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Publicado em: 22/06/2023 | Atualizado em: 22/06/2023

Notas – Semana de 22 a 28 de junho de 2023

SBPC e RedPOP celebram o Dia da Ciência na Quinta da Boa Vista
No dia 16 de julho, das 9h às 16h, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), irá celebrar, na Quinta da Boa Vista, o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador, os 75 anos da SBPC e os 205 anos do Museu Nacional. O evento integra a Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP), que promoverá diversas atividades de popularização da ciência, vindas de diferentes estados brasileiros e de outros países da América Latina. Denominado “Domingo com Ciência na Quinta”, o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e a colaboração de diversas entidades e instituições científicas do Rio de Janeiro. Em 2019, última comemoração presencial, a Quinta da Boa Vista sediou mais de 250 atividades de diversas instituições de Ciência, Tecnologia, Educação e Saúde, para um público estimado de 4.000 pessoas.  Além de unidades móveis de museus itinerantes, as atividades em tendas montadas exibirão experimentos científicos, música e abordarão questões científicas de interesse geral, que irão compor a feira de ciências. Grupos interessados em participarem da Feira de Ciências devem se inscrever por meio do formulário até 30 de junho: https://forms.gle/ke1bxfTSZ8YsQGfM6

Casa da Ciência comemora 28 anos com lançamento de livro que conta a sua história
A Casa da Ciência, centro cultural de divulgação da Ciência e Tecnologia que pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), completa 28 anos. Para celebrar essa data, será realizado na quinta-feira, dia 29 de junho, às 18h, evento de lançamento do livro Essa Casa tem história, de autoria de Ismar de Souza Carvalho, Maria de Fatima Brito Pereira e Monica Cristina de Moraes. Publicada pela Casa da Ciência, a obra conta a trajetória do campus da Praia Vermelha, lugar que testemunhou a história do tratamento das doenças mentais no País. A pequena edificação que hoje abriga o centro cultural, se comparada ao Palácio Universitário ou ao Museu Nacional, exemplares arquitetônicos do período neoclássico, resistiu por mais de 95 anos a inúmeras tentativas de demolição e de apagamento para nos contar a sua história. Desde que se tornou centro cultural, o espaço vem cumprindo sua missão de difundir a Ciência em exposições, oficinas, mostras de vídeos, cursos, ciclos de palestras, debates, seminários, espetáculos de teatro e música e turismo científico. A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Muller, 3, Botafogo, ao lado do shopping Rio Sul. Mais informações: https://casadaciencia.ufrj.br/

LNCC celebra 43 anos de fundação com lançamento de obra sobre sua história
Na quarta-feira, dia 28 de junho, será lançado, na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), na Av. Getúlio Vargas, 333, Quitandinha, em Petrópolis, o livro "Modelando histórias: mais de quatro décadas do Laboratório Nacional de Computação Científica". Trata-se de uma iniciativa do Centro de Memória da instituição, que tem por objetivos a preservação, difusão e fortalecimento das relações da construção do conhecimento e do patrimônio científico em C&T no estado e no país. A obra traz, pela primeira vez, o registro histórico desse instituto de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), trajetória que se confunde com a própria história da computação científica e da modelagem computacional no Brasil. Seu lançamento acontece durante a solenidade de comemoração do 43º aniversário de fundação do LNCC e dos 25 anos de sua chegada à cidade de Petrópolis, e contará com a presença da titular do ministério, Luciana Santos, de ex-diretores e integrantes da atual diretoria do LNCC. Financiado pelo edital Apoio à Editoração de 2021, da FAPERJ, o livro foi organizado por Simone Santana Elias, funcionária do LNCC e Doutora em História das Ciências e Educação Científica pela Universidade de Coimbra, Portugal, e conta com capítulos escritos pelos ex-diretores da instituição, Antônio Cesar Olinto, Abimael Loula, Pedro Leite Dias e Augusto Gadelha, com prefácio de Fábio Borges, atual diretor. O livro é dedicado ao ex-diretor Marco Antonio Raupp (1938-2021), também homenageado em um capítulo biográfico, escrito pela organizadora. Além desses capítulos, o livro conta com dezesseis depoimentos de parceiros institucionais do LNCC: o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, Lindolpho de Carvalho Dias, Alberto Santoro, Maria Isabel de Sá Earp Chaves, Carlos A. de Moura, Ana Hoffman, Rubens Sampaio, Marco Antonio Gutierrez, Mariza Ferro, Luiz Bevilacqua, José Geromel, Marcello Barcinski, José Raimundo Coelho, Philipe Navaux, Luis Carlos Erpen Bona e Marcilene Scantamburlo. A publicação é bilíngue, português-inglês, tem 160 páginas e foi editada pela E-papers. Sua versão impressa será distribuída às instituições de ensino e pesquisa e a versão em e-book estará disponível para download no site do LNCC. Mais informações: https://www.gov.br/lncc/pt-br

Needier/UFRJ monitora casos de febre maculosa e recomenda medidas profiláticas
O Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) emitiu uma nota técnica dia 16 de junho, em decorrência da confirmação de sete casos e quatro óbitos por febre maculosa no município de Campinas (SP). No documento, há alertas para a relevância das medidas profiláticas e procedimentos em caso de exposição ao carrapato-estrela, vetor da doença. As pessoas que apresentem quadro febril e tenham visitado áreas com risco potencial de exposição a carrapatos devem se dirigir ao Needier para avaliação clínica, investigação diagnóstica e orientações pertinentes. No estado do Rio de Janeiro, este ano foram registrados seis casos e um óbito. A febre maculosa é uma infecção pela bactéria Rickettsia rickettsii, que pode ser transmitida por picadas de carrapatos do gênero Amblyomma, conhecidos popularmente como carrapato-estrela, micuim, carrapato-do-cavalo, entre outros. Entretanto, a transmissão também pode ocorrer por exposição domiciliar mediada por cães e gatos infestados. O Needier está localizado no Polo de Biotecnologia (Av. Carlos Chagas Filho, 791, Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ). O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. O contato prévio com a equipe do Needier pode ser realizado pelo WhatsApp (21) 96845-8188 ou pelo e-mail consulta@needier.ufrj.br. Acesse aqui a nota técnica.

Exposição Sertões na Casa da Ciência apresenta um olhar sobre o Brasil profundo
A Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inaugurou no dia 20 de junho a exposição fotográfica “Sertões”. O projeto foi idealizado pelo fotógrafo, publicitário e ambientalista Dimitrius Borja, que em 2016 participou de uma expedição científica realizada pela UFRJ, percorrendo mais de 6 mil quilômetros pelos sertões da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Ceará. Além de trazer o resultado dessa expedição em lindas fotografias, a exposição conta ainda com amostra de fósseis. A exposição segue em cartaz até o dia 30 de julho. Visitação: terça a sábado – 10h às 20h; e domingos e feriados – 10h às 16h. A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Muller, 3, Botafogo, ao lado do shopping Rio Sul. Entrada gratuita. A Casa da Ciência não possui estacionamento. Mais informações: https://casadaciencia.ufrj.br/

Observatório das Metrópoles lança livro sobre urbanização de favelas no Rio de Janeiro
O livro "Urbanização de favelas no Rio de Janeiro", lançado dia 15/6, está disponível para download gratuito no link acima e no site do Observatório das Metrópoles. Produzida pelo Grupo Habitação e Cidade, com organização dos pesquisadores Adauto Cardoso, Rosangela Luft e Luciana Ximenes, a obra apresenta artigos elaborados por 18 autores, inclusive textos de técnicos da Prefeitura que podem pautar um debate sobre a revisão do Plano Diretor do Rio de Janeiro. O livro traz um resgate histórico e elementos importantes para as políticas habitacionais e de urbanização de favelas, onde os(as) autores(as) tentam articular diferentes perspectivas, enfatizando a regularização fundiária e as Áreas de Especial Interesse Social (AEIS). Para os organizadores da publicação, é essencial pensar na diversidade, já que as favelas estão distribuídas por toda a cidade, de forma bastante heterogênea, acumulando diferentes camadas de urbanização, frutos de intervenções anteriores. Entre 2000 e 2010, a população de favelas aumentou 19%, enquanto a média da população da cidade ficou em 5%, tornando-se locais de moradia de cerca de um quinto da população da cidade. Os dados do livro mostram como é urgente pensar políticas habitacionais consistentes, que atendam às necessidades dessa parcela expressiva da população. Mais informações: www.observatoriodasmetropoles.net.br

Projeto difunde conceitos de desenvolvimento sustentável e proteção ambiental
O projeto “Escola Verde e Viva: Implementação da cultura da sustentabilidade através da reciclagem” (@escolaverdeeviva), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) participa, neste sábado (24 de junho), do evento “Sábado com Ciência” no Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo II. A ação integra a jornada do desenvolvimento da cultura sustentável aliada à Ciência para a proteção do meio ambiente junto às escolas, da qual também participam as equipes “Transformando Através da Química” (@transforme.quimica), “Liga para a Universalização de Políticas Públicas e Ambientais (@luppaufrj) e Observatório do Valongo (@valongoufrj), todos da UFRJ. Na ocasião, serão inauguradas lixeiras para coleta seletiva, realizadas oficinas para aprendizado sobre coleta seletiva, montagem de composteiras e de vasos auto irrigáveis com material reciclado, além da demonstração de um experimento químico de reciclagem de óleo de cozinha para a fabricação de sabão. O projeto Escola Verde e Viva, coordenado pela professora Luzineide W. Tinoco, recebe apoio da FAPERJ por meio do Edital de Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro. As atividades acontecem em três escolas públicas: Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera (Irajá), Colégio Estadual Ignácio Azevedo Amaral (Jardim Botânico) e Colégio Pedro II (Engenho Novo). A equipe é formada por docentes das três escolas, da UFRJ, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), bem como por 10 estudantes de graduação dos cursos de Farmácia, Comunicação Social, Engenharia Ambiental e Biologia da UFRJ, dos quais oito são bolsistas da FAPERJ. O projeto tem como objetivo contribuir para o processo de ensino e aprendizado pautado nos conceitos do desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente, com a implementação da coleta seletiva, compostagem e de jardins verticais, contando com a participação ativa de toda a comunidade escolar na construção do conhecimento.

Pesquisa da Uerj investiga estilo de vida de universitários durante a pandemia
Um estudo inédito na América do Sul, coordenado pela professora Magda Guimarães, do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), analisou o impacto do estilo de vida na saúde da comunidade acadêmica da Universidade durante a pandemia. Os dados mostram que 66,5% dos estudantes da graduação e da pós-graduação relataram viver de forma menos saudável após o início da emergência pandêmica causada pela Covid-19. Segundo a pesquisadora, entre os achados mais relevantes estão a importância das relações afetivas, a baixa qualidade do sono e o sedentarismo. Outro dado que chamou a atenção foi que 55% dos estudantes que responderam à pesquisa relataram cansaço mesmo após o sono. Apesar de a quantidade de horas dormidas estar dentro das expectativas saudáveis, entre seis e oito horas, a qualidade do descanso pode estar sendo afetada por fatores como carga excessiva de trabalho e exposição a telas de celulares e computadores - 80% dos alunos relataram aumento do uso desses dispositivos. A professora alerta que a literatura científica internacional já demonstrou alguns efeitos nocivos dessa exposição excessiva, como complicações físicas e mentais, como, por exemplo, cefaléia, dor nos olhos e, até mesmo, transtornos de ansiedade. A coleta dos dados aconteceu entre maio e dezembro de 2021, através de formulários disponibilizados online, que receberam cerca de 4 mil respostas, em anonimato, de alunos, professores e trabalhadores técnico-administrativos da Uerj.

Serrapilheira lança curso para influenciadores na área fitness
O Instituto Serrapilheira e a iniciativa Chora, Morozov! estão lançando o curso gratuito “Chora, negacionista”, que objetiva preparar influenciadores do universo fitness para a produção de conteúdos embasados na ciência. Saúde, esportes, vida saudável, nutrição e universo fitness são assuntos que crescem em espaço e popularidade nas redes sociais. Junto a essa tendência, também cresce a propagação de informações falsas e sem base em evidências científicas. Por isso, formação gratuita oferecida pelo Serrapilheira e pela iniciativa Chora, Morozov!, voltada a influenciadores desses nichos, pretende  capacitar os influenciadores a produzir conteúdo confiável e embasado na ciência, sem perder a potência de engajamento. Os participantes poderão construir redes e parcerias, ter contato direto com especialistas nesses temas e a possibilidade de apoio financeiro para impulsionar os conteúdos criados durante o treinamento. O objetivo é equipar influenciadores da saúde, esportes e mundo fit para que eles possam trazer a ciência para o cotidiano, tornando-a referência na abordagem dos conteúdos que já produzem. O curso tem duração de 30 horas, é 100% online e está organizado em quatro eixos temáticos: 1) O que é desinformação; 2) O papel do influenciador: a importância das fontes e checagem da informação; 3) Ciência no dia-a-dia e a produção de conteúdo; 4) Divulgação científica nas redes sociais. As inscrições vão até 30 de junho e devem ser feitas por este formulário. Serão selecionados 20 influenciadores, de diferentes perfis e tamanhos.

Estudo da UFF pesquisa tratamentos efetivos contra a retinopatia diabética
Entre os anos de 2019 e 2021, os casos de diabetes tiveram um aumento de 16% em todo o mundo e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a situação atual já é considerada uma pandemia. Depois de 20 anos acometidos pela diabetes, 95% dos pacientes começam a apresentar retinopatia diabética, uma patologia visual que atinge diretamente a retina, um tecido nervoso localizado atrás do globo ocular, com a capacidade de tradução da luz para uma informação neural. Portanto, quando a retina sofre alguma disfunção, na maioria das vezes, o resultado é a cegueira. Por ser uma doença ainda sem cura, a Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveu um estudo, financiado pela FAPERJ e coordenado pela professora Karin da Costa Calaza, do Departamento de Neurobiologia, que visa buscar um tratamento efetivo da retinopatia diabética.  Com a intenção de tentar evitar a chegada da fase mais tardia e suas consequências graves, o estudo investiga a fase inicial de desenvolvimento da doença. Segundo a pesquisadora, um processo importante no desenvolvimento da doença é o estresse oxidativo. O estudo mostra que nas primeiras semanas já existe estresse oxidativo e, embora não seja possível declarar morte celular nesse estágio, é possível identificar os níveis menores de uma molécula antioxidante que ajuda a manter o ambiente celular saudável. Uma das linhas de pesquisa no laboratório é tentar compreender se doses moderadas de cafeína, tomadas diariamente, podem afetar o desenvolvimento da retina. Saiba mais sobre o estudo aqui.

UFRRJ oferece 600 vagas para curso gratuito de especialização em Educação Especial
Estão abertas as inscrições para a segunda turma do Curso de Especialização em Educação Especial. Voltado para profissionais da Educação Básica ou que atuam em setores de apoio à inclusão e acessibilidade na Educação Superior, o curso conta com 600 vagas e acontecerá na modalidade semi-presencial, com carga horária de 420 horas. As inscrições seguem até o dia 19 de julho e devem ser realizadas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O curso é desenvolvido no âmbito do projeto “Pesquisas e ações intersetoriais entre educação e saúde na promoção da escolarização e do desenvolvimento de crianças com síndrome congênita do zika vírus” e promovido pela parceria da Escola de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (SECTI) e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ). As inscrições podem ser feitas neste link. Clique aqui e confira o edital completo. Mais informações e dúvidas podem ser tiradas pelo e mail: especializacaoufrrjecederj@gmail.com.

Modelo que transforma voz em texto, produzido por ex-aluno de Informática da PUC-Rio, tem mais de 60 milhões de downloads
Após vencer uma competição proposta pela empresa americana HuggingFace, Jonatas Grosman, ex-aluno de mestrado e doutorado do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CTC/PUC-Rio), faz sucesso com o seu modelo ''Speech-to-text'' (conversão da voz falada para texto), que já é um dos mais baixados no mundo pela plataforma. O modelo de conversão para Inglês, que pode ser baixado neste link, conta com mais de 60 milhões de downloads até o último mês. Qualquer pessoa com acesso à internet pode baixar o modelo e executá-lo em seu próprio computador ou celular gratuitamente. No processo de conversão de voz em texto, o modelo funciona com a divisão do áudio em partes com poucos milissegundos de duração a fim de determinar onde cada letra falada está presente em cada instante do áudio. Orientado pelo professor Helio Lopes do Departamento de Informática da PUC-Rio, Jonatas superou competidores de diversos países. A solução proposta por ele ganhou destaque por ser a melhor em Espanhol, Português, Russo, Inglês, Alemão, Francês, Polonês e Italiano, entre várias outras línguas. 

UFRRJ abre seleção para 1382 vagas residuais em cursos de graduação
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) divulgou o Edital de Ocupação de Vagas Residuais para ingresso nos cursos de graduação da UFRRJ no período letivo de 2023.2. As vagas residuais são aquelas geradas por cancelamentos de programas (matrícula no curso) ou por não ocupação das vagas ofertadas no processo seletivo de ingresso inicial nos Cursos Regulares de Graduação presencial da UFRRJ nos termos da Deliberação nº 659/2022/CEPE. Serão oferecidas 1382 vagas nos cursos de graduação da UFRRJ, distribuídas conforme o quadro anexado ao edital. Poderão ingressar via Processo Seletivo os candidatos que se enquadrem em uma das seguintes situações: transferência externa, transferência interna, reingresso e reintegração. A inscrição será realizada, exclusivamente, via internet, até as 23h59 do dia 25 de junho de 2023. Clique aqui e confira o edital na íntegra.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro abre seleção para projetos destinados a jovens da rede pública de ensino e baixa renda
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro abriu inscrições do processo de seleção para o estabelecimento de cadastro de reserva de candidatos classificados para os projetos Florescer, que atua na formação profissionalizante de jovens, e Iniciação Científica no Ensino Médio. Poderão se inscrever jovens, de 15 a 18 anos, matriculados na rede pública de ensino do 9° ano do Ensino Fundamental ou do 1° e 2° ano do Ensino Médio, e com renda familiar de até três salários mínimos. Os projetos oferecem auxílio-educação mensal no valor de até R$300,00. As inscrições devem ser feitas até o dia 30/6, na secretaria do Centro de Responsabilidade Socioambiental/JBRJ, localizada na Rua Pacheco Leão, 915, das 8h às 17h. O processo de seleção inclui avaliação objetiva de conhecimentos básicos em Ciências Naturais, Português e Matemática, redação, entre outras etapas. O resultado final será divulgado no dia 18 de julho. Mais informações pelos dos telefones (21) 3204-2886 e (21) 3204-2536 ou e-mail crs@jbrj.gov.br. Acesse aqui o edital.

Capes lança programa Ciência é 10!
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou dia 14 de junho o Curso de Especialização em Ensino de Ciências, Anos Finais do Ensino Fundamental – Ciência é 10! O curso, uma iniciativa que integra o programa Ciência na Escola, realizada conjuntamente pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é uma oportunidade de especialização para professores do sistema público de ensino que estejam atuando entre o 6º e 9º anos do Ensino Fundamental. É realizado na modalidade ensino a distância (EaD) e tem garantia da Fundação e certificação do Ministério da Educação (MEC) junto às instituições de ensino parceiras. Segundo a Capes, 8 mil vagas devem ser abertas até 2024.

SBPC abre credenciamento de imprensa para a 75ª Reunião Anual
Jornalistas interessados em cobrir a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) já podem fazer seu credenciamento. O maior evento de divulgação científica da América Latina será realizado de 23 a 29 de julho de 2023 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e terá como tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. Os profissionais da imprensa terão à disposição uma moderna e bem montada infraestrutura para seu trabalho, próxima aos auditórios e tendas de atividades. A programação conta com centenas de atrações científicas e culturais, e com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e do exterior, autoridades governamentais e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. A expectativa é que esta edição do evento, que celebra os 75 anos de fundação da SBPC e o Centenário da UFPR, atraia mais de 15 mil participantes, de todas as idades e regiões do País. As informações sobre o evento e o programa detalhado da atividades -SBPC Científica, SBPC Jovem, SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Cultural – podem ser conferidos no site https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/ Jornalistas podem se cadastrar aqui

 

 

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