Por Ascom Faperj*
![]() |
Helion Vargas recebeu a medalha Darcy Ribeiro, maior comenda da Uenf, e foi contemplado pelo programa Cientista do Nosso Estado (Foto: Divulgação/Uenf) |
A direção da FAPERJ manifesta condolências pelo falecimento do professor Helion Vargas (1934-2023), no sábado, 12 de agosto. Vargas era professor emérito da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e desenvolvia seus trabalhos com apoio da FAPERJ, tendo sido contemplado, ao longo de sua carreira, pelo programa Cientista do Nosso Estado e também em diferentes editais lançados pela Fundação nos anos 2000, sendo o último em 2014.
Integrante da equipe do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS), Vargas ingressou na Uenf em 1996 como professor titular. Em 2013, recebeu a medalha Darcy Ribeiro, maior comenda da Universidade, pela produção de trabalhos relevantes.
Em 1998, Vargas foi agraciado com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, pela Presidência da República. O professor era também membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Em 2011 o professor foi homenageado com o mais alto prêmio conferido pela Comunidade Científica Internacional de Fenômenos Fototérmicos e Fotoacústicos pela sua relevante contribuição nesta área (Senior Prize of the IPPA, International Photoacoustic and Photothermal Association).
Com passagem por diversas universidades brasileiras e internacionais, sua produção científica envolve quase 300 artigos publicados, mais de 70 orientações de mestrado e doutorado, além de autoria e organizações de livros.
*Com colaboração da Uenf