Vídeo do Canal da FAPERJ mostra projeto de alunas do Programa Jovens Talentos premiado no Brasil e no exterior
A Iniciação Científica é, muitas vezes, o primeiro passo de uma caminhada que pode levar o estudante a descobrir aptidões, a se interessar por uma determinada área ou por trilhar uma carreira acadêmica. O vídeo divulgado nesta quinta-feira, 29 de junho, no Canal oficial da FAPERJ no YouTube, mostra a história de Rebeca Goulart e Eloah Marvila, que participaram do Jovens Talentos, um programa de Pré-Iniciação Científica da FAPERJ, que completará 25 anos, em 2024, e pelo qual já passaram mais de 8.500 estudantes. Alguns deles, hoje, mestres e doutores. Alunas da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), elas desenvolveram o projeto de uma órtese destinada a ajudar as pessoas com a chamada Síndrome do pé caído a caminhar com mais facilidade. O trabalho, que conquistou prêmios em mostras competitivas no Brasil, acabou de ser premiado, também, na Regeneron ISEF-2023, a principal feira internacional de ciências e engenharia, de nível pré-universitário, que este ano foi realizada em maio, em Dallas, nos Estados Unidos. O projeto valeu às estudantes uma bolsa integral para estudar na King Fahd University of Petroleum and Minerals (KFUPM), na Arábia Saudita. Uma premiação concedida pelo rei saudita. A equipe do Núcleo de Difusão Científica e Tecnológica (NDCT) da FAPERJ foi até a escola, localizada no bairro do Barreto, em Niterói, para conhecer o projeto desenvolvido pelas meninas. O vídeo traz entrevistas com Eloah e Rebeca; com o professor Altair dos Santos, orientador do trabalho; e com as professoras Marise Dias e Sâmela Cristinne Ignácio, responsáveis pelo Programa Jovens Talentos na escola que, em 2023, está completando 100 anos de atividade. Entre no canal da FAPERJ, se inscreva, e conheça essa história vitoriosa e suas autoras. Acesse o link e confira: https://www.youtube.com/c/faperjoficial
Roberto Medronho toma posse como reitor eleito da UFRJ
O epidemiologista Roberto de Andrade Medronho foi nomeado novo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O decreto foi publicado nesta quarta-feira, 28 de junho, e assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Educação em exercício Maria Izolda Cela. A cerimônia de posse está prevista para o dia 11 de julho, em Brasília. Com 31,7% dos votos, Medronho e Cássia Turci foram eleitos pela comunidade acadêmica como o novo reitor e vice-reitora da UFRJ, pela "Chapa 10 – UFRJ para Todos", no mandato que vai até julho de 2027. Ele é professor titular da Faculdade de Medicina da UFRJ e coordenador do Laboratório de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. Também é doutor e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Graduado em Medicina pela UFRJ, o pesquisador fez residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em Pediatria pelo Hospital Federal da Lagoa. Foi diretor da Faculdade de Medicina de 2011 a 2020 e também do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc), além de ter coordenado o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 da UFRJ (GT-Coronavírus). Ao longo de sua trajetória como pesquisador, Medronho contou por diversas vezes com o apoio da FAPERJ para o desenvolvimento de seus estudos, tendo sido contemplado, entre outros, nos programas Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado.
Historiador Sérgio Martins lança livro sobre trajetória do artista Antonio Dias
O crítico e historiador da arte Sérgio Martins lançou nesta quinta-feira, 29 de junho, o livro “Arte negativa para um país negativo: Antonio Dias entre o Brasil e a Europa” (editora Ubu), na Livraria da Travessa Ipanema. A obra, fruto de suas pesquisas como Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ, aborda a trajetória do artista Antonio Dias (1944-2018). Criador de obras marcadas pelo conteúdo de crítica política na forma de pinturas, desenhos e assemblages típicas, Antonio Dias é considerado um dos mais importantes artistas contemporâneos brasileiros. Nascido na Paraíba, Dias foi para o Rio de Janeiro em 1958, onde teve aulas com Oswaldo Goeldi no Atelier Livre de Gravura da Escola Nacional de Belas Artes. Ao participar da 4ª Bienal de Paris, em 1965, recebeu do governo francês uma bolsa de estudos. Ali, participou dos movimentos de Maio de 1968, e depois seguiu para Milão, passou a fazer parte de um dos principais centros de irradiação artística das décadas seguintes. Em 1999, fixou residência no Rio de Janeiro, sem deixar de fazer constantes viagens internacionais. Martins iniciou o projeto do livro em 2018, mas a pandemia de Covid-19 e a morte do artista próprio Antonio mudaram os rumos da pesquisa, que contou com recursos da Capes, da Fundação Alexander von Humboldt e da FAPERJ, fundamentais para a pesquisa internacional.
Inca oferece bolsas de estudo em Pesquisa Oncológica
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) abriu inscrições para o processo seletivo para bolsas de estudo em Pesquisa Oncológica para o segundo semestre deste ano. As modalidades são Aperfeiçoamento (níveis I e II), Recém-Doutor, Pós-Doutorado Júnior e Pós-Doutorado Sênior (nas categorias bolsas novas e renovações). Para todas as modalidades, o bolsista deve dedicar-se integralmente à atividade de pesquisa e ensino na instituição e não receber nenhuma outra bolsa ou salário decorrente de vínculo empregatício. O processo de seleção ocorrerá por meio de banca examinadora, que avaliará os documentos específicos exigidos. As inscrições são on-line, por meio do formulário eletrônico, e vão até às 16h do dia 14/7. Acesse o edital para mais informações.
Aberta a submissão de resumos para o evento ‘Construindo Outra Pós-Graduação’
Está aberta a submissão de resumos para uma série de eventos internacionais dedicados ao tema: “Construindo Outra Pós-Graduação: mudanças necessárias para outros mundos”. As três principais perguntas do evento são: Qual é a Pós-Graduação que você quer? O que é necessário mudar na Pós-Graduação? Que mudanças em Mestrados e Doutorados você propõe? O primeiro evento acontecerá em Portugal, de 16 a 20 de outubro (com submissões abertas até 24 de julho). Já o segundo evento será realizado no Rio de Janeiro, de 20 a 24 de maio de 2024. Com formato híbrido, todos os trabalhos aprovados serão discutidos online, e presencialmente haverá mesas redondas, debates e painéis. Os autores dos resumos aprovados e apresentados serão convidados a submeterem textos completos para um livro depois do evento. A comissão organizadora do evento é coordenada pelo professor da UFRJ Igor Vinicius Lima Valentim, Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail futuresofeduc@gmail.com. Todas as informações estão disponíveis no site do evento, clicando aqui.
Pesquisadora Johanna Döbereiner ganha biblioteca no centenário do seu nascimento
Este ano a pesquisadora Johanna Döbereiner, falecida em 2000, completaria 100 anos. Uma Comissão do Centenário está planejando diversos eventos para a comemoração da data. Entre as atividades está a inauguração nesta sexta-feira, 30 de junho, às 11h, da Biblioteca Rural Johanna Döbereiner, no Horto Florestal do Fonseca, em Niterói, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. A Comissão é composta pelo assessor da Diretoria Científica da FAPERJ Vitor Ferreira, Cientista do Nosso Estado pela Fundação desde sua primeira edição, pela professora Ana Tereza Vasconcelos, representando a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), pelo professor Avílio Franco, representando a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Franco, que trabalhou com Johanna Döbereiner de 1966 até a morte da pesquisadora, que irá proferir a palestra “Os impactos da fixação biológica de nitrogênio para os avanços da agricultura sustentável no Brasil”. A engenheira agrônoma Johanna Döbereiner notabilizou-se por suas pesquisas com a Biologia do Solo, em especial pela descoberta de bactérias capazes de fixar o nitrogênio no solo, descoberta considerada uma revolução na agricultura e que lhe valeu a indicação ao Prêmio Nobel em 2017.
Dimensions Sciences oferece bolsas de estudo para Força-Tarefa Amazônia
Estão abertas as inscrições para o programa DS Bridges da Dimensions Sciences – Força-Tarefa Amazônia, que ofertará até 10 bolsas de estudos por um período de três meses. Diante do forte impacto negativo nas comunidades locais e globalmente do desmatamento na floresta amazônica, o programa busca candidatos motivados, com no mínimo mestrado, que realizam pesquisas nas áreas de Ciências da Vida, Ciências da Saúde e Ciências Exatas com foco na Amazônia Legal brasileira. Serão priorizados os candidatos que realizam pesquisas relevantes para promover a preservação dos ecossistemas da região e melhorar a qualidade de vida da população local. Serão concedidas de cinco a 10 bolsas por um período de três meses no valor total de R$ 9.500,00 reais para pesquisadores de minorias étnico-sociais com título de mestrado que estejam desenvolvendo pesquisa no Brasil e não tenham outra fonte de renda. Para mais informações, acesse: https://ds-bridges.org/. Além da bolsa, a Dimensions Sciences será responsável por um programa de Mentoria DS Acts que será concedido a até 21 finalistas com o objetivo de capacitar e criar oportunidades de crescimento profissional e pessoal. O programa de mentoria terá a duração de três meses. Mais informações: https://ds-bridges.org/program. As inscrições para o DS Bridges e DS ACTS estarão abertas até 31/7 através do formulário digital de inscrição publicado no website: https://ds-bridges.org/. Acesse o edital (português e Inglês) aqui.
Termina nesta sexta prazo para inscrições de trabalhos no Seminário Leme
O prazo para as inscrições de trabalhos no Seminário “LEME nos gramados da democracia: reflexões sobre esporte e mídia”, do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), termina nesta sexta-feira, 30 de junho. Divididos em três Grupos de Trabalho (GTs), devem, de preferência, abordar os temas: uso da seleção brasileira na propaganda política em regimes autoritários, apropriação da camisa da seleção por grupos de direita e extrema direita, identidade a partir do esporte, modos de torcer e práticas de liberdade promovidas por atletas, jornalistas, movimentos de torcidas e tantos outros atores sociais vinculados ao esporte. O seminário recebe trabalhos de graduandos, graduados, pós-graduandos e pesquisadores em geral. Os resumos expandidos devem ser enviados para o e-mail: gramadosdademocracia@gmail.com, ter no mínimo 7.000 e no máximo 12.000 caracteres e necessitam estar no template do evento. Serão aceitos para análise resumos em Português ou Espanhol e que versem sobre um dos GTs. Não será possível o envio de um mesmo resumo ou de resumos diferentes para mais de um GT. As apresentações vão ocorrer de 22 a 24 de agosto, ocasião em que acontecerão palestras do jornalista Caco Barcellos (Globo), Marcelo Barreto (Sportv) e Fabi Alvim (Sportv). Dentre os pesquisadores que já confirmaram presença estão Ronaldo Helal e Nicolás Cabrera (Uerj), Lívia Magalhães, Adriano Freixo, Renato Coutinho e Rosana da Câmara (Universidade Federal Fluminense). O seminário conta ainda com a participação de Luiz Cláudio do Carmo, o Claudinho, presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg). Mais informações aqui.
Asteroides são ‘batizados’ com nomes de pós-doutores e ex-alunos do Observatório Nacional
O Working Group on Small Bodies Nomenclature (WGSBN), ou Grupo de Trabalho de Nomenclatura de Corpos Pequenos, da União Astronômica Internacional (IAU), divulgou no dia 21 de junho o Boletim 09/2023 revelando uma lista de 196 novos nomes de asteroides. A lista inclui diversos pesquisadores ligados ao Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (ON/MCTI), como pós-docs e ex-alunos da pós-graduação, reforçando as contribuições do ON para o campo da Astronomia. Os asteroides foram “batizados” com os nomes dos pós-doutores Plicida da Silva Arcoverde, Filipe Vieira Monteiro e Marçal Evangelista Santana. Os ex-alunos professora Ana Carolina de Souza Feliciano, Anderson de Oliveira Ribeiro e Bruno Morgado também foram homenageados pelo WGSBN. Os nomes foram oficialmente atribuídos durante o evento “Asteroids, Comets, Meteors” que ocorreu em junho, em Flagstaff, no Arizona (EUA). O WGSBN é o Grupo de Trabalho da IAU responsável por atribuir nomes a planetas e cometas menores. Embora os pesquisadores não tenham descoberto, observado ou estudado os asteroides que receberam seus nomes, a IAU concedeu a homenagem como uma forma de reconhecimento às significativas contribuições desses pesquisadores para o estudo dos asteroides em geral.
Uerj oferece cursos de idiomas com fins acadêmicos
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), através do projeto Línguas Adicionais, vinculado ao programa Línguas para a Comunidade (Licom/Pla), está oferecendo cursos de idiomas com fins acadêmicos. As inscrições para os testes de nivelamento vão até o dia 10 de julho e as matrículas até 14 de agosto. As aulas serão na modalidade online (50% assíncronas e 50% síncronas) através das plataformas Zoom e Google Classroom. Nesse formato, o programa espera contemplar mais alunos, inclusive residentes de áreas distantes ou de outros estados, além de estudantes de outras instituições de ensino. São oferecidos cursos de inglês, francês e espanhol, com fins acadêmicos (módulos I e II), tradução de espanhol (módulo I), redação acadêmica em Língua Portuguesa: gêneros acadêmicos e divulgação científica, redação acadêmica em Língua Portuguesa: gêneros textuais e pesquisa científica e redação acadêmica em Língua Inglesa. O teste de nivelamento é obrigatório para o ingresso nas turmas de inglês, e espanhol com fins acadêmicos (módulo I e módulo II, exceto os que cursaram o módulo I e foram aprovados), tradução de espanhol módulo I e redação acadêmica em língua inglesa. Mais informações no site do Cepuerj. Link para o teste de nivelamento aqui e para a matrícula aqui. Dúvidas e informações: licompla@gmail.com
Engenheira Metalúrgica e de Materiais Rossana Thiré é eleita vice-presidente da Slabo
A pesquisadora Rossana Thiré, doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi eleita vice-presidente da Sociedade Latino-Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais (Slabo) para a gestão de 2023-2025. Integrante da Rede de Pesquisas em Bioengenharia no Estado do Rio de Janeiro, da Rede de NanoSaúde, apoiada pela FAPERJ, Rossana é reconhecida por sua expertise e contribuições significativas na área de nanotecnologia aplicada à saúde. Atualmente a pesquisadora é responsável pelo Laboratório de Biopolímeros e de Bioengenharia e pelo Laboratório Multiusuário de Caracterização de Materiais do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFRJ, integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Regenerativa (INCT-Regenera) e o Grupo de Pesquisa Clínica, Feridas e Biomateriais da Universidade Federal Fluminense (UFF). A Slabo é uma organização sem fins lucrativos que impulsiona a ciência e tecnologia de biomateriais e órgãos artificiais na América Latina.
UniRio lança espaços imersivos
O projeto ‘Empreende UniRio’, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, lançou nesta quinta-feira, 29 de junho, na Urca, os espaços imersivos ‘Meta Hub Empreende’ e o ‘Meta BugLab’. Segundo André Paz, coordenador do BugLab e professor de mídias criativas no curso de Engenharia de Produção da Unirio, o metaverso é uma utopia e a universidade pode colaborar, tanto na sua reformulação, como na sua realização. Ele explica que os espaços imersivos compartilhados visam motivar conexões, encontros e colaborações. As experiências no metaverso, através de óculos 3D, permitiram acompanhar uma exposição e diversos ambientes preparados para o evento. Os espaços também são acessíveis pela internet em computadores e celulares na plataforma Spatial. O ‘BugLab’ é um programa de extensão da UniRio realizado desde 2017 com diferentes projetos a cada ano. O programa conta com a participação ativa dos estudantes da universidade, em especial os alunos do Laboratório de Criação e Produção Cultural, do Departamento de Engenharia de Produção com Ênfase em Produção Cultural. Além de realizar atividades que promovem o diálogo e colaboração entre alunos, pesquisadores, artistas, produtores e público. O Meta BugLab é um espaço de experimentação nesse sentido no metaverso. O projeto Empreende tem o apoio da FAPERJ.
Idomed anuncia processo seletivo para bolsas integrais em Medicina
O Instituto de Educação Médica (Idomed) está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsas integrais para os cursos de Medicina, autorizados no âmbito do Programa Mais Médicos. A instituição oferece 16 vagas em diversas regiões do Brasil para o segundo semestre de 2023. Quatro bolsas são destinadas à cidade de Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense. Os candidatos interessados podem se inscrever até o dia 5 de julho por meio do site https://idomed.econrio.com.br/. Para ser elegível, o proponente deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2018 e 2022 e cumprir as condições estabelecidas no edital de cada unidade. Entre os requisitos, não possuir diploma de curso superior, ter renda familiar mensal que não exceda o valor de 1,5 a 3 salários-mínimos por pessoa (dependendo da instituição escolhida), ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, e ser residente e natural da região onde a escola médica está estabelecida. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 20 de julho após as 18h no site do Idomed. A matrícula deve ser efetuada no dia 21 de julho, presencialmente, nas secretarias dos campi.
UFF promove debate sobre suicídio
O Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF) promoveu, nos dias 27 e 28 de junho, o evento "Mídia, Juventude e Suicídio: uma abordagem multidisciplinar nas trilhas da Comunicação-Educação". O objetivo foi debater o papel da mídia e da educação diante do preocupante aumento do número de casos de jovens, na faixa de 15 a 29 anos, que tiram a própria vida, segundo informações divulgadas em setembro de 2022 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O encontro contou com apoio da FAPERJ e reuniu profissionais de diversas áreas e instituições que através de painéis temáticos e oficinas propuseram reflexões sobre o tema e possíveis avanços sobre a forma de atuação dos meios de comunicação.
UFRJ abre inscrições para o Laboratório de Inovação Cidadã
Estão abertas até 3 de julho as inscrições para o Laboratório de Inovação Cidadã 2023 – Ações Transformadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Labic/UFRJ). Serão selecionados 20 projetos que receberão de R$ 2,5 mil a R$ 5 mil para alavancar suas ações. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares, Projetos Especiais junto ao Parque Tecnológico da UFRJ e auxílios de agências de fomento como CNPq e FAPERJ. Podem ser inscritos projetos, ações, redes, coletivos e organizações de alto impacto social ligados a propostas de transformação social, cidadania, diversidade e ampliação de direitos – sejam projetos iniciantes ou já atuantes em seu território. Serão aceitas propostas de projetos de todo o estado do Rio de Janeiro, desde que sejam iniciativas externas à UFRJ. Não é necessário que os proponentes tenham formação ou titulação acadêmica. As iniciativas selecionadas participarão de encontros, imersões, oficinas e mentorias para desenvolvimento e construção de redes, ações de mídia, formação, sustentabilidade, políticas culturais, prototipagem e pesquisa aplicada. Os grupos receberão apoio de mentores, professores, empreendedores, estudantes, especialistas e convidados durante o período de realização do Laboratório. Todas as atividades são gratuitas. Informações e inscrições aqui. Dúvidas e Informações: labic2023@gmail.com
Nides comemora 10 anos com debates sobre desenvolvimento social
O Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides), do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), completou dez anos. Para comemorar a data, promoveu um evento nos dias 15 e 16 de junho no auditório da Escola Politécnica. A programação contou com aula inaugural do Programa de Pós-graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS), mesas de debate, divulgação do vídeo institucional comemorativo, além de apresentações culturais da Companhia Folclórica do Rio/UFRJ e de indígenas Xondaro Guarani Mbya, da Aldeia Mata Verde Bonita. Estudantes do Colégio Estadual Professor João Borges de Moraes, do Complexo da Maré, explicaram suas atividades no programa de extensão LUTeS, oferecido pelo Nides, e apresentaram o impacto dele na questão ambiental e sanitária das comunidades. O Nides oferece disciplinas para a graduação, além de realizar pesquisa e extensão, dando atenção aos saberes tradicionais e ao desenvolvimento social, assuntos que não faziam parte da formação acadêmica das engenharias do CT. O assessor da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ, Guilherme Santos, participou do evento destacando a importância de orientar as pesquisas científicas realizadas nas universidades para solucionar desafios sociais e terem aplicações práticas na realidade das pessoas por meio da definição de planos para a área.
Uerj abre seus palcos para artistas do RJ
Serão encerradas nesta sexta-feira as inscrições da 1ª Convocatória para Residências Artísticas e Ocupação dos Teatros da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). As vagas são destinadas tanto à comunidade externa quanto à interna (estudantes, docentes, técnicos, prestadores de serviços, terceirizados, bolsistas e residentes). As modalidades artísticas contempladas são Teatro, Dança, Música e Artes Integradas. Serão selecionados oito projetos de grupos, companhias e artistas de todo o estado do Rio de Janeiro que tenham, comprovadamente, no mínimo dois anos de experiência na área a que estão concorrendo. A iniciativa é promovida pela Divisão de Teatro da Uerj e visa estimular a interação entre a universidade e a produção cultural fluminense, motivando o acesso dos artistas aos palcos da instituição de forma mais democrática e transparente. Os espaços culturais a serem utilizados são a Concha Acústica Marielle Franco e os teatros Odylo Costa Filho e Noel Rosa, todos no campus Maracanã. Além da locação sem custo desses espaços, todos contarão com apoio técnico, infraestrutura e salas disponíveis para ensaios. Os vencedores poderão promover apresentações para o público em geral respeitando limites de preço (R$ 40) e oferecendo atividades formativas como contrapartida. As inscrições devem ser feitas aqui. O edital completo pode ser baixado aqui.