Débora Motta
![]() |
Assinatura do acordo FAPERJ-ABL e anúncio de edital, na sede da Academia Brasileira de Letras, reafirma o compromisso da Fundação de fomentar as atividades das Academias, que são guardiães da cultura nacional e estão sediadas no estado do Rio de Janeiro (Foto: Aline Salgado/FAPERJ) |
Estreitando os laços entre Ciência e Cultura, os presidentes da FAPERJ e da Academia Brasileira de Letras (ABL), Jerson Lima e Merval Pereira, assinaram acordo de cooperação técnica e científica entre as duas instituições, em encontro realizado na tarde desta segunda-feira, 13 de agosto, na Biblioteca Acadêmica Lúcio de Mendonça, na sede da ABL, Centro do Rio. Na ocasião, Lima também informou que a Fundação irá lançar nos próximos dias o edital Apoio às Academias Nacionais Sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma iniciativa inédita da FAPERJ exclusivamente para fomentar, com um total de recursos da ordem de R$ 4 milhões, as atividades de tradicionais instituições científicas e culturais, como a ABL, a Academia Nacional de Medicina (ANM) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em território fluminense.
O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, destacou a importância do lançamento desse edital para resguardar o funcionamento no Rio de Janeiro das Academias, tradicionalmente guardiãs da Ciência e Cultura nacionais. “A FAPERJ fomenta pesquisas em todas as áreas do conhecimento, incluindo as Ciências Humanas, e acaba apoiando também ações na área da Cultura, como ocorreu com o Programa Apoio a Projetos no Âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil, lançado em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional em 2021. Esse edital voltado às Academias é muito importante para ajudar a manter as sedes das Academias nacionais no estado do Rio de Janeiro e o desenvolvimento de suas pesquisas relevantes. Elas são instituições nacionais, mas aqui estão sediadas, para o enriquecimento da cultura fluminense”, justificou Lima.
Ele lembrou que recentemente, em abril de 2023, a Fundação formalizou a sua associação como membro institucional da ABL, e já é sócia também da ABC e da ANM. Sobre a celebração do acordo ABL-FAPERJ, Lima destacou: “Esse acordo poderá significar várias possibilidades de votação de leis e Parcerias Público-Privadas para conseguir casar recursos para chamadas específicas voltadas, principalmente, à ABL, que é uma vastidão de literatura e cultura.”
O presidente da ABL, Merval Pereira, comemorou a assinatura do acordo e o anúncio de lançamento do edital. “É importante registrar que as Academias nacionais sediadas no Rio são um patrimônio cultural da cidade e do estado que precisa ser apoiado”, disse Pereira.
Por sua vez, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo, que compareceu representando o governador, Cláudio Castro, ressaltou o apoio da sua pasta às Academias. “A Secti está à disposição das Academias para ajudar a divulgar a Ciência, Tecnologia e Inovação e para fomentar e incentivar, por meio de editais de pesquisa ou termos de cooperação. O diálogo entre as instituições é muito importante. É um prazer estar aqui com pessoas tão notáveis para a nossa Ciência e Cultura”, disse.
Participaram ainda da cerimônia os membros da ABL Paulo Niemeyer Filho, Gilberto Gil, Rosiska Darcy, Arno Wehling, Joaquim Falcão, Arnaldo Niskier, Geraldo Carneiro, Ruy Castro; o subsecretário de Estado de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Edgar Leite, que também é presidente da Academia Brasileira de Filosofia; a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, que também assinou o acordo, juntamente com a assessora da Presidência da Fundação, Liana Martins; a chefe de Gabinete da FAPERJ, Consuelo Camara; o presidente da Academia Nacional de Medicina, Francisco José Barcellos Sampaio; o diretor da ABC, Roberto Lent; o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Anderson Antônio Pedroso; e o presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE), Francis Bogossian.
Acordo de cooperação e edital de fomento
O acordo FAPERJ-ABL tem o objetivo de incentivar a difusão da Cultura, da Arte e da Literatura no estado do Rio de Janeiro, mediante lançamento de editais e chamadas públicas conjuntas abrangendo as instituições públicas ou privadas, de ensino superior e de pesquisa e cultura, em temas relevantes. O documento visa, entre outras ações, fomentar atividades culturais de forma gratuita e democrática ao público no geral, como forma de investir na qualidade de vida da população, agregando novas perspectivas à rotina dos cidadãos fluminenses; a organização de ciclos de conferências, mesas redondas, workshops especializados e outros eventos culturais, com o objetivo de identificar futuras áreas para cooperação nos projetos, decorrentes das chamadas conjuntas; o financiamento de projetos de inovação, escolhidos por meio de chamadas públicas, que tenham como objetivo digitalizar e divulgar parte do acervo público de instituições do Rio de Janeiro nas áreas de Cultura, Educação e Ciência, especialmente acervos de academias nacionais, para compartilhar no meio virtual com a sociedade; e o incentivo à programação artística das instituições, bem como as publicações em revista.
Já o edital Apoio às Academias Nacionais Sediadas no Estado do Rio de Janeiro, que vai destinar recursos da ordem de R$ 4 milhões, mira o apoio e o incentivo às atividades de editoração e publicação de revistas e/ou periódicos científicos e tecnológicos, livros impressos ou eletrônicos, em todas as áreas de conhecimento, a fim de ampliar a divulgação do acervo das Academias, bem como de resultados de pesquisas e trabalhos que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, cultural, ambiental e social do estado. O edital também irá contemplar o apoio à aquisição de livros e publicações em outras mídias, destinados à pesquisa científica e tecnológica, visando à atualização do acervo de bibliotecas vinculadas a essas Academias; fomentar o financiamento de projetos que dêem suporte à organização, manutenção, informatização, digitalização, gestão e divulgação desses acervos. Aguarde mais informações em breve sobre o edital.