Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 01/11/2023 | Atualizado em: 09/11/2023

Notas - Semana de 2 a 8 de novembro de 2023

Startup apoiada por programa da FAPERJ está entre as Top 10 Healthtechs
Provando que é possível melhorar a saúde no Brasil, a Triágil, startup criada em 2017, acaba de conquistar um lugar entre as Top 10 Healthtechs do País. Com a proposta de tornar as decisões em saúde mais centradas no paciente, a Triágil usa a inteligência artificial para reduzir custos assistenciais e operacionais das empresas operadoras de saúde. Com a ajuda da Inteligência Artificial (IA) ela desenvolveu o Autorizaí, para regulação de procedimentos médicos. Durante a pandemia de Covid-19 disponibilizaram gratuitamente o Teste do Corona, uma ferramenta de triagem e acompanhamento para pessoas com sintomas da Covid-19, que monitorou mais de 390 mil pacientes. Triágil foi pré-acelerada em 2018 pelo Founder Institute e em 2019 foi selecionada pelo programa Startup Rio, uma parceria da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com a FAPERJ. Hoje mais de 4 milhões de pessoas são impactadas pelas soluções que a empresa oferece aos seus clientes. O Ranking TOP 100 Open Startups destaca as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações líderes em open innovation com startups, ampliando seu reconhecimento e atraindo novas oportunidades de negócios.

Hospital Universitário da Uerj realiza seu primeiro transplante de fígado
O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), realizou seu primeiro transplante de fígado na madrugada desta segunda-feira, 30 de outubro. A cirurgia aconteceu em um paciente de 56 anos que estava internado no hospital devido a uma cirrose descompensada e aguardava há cerca de um mês pelo transplante. Como as suas condições clínicas se agravaram e havia um órgão compatível disponível, foi priorizado para a doação conforme os critérios de gravidade determinados pelo Ministério da Saúde. A equipe de captação, assim que acionada, se deslocou com o apoio da Central Estadual de Transplantes até o município de  São Gonçalo, para a retirada do órgão doado. O fígado foi transplantado em uma cirurgia que durou quatro horas. O procedimento, considerado de alta complexidade, correu com sucesso e envolveu, ao todo, cerca de 30 profissionais. Segundo o chefe do Departamento de Cirurgia Geral do Hupe, o professor Marcos Pitombo, este procedimento exige uma estrutura hospitalar muito bem montada, por isso considera o momento histórico, que reafirma a vocação da Uerj na assistência e formação. "Além de oferecermos um tratamento de alta complexidade a pacientes do SUS, o hospital universitário e a Uerj abrem um novo campo de ensino e pesquisa, formando mão de obra altamente especializada na área de transplante de órgãos", comemorou Pitombo, que coordenou a cirurgia. O Hupe realiza transplantes desde 1975 e até então era credenciado para o procedimento com coração, córnea, medula óssea e rim, mas desde setembro deste ano, se tornou apto a realizar também o transplante de fígado. No Rio de Janeiro, entre hospitais públicos, apenas dois realizavam o procedimento até então, de acordo com o site do Programa Estadual de Transplantes. O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), ainda assim, a fila é grande. Segundo dados disponíveis no site da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, até março de 2023, só no estado do Rio de Janeiro, 134 pessoas aguardavam na fila para transplante de fígado. Mais informações: https://hupe.uerj.br/ 

Curso de Verão do Impa abre inscrições para bolsa de estudo
O Curso de Verão do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) está com inscrições abertas até 10 de novembro, para pesquisadores e estudantes que residam fora no Rio de Janeiro e querem se candidatar a uma bolsa de estudos de R$ 1.200 por mês para participar dos tradicionais cursos, minicursos e seminários oferecidos em janeiro e fevereiro pelo instituto. Os pedidos devem ser feitos através do sistema on-line do Impa. As documentações enviadas serão analisadas pela Comissão de Ensino, e o resultado será enviado por e-mail. O curso de Verão 2024 será entre 2 de janeiro e 1º de março e é gratuito. Demais interessados no programa poderão se inscrever entre 16 de dezembro e 15 de janeiro. A programação do Verão 2024 já está disponível no site. Consulte aqui a programação completa do Curso de Verão.

Imagens da natureza e cultura captadas por professor da Uerj ilustram novo passaporte brasileiro
Um jacaré, uma bromélia e uma boneca de palha são alguns dos elementos da fauna, flora, cultura e a diversidade do País que foram escolhidos para ilustrar as páginas internas do novo passaporte brasileiro, que começou a ser emitido em outubro pela Polícia Federal e a Casa da Moeda. Entre os autores dessas imagens, está o professor Antônio Carlos de Freitas, do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Coordenador do BioCenas, Núcleo de Fotografia Científica Ambiental, vinculado ao Departamento de Inovação da Uerj, ele cedeu ao documento de viagem fotos que pertencem a um acervo com cerca de 500 mil imagens de várias regiões do País, reunidas ao longo de mais de 15 anos de trabalho. O novo documento de viagem brasileiro segue uma tendência mundial de passaportes temáticos. Por se tratar de um produto que requer altos níveis de segurança, o passaporte não pode conter imagens aplicadas em sua forma original. Por esse motivo, as fotografias foram avaliadas por um software para evitar tentativas de falsificação, além de agregar um conjunto de recursos, como figuras que só podem ser vistas sob luz ultravioleta, 13 marcas d’água, perfuração a laser e laminado holográfico na página de dados. O trabalho desenvolvido por Freitas para o novo passaporte também valeu ao professor o reconhecimento da Casa da Moeda, que, em fevereiro desse ano concedeu-lhe uma medalha e o título de “Amigo da Casa da Moeda do Brasil”.

Aluno de Medicina da UniRio é premiado em congresso de Psiquiatria
O aluno da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) Felipe Dalvi foi premiado como autor de um dos melhores pôsteres apresentado na 40ª edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria (XL CBP), realizada em Salvador, entre os dias 18 e 21 de outubro. Dalvi apresentou o trabalho "Modelo de aprendizagem de máquina para predição de perfil de memória declarativa em pacientes com transtorno de pânico". A pesquisa foi feita no Laboratório de Pânico e Respiração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – coordenado pelo professor Antonio Egidio Nardi –, onde Felipe é pesquisador colaborador e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também participaram do trabalho duas instituições americanas: Emory University e Children’s Healthcare of Atlanta. No estudo, foi desenvolvido um algoritmo para predição dos resultados gerados pelo Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT, na sigla em inglês), instrumento neuropsicológico que avalia alterações de memória, muito utilizado em pacientes com transtornos psiquiátricos e síndromes neurológicas. Dessa forma, seria possível obter informações relacionadas à memória declarativa – formada por recordações de longo prazo adquiridas conscientemente –, sem a necessidade de aplicação de um questionário estruturado. Segundo o autor, futuramente, o protótipo pode dar origem a uma aplicação computacional a ser usada por profissionais de diversas formações em saúde, diminuindo o custo e agilizando a avaliação na triagem de alterações de memória declarativa em pacientes com transtorno de pânico. A pesquisa gerou um artigo, já divulgado em formato pré-print, que será publicado na próxima edição do Brazilian Journal of Psychiatry.

Projeto de Extensão da Gastronomia/UFRJ promove alimentação acessível
O Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, coloca em evidência um tema que atravessa diversas áreas do conhecimento e da sociedade. Pensando nessa transdisciplinaridade e considerando que alimentação é direito, conhecimento e saúde, várias iniciativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abordam a alimentação de diferentes formas e possibilidades. Todos os sábados, alunos de Gastronomia da Universidade entram em contato com a prática do slow food, ato de cozinhar que vai além da comida e considera outros aspectos, como a escolha dos alimentos, a forma de produção e o respeito pelo meio ambiente. Esse movimento fundamenta o “Culinária da Terra”, uma iniciativa do projeto de extensão Convivium, vinculado ao Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ. Em parceria com o Armazém do Campo, loja do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no bairro da Lapa, a ação visa fortalecer a agricultura familiar e valorizar as cadeias curtas de produção e distribuição de alimentos. Semanalmente, os extensionistas e bolsistas do projeto criam o cardápio a partir dos produtos disponíveis no Armazém do Campo, que vêm de assentamentos da Reforma Agrária e de pequenos produtores do estado do Rio de Janeiro. Os estudantes também são responsáveis por todo o preparo das refeições, organização do evento e treinamento dos funcionários diaristas do MST, que ficam responsáveis pelo serviço de alimentação no local.

5ª Olimpíada Brasileira de Cartografia estimula a apropriação do conhecimento dos mapas via território amazônico
A Amazônia Legal é uma área que corresponde a mais da metade do território brasileiro e engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão. De acordo com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), nela residem mais de 50% da população indígena brasileira. Voltando o olhar para essa região, a 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac) promovida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) traz o tema ‘Amazônia no Mapa’ e trabalha com o mapeamento participativo e colaborativo do território amazônico. A olimpíada é realizada a cada dois anos e participam professores e alunos do nono ano (do ensino fundamental) ao último ano (do ensino médio) da rede pública do Rio de Janeiro, além de professores de diversas Universidades do Brasil como avaliadores. As provas teóricas e práticas das etapas da Obrac 2023 foram realizadas entre julho e outubro deste ano. O momento atual da olimpíada é de preparação para o desenvolvimento de atividades presenciais, que ocorrerão no Rio de Janeiro entre 7 e 10 de novembro, e incluem visitas técnicas, minicursos, prova de corrida de orientação, premiação e encerramento. Os mapas confeccionados pelas equipes participantes nas primeiras fases, contemplam os aspectos relacionados às potencialidades e aos desafios encontrados na região da Amazônia Legal brasileira, e fazem parte da exposição homônima, hospedada no portal Ivides.org. O objetivo desta edição foi trazer os estudantes para perto das grandes questões da Amazônia, sua rica biodiversidade, povos indígenas e seus grandes desafios.

Fiocruz lança edição internacional de curso online sobre boas práticas clínicas
O Campus Virtual Fiocruz e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) acabam de lançar a edição internacional do curso Boas Práticas Clínicas, uma formação online e gratuita. O curso é voltado à capacitação de profissionais já atuantes ou com interesse na área de Pesquisa Clínica e alunos de pós-graduação. Esta edição internacional diferencia-se por abordar a regulamentação de pesquisa clínica de diferentes nações que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e nasceu de uma aproximação entre os profissionais do INI e do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique (INS) por meio do Projeto Coopbrass, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A pesquisa clínica é um campo de crescimento exponencial e o curso oportuniza a capacitação desses profissionais com um material de qualidade, em formato intuitivo, leve e moderno, integralmente online, em língua portuguesa e inteiramente gratuito. O curso, lançado nesta terça, 31 de outubro, busca apresentar um arcabouço histórico-ético-regulatório da pesquisa clínica dos países envolvidos na cooperação — Brasil e Moçambique —, bem como o papel de seus atores e manejo de eventos adversos. Saiba mais sobre a palestra de lançamento aqui.

Cap-Uerj abre inscrições para programa de educação de jovens e adultos
Estão abertas até 14 de novembro as inscrições em vagas remanescentes para o Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (Cap) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). No curso correspondente ao Ensino Fundamental há 22 vagas para o equivalente ao 1º, 2º e 3º anos; 24 para 4º e 5º anos; 24 para 6º e 7º anos; e 22 vagas para 8º e 9º anos. O curso correspondente ao Ensino Médio oferece 27 vagas para 1º e 2º anos; e 28 para 2º e 3º anos. Também são oferecidas 30 vagas para o Curso Pré-vestibular Comunitário. As inscrições são presenciais e devem ser feitas na sede do colégio (R. Barão de Itapagipe, 96, Rio Comprido, Rio de Janeiro), de segunda a sexta, das 18h às 20h30. Edital e mais informações: https://www.cap.uerj.br/proejaicap-uerj-2023-discentes/.

Inscrições para o Startup Campos supera expectativa: 5 inscritos por vaga
O município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, lançou um edital de fomento para startups da região nos mesmos moldes dos oferecidos pela FAPERJ. O StartupCampos teve 59 inscritos, que concorrem a uma das 16 vagas. O presidente da TEC Incubadora, Henrique da Hora, disse que os números de empresas nascentes de base tecnológica eram muito tímidos, mas que a procura por este edital superou as expectativas. Segundo ele, as startups geram empregos de maior especialização, pagam melhores impostos para o município, em geral têm atividades de baixo impacto ambiental, e conectam a economia local às pesquisas realizadas por instituições como Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Candido Mendes-Campos, entre outras. O StartupCampos alinha o município às políticas nacionais, como o recente Marco Legal das Startups, o marco Tecnológico, entre outros. O edital de fomento prevê a seleção de 12 projetos que, além de receberem a bolsa de R$ 2.500 para investir na startup, participarão do programa de Incubação da TEC Campos.

VI Escola de Física Experimental da UFRJ (EFEx-6) será realizada em fevereiro de 2024
O Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará em 2024 a sua sexta edição da Escola de Física Experimental. Esta Escola tem por objetivo despertar o interesse pela pesquisa experimental em Física e expandir o conhecimento dos alunos. A Escola terá duração de uma semana, entre os dias 19 e 23 de fevereiro, e tem como público alvo alunos de graduação (especialmente os que estão cursando os dois últimos anos) e de pós-graduação (principalmente os alunos de mestrado) de cursos como Física, Física Médica, Nanotecnologia e Engenharia. As atividades propostas incluem práticas de laboratório em pequenos grupos de alunos e palestras plenárias sobre temas atuais de Física experimental oferecidas por professores do Instituto de Física que atuam diretamente em diversas áreas experimentais. As práticas de laboratório compreendem uma breve introdução à área de pesquisa seguida da realização de experimentos nos laboratórios de pesquisa do IF – UFRJ. As palestras versarão sobre temas de pesquisa experimental que não fazem parte da agenda dos laboratórios ou sobre temas teóricos que possuem um intenso diálogo com resultados experimentais. Os alunos terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisa durante uma sessão de pôster. Mais informações: https://www.efex6.if.ufrj.br/

Topo da página