Segundo ele, o novo angiógrafo, de última geração, possui um software especial que permite à equipe médica ver todos os vasos sanguíneos de forma tridimensional.

Visita ao Centro de Controle do Câncer: a partir da esq.: o deputado Doutor Luizinho; a secretária estadual de Saúde, Cláudia Mello; o presidente da FAPERJ, Jerson Lima; o diretor do Hupe, Ronaldo Damião; e o coordenador do CUCC, Rodolfo Acatauassú

Durante a visita, as autoridades também estiveram no Banco de Sangue Herbert de Souza, que passou por obras de remodelação. Foram realizadas a modernização da infraestrutura, a adequação das instalações às normas da Superintendência de Vigilância Sanitária do estado e criada uma ambientação mais humanizada no local. O objetivo é permitir que o banco de sangue esteja apto a receber um número maior de doadores.

“Recebemos uma média de 25 a 30 doadores por dia. Mas, devido à grande demanda de sangue para atender as atividades do hospital, o ideal é que o número fosse de 40 a 50 doações por dia”, explica a responsável técnica do banco de sangue, professora Flávia Bandeira.

A unidade dá suporte aos procedimentos de alta complexidade do Pedro Ernesto, que realiza um grande volume de cirurgias e transplantes mensais. A coleta de sangue é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Para facilitar, o interessado pode tirar dúvidas e agendar o atendimento pelo telefone (21) 2868-8134.

Finalizando o evento, os visitantes estiveram no Centro Universitário de Controle do Câncer (CUCC) do hospital, onde puderam acompanhar as obras do Espaço de Quimioterapia e Medicina Nuclear. O Hupe é uma unidade do estado, que realiza procedimentos de alta complexidade em oncologia.

“Nesse novo espaço teremos os serviços de medicina nuclear, oncologia clínica e onco-hematologia. São áreas que vão propiciar o atendimento na parte diagnóstica, no caso a medicina nuclear, embora algumas ações terapêuticas também podem ser feitas no local, e na área de tratamento”, explica o coordenador Científico do CUCC, professor Rodolfo Acatauassú Nunes.

No primeiro semestre de  2024, o Hupe/Uerj vai inaugurar, também, o seu Núcleo de Assistência, Treinamento e Pesquisa em Nefrologia e Transplantes (Nant/Uerj), que funcionará como uma central para transplantes de rim, córnea, coração e fígado. Há cerca de um mês, o hospital foi credenciado para transplantes hepáticos e a expectativa é que também se credencie para fazer os de pulmão, no próximo ano.

Topo da página