Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 15/06/2023 | Atualizado em: 15/06/2023

Notas - Semana de 15 a 21 de junho de 2023

FAPERJ prorroga inscrições de seu programa de Iniciação Científica
A FAPERJ prorrogou para até 22 de junho o prazo para submissão de propostas ao programa de bolsa de Iniciação Científica (IC). Os principais objetivos da chamada de IC são estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural e incentivar alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica e tecnológica, treinando-os em unidades de ensino e pesquisa, sob a supervisão de um orientador qualificado. Com uma edição ao ano, o programa proporciona o primeiro contato dos estudantes com o método científico. Para isso, serão concedidas bolsas, com duração de 12 meses, sendo admitida uma renovação por igual período. A indicação do bolsista é feita apenas após a aprovação do projeto submetido pelo pesquisador, que poderá indicar o aluno candidato à bolsa de IC. Os candidatos à bolsa devem estar regularmente matriculados em curso de graduação sediado no estado do Rio de Janeiro durante toda a vigência da bolsa; estar cursando a partir terceiro período da graduação no ato da inscrição, independentemente de ter ocorrido troca de curso, equivalência, ou segunda graduação; ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a sete no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa, possuir Currículo Lattes – CNPq cadastrado e atualizado; não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa com instituição pública ou privada e, também, não possuir outra fonte de rendimento e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa. mais informações: https://www.faperj.br/?id=342.7.5

Vídeo do Canal da FAPERJ mostra o trabalho do Needier/UFRJ
As doenças emergentes e as reemergentes vêm preocupando os especialistas e a sociedade de uma forma geral.  O vídeo publicado no canal oficial da FAPERJ no YouTube nesta quinta-feira, 15 junho, mostra o trabalho realizado no Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes Carlos Chagas (Needier) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Criado em meio à pandemia, o Needier é o grupo da UFRJ responsável pela realização de estudos sobre a propagação de doenças como Covid-19, Influenza, Mpox (Varíola dos macacos), Gripe aviária e arboviroses, que são aquelas causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como Dengue, Zika e Chikungunya, entre outras. Os pesquisadores buscam entender melhor os mecanismos de transmissão dessas doenças, combater a sua propagação e desenvolver métodos de diagnóstico mais confiáveis, rápidos e baratos. Além das pesquisas, o Núcleo, que é apoiado pela FAPERJ, presta atendimento às pessoas com sintomas de doenças infecciosas ou que tenham mantido algum contato com alguém contaminado. Lá são aplicadas vacinas, realizadas testagens, avaliações clínicas e investigações diagnósticas e prestada orientação especializada. Para falar sobre esse trabalho, que envolve pesquisa, extensão e a formação de alunos de graduação e pós-graduação, o vídeo traz entrevistas com a diretora do Núcleo, Terezinha Marta Castiñeiras, professora da Faculdade de Medicina da UFRJ; com o vice-diretor, professor Amilcar Tanuri, chefe do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ; com o coordenador de Ensino, Rafael Galliez, professor de doenças infecciosas; e com o aluno de doutorado, Victor Akira. Entre no Canal da FAPERJ, se inscreva, e confira o trabalho realizado pelo Needier/UFRJ. Acesse o canal pelo link: https://www.youtube.com/c/faperjoficial.

Evento comemora os 10 anos de atividade do Cenabio/UFRJ
O Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio/UFRJ) completou 10 anos em 2023 e, para marcar a data, promoveu nesta quarta-feira (14/6) uma sessão especial do seu Conselho Gestor. Realizado no auditório Hertha Meyer, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, o evento contou com uma programação extensa, iniciada pela apresentação do Prêmio Nobel em Química de 2002, Kurt Wüthrich, pesquisador associado ao Cenabio. Na sequência, foi realizada uma mesa redonda de cunho histórico sobre a concepção do Centro, que reuniu os três fundadores da instituição: o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, professor titular da UFRJ; o assessor Científico da FAPERJ Antonio Carlos Campos de Carvalho, professor emérito da UFRJ; e o assessor Científico da Finep Wanderley de Souza, professor titular da UFRJ. O diretor do Cenabio, Adalberto Vieyra, professor emérito da UFRJ, proferiu a palestra “O Cenabio na noite da pandemia”, que fez parte do ciclo de conferências Professor Marcello André Barcinski. Ainda no período da manhã foram realizadas apresentações sobre extensão acadêmica; pesquisa e inovação; e os seis anos da Plataforma Avançada de Biomoléculas (PAB) do Cenabio. Foram realizados, também, os lançamentos dos livros “Um centro multiusuário em evolução”, comemorativo aos 10 anos do Centro, e “O minuto que vem – Reflexões sobre a ciência no mundo moderno”, de Carlos Chagas Filho. O evento prosseguiu no período da tarde, com apresentações sobre saúde de precisão; metabolômica e sobre o histórico e as perspectivas da Unidade de Microscopia Avançada da instituição.  Centro multiusuário, multidisciplinar e integrado aberto a pesquisadores do Brasil e do exterior, o Cenabio conta com apoio da FAPERJ. Em 2022, suas atividades foram tema de um vídeo do canal oficial da Fundação no YouTube, que pode ser visto por meio do link: https://youtu.be/-RmHyJGyhcU.

Obra de Robert Morris vence Prêmio Elon Lages Lima 2023
O pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Robert Morris, o pesquisador Walner Mendonça (doutor pelo Impa), o Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Fábio Botler (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maurício Collares (TU Graz – Áustria), Taísa Martins, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Guilherme Oliveira Mota, da Universidade de São Paulo  (USP) foram os vencedores da terceira edição do Prêmio Elon Lages Lima, pela obra “Combinatória”.  O livro, publicado em 2021 pela editora do Impa, foi utilizado em um curso no 33º Colóquio Brasileiro de Matemática.O parecer da Comissão Julgadora destacou o caráter didático da obra, que reúne exemplos e ilustrações para facilitar a compreensão dos conceitos apresentados. O livro surgiu como parte de uma estratégia de difundir a Combinatória no país, agregado à ideia do lançamento da 1ª Escola Brasileira de Combinatória, com o intuito de atrair novos alunos para a área e contribuir para a formação de novos pesquisadores. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá durante o Colóquio Brasileiro de Matemática, promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) no Impa, entre os dias 24 e 28 de julho. O Prêmio Elon Lages Lima é uma honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é promover e estimular a produção bibliográfica nacional em matemática e aplicações devotada à formação e à difusão de conhecimentos na área.

Casa de Cultura Villa Maria, gerida pela Uenf, reabre após reforma
Após oito meses de reforma para a reestruturação de toda a sua parte física, a Casa de Cultura Villa Maria, incorporada à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) em 1993, será reaberta ao público nesta sexta-feira (16/6) a partir das 18h, com apresentação do Coral da Uenf, formado por alunos, servidores e membros da comunidade. No dia 17, a programação segue com a abertura, a partir das 10h, dos espaços internos, onde acontecerão exposições, lançamento de livro e diversas ações. A obra de R$1,5 milhão foi financiada pela FAPERJ passou por reestruturação da parte elétrica, recuperação do telhado e do piso, pintura interna e externa, além de recuperação do teto original. Com 811 metros quadrados de área construída e um jardim de mais de 5 mil m2, o palacete Villa Maria foi construído pelo industrial Atilano Crisóstomo de Oliveira para sua esposa “Finazinha’. Até que a Uenf fosse instalada, a casa foi administrada pelo município de Campos dos Goytacazes, que de 1979 a 1992 usou o imóvel como sede da Prefeitura.

Autor mergulha no universo de leitores de Sérgio Buarque de Holanda em novo livro da Eduff
Em “Sérgio Buarque de Holanda, historiador desterrado” (Eduff), o doutor em História pela Universidade Federal Fluminse (UFF) André Furtado trata da comunidade de leitores que acompanharam a trajetória do historiador entre as décadas de 1930 e 1970. As análises iniciam com a observação das resenhas de “Raízes do Brasil” e avança para outros livros do autor, com destaque para “Caminhos e fronteiras”, “Visão do paraíso” e “Do Império à República”. Apesar da imensa fortuna crítica de Sérgio Buarque de Holanda, nem tudo já foi avaliado, discutido e compreendido. São raros os estudos sobre a contribuição do historiador do ponto de vista da recepção de seus escritos transformados em livros. Mais raros ainda são os trabalhos dedicados aos diferentes quadros receptivos que informam a sua obra, o que torna o livro de Furtado uma contribuição fundamental para compreender a trajetória Buarqueana. Na obra, fruto de ampla pesquisa realizada entre 2014 e 2018, Furtado se volta para os relacionamentos de ordem pessoal, institucionais e com as editoras e destaca, ainda, as configurações e percursos que converteram Sérgio Buarque de Holanda no historiador de maior prestígio no Brasil do século XX e uma referência até a atualidade. André Furtado é professor e diretor da Faculdade de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e autor do livro As edições do cânone (Eduff/2016), que percorre a trajetória intelectual de Sérgio Buarque de Holanda, com ênfase no período em que o escritor esteve à frente da coleção História geral da civilização brasileira (HGCB). Mais informações: www.eduff.com.br.

LNCC comemora 43º aniversário da instituição, dos quais 25 anos na Região Serrana
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, nasceu da proposta inovadora de jovens pesquisadores, no final da década de 1970, voltados ao desenvolvimento de pesquisas em aplicações matemáticas, tema de vanguarda na época. Inaugurado em 1980, há 43 anos vem atuando nas ações de Pesquisa, Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação no âmbito nacional e internacional. No curso de sua existência transferiu sua sede do bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, no campus do laboratório de Cálculo do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF),  para o bairro Quitandinha, na cidade de Petrópolis, no ano de 1998. A comemoração do 43º aniversário da instituição (dos quais 25 anos na região serrana), dia 28 de junho, às 15h, no Auditório LNCC, contará com a presença da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos. Na ocasião, será lançado o livro "Modelando histórias", do professor Antônio Olinto, contemplado em edital da FAPERJ lançado por ocasião do Bicentenário da Independência e Centenário da Semana de 1922.

Espanha e Brasil se reúnem no Rio de Janeiro para estimular a cooperação científica
A Associação de Cientistas Espanhóis no Brasil promove de 16 a 18/6 o I Encontro da Acebra. O evento, gratuito, será realizado na sede do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, à Rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo. O encontro visa promover a cooperação Brasil-Espanha em ciência, cultura e inovação. Na ocasião, representantes de instituições científicas da Espanha e Brasil discutirão formas de promover e incentivar políticas, acordos e ações específicas que favoreçam o trabalho de seus pesquisadores. Na ocasião, estarão a Diretora Científica da FAPERJ Eliete Bouskela, que fará uma apresentação sobre as ações da FAPERJ no financiamento da ciência no estado do Rio de Janeiro de uma forma geral e no contexto internacional. Também estarão presentes a representante do Ministério da Ciência da Espanha, Imma Aguilar; a Embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios; a presidente da Acebra, Veronica Aran Ponte; além de representantes de instituições brasileiras, tais como do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A participação poderá ser presencial ou on-line e o registro será realizado no seguinte link: https://www.acebrasil.org/event-details/i-encuentro-de-la-asociacion-de-cientificos-espanoles-enbrasil. Saiba mais em https://youtu.be/YRX_CNDCmpg

Coppe lança Centro Virtual e promove debate "Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono"
O Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) lançou nesta quinta-feira (15/6) o Centro Virtual de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono. O evento ocorreu durante o debate "Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono: competências e visão de futuro", com a presença de executivos de empresas de energia. O debate foi moderado pela vice-diretora da Coppe, professora Suzana Kahn, que ressaltou a importância do evento para reafirmar a vocação da Coppe na antecipação de soluções para o futuro; e contou com a presença do presidente da Shell Brasil, Cristiano Pinto da Costa; do CEO da Petrogal Brasil, Daniel Elias; do diretor-presidente da Enauta, Décio Oddone; do diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Mauricio Tolmasquim; do diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Engie Brasil, Gil Maranhão Neto; e do secretário-executivo da ABESPetro, Telmo Guiorzi. O debate faz parte da série "Agenda Coppe e Sociedade", que integra as comemorações dos 60 anos de atividades da instituição.

Fórum de Jovens Cientistas e Prêmio de Jovem Inovador dos Brics estão com inscrições abertas
Como preparação para a Reunião de Cúpula do BRICS (grupo de países formado por cinco grandes economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que ocorrerá em agosto na África do Sul, o bloco, com tradição de realizar atividades no âmbito da ciência, tecnologia e inovação (CT&I), irá promover o Fórum de Jovens Cientistas dos BRICS (BRICS – YSF), que voltará a ser realizado em formato presencial, de 31 de julho a 3 de agosto, na cidade de Qheberha, África do Sul. O tema do Fórum deste ano será “Construindo a parceria BRICS – África para aceleração mútua do Crescimento, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo”. Como país-sede e atual presidente rotativa do bloco, a África do Sul escolheu as três temáticas principais que nortearão o evento: Alterações climáticas e sustentabilidade ambiental; O futuro da educação, mentalidade e conjunto de habilidades; e O futuro da sociedade. Assim como em edições anteriores, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) irá indicar participantes para o Fórum e para o Prêmio Jovem Inovador BRICS (YIP), que será entregue durante o evento. O MCTI arcará com despesas com passagens e seguro-viagem da delegação brasileira, enquanto as despesas locais serão cobertas pelos organizadores sul-africanos. Os trâmites, datas e demandas diferem entre as chamadas. No 8th BRICS Young Scientists Forum (YSF) serão selecionados sete jovens cientistas de cada uma das áreas definidas pelo país sede. Os candidatos devem ter até 40 anos de idade e, no mínimo, mestrado concluído e passaporte válido, já que o evento será presencial. Participantes de edições anteriores do BRICS Young Scientists Forum (YSF) não são elegíveis. A indicação de candidatos/submissão de candidaturas deve ser feita até o dia 26 de junho, através do endereço brics@abc.org.br. Serão selecionados quatro representantes brasileiros, um para cada uma das seguintes áreas temáticas: Modernizando a manufatura; Modernizando a agricultura; Modernizando a indústria de mineração; Explorando novas fontes de crescimento: a economia circular. Durante o Fórum, será entregue a sexta edição do Prêmio Jovem Inovador BRICS, cuja candidatura vai até o dia 21 de junho, que teve um vencedor brasileiro em sua quarta edição. Confira todas as informações sobre a Chamada para o Prêmio Jovem Inovador BRICS.

Prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição para o Vestibular Uerj 2024 vai até termina dia 19/6
Vai até 19 de junho o período para solicitar isenção da taxa de inscrição para o segundo exame de qualificação do Vestibular 2024 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A prova será aplicada no dia 3 de setembro e a discursiva em 3 de dezembro. Para solicitar a isenção, o candidato deve atender a condição de carência socioeconômica, definida como ter renda bruta mensal familiar menor ou igual a um salário mínimo, e já ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio. O requerimento da taxa de isenção, o edital e mais informações estão na página do Vestibular da Uerj: www.vestibular.uerj.br

UFRJ assina contrato de concessão para consórcio recuperar o novo Canecão
A UFRJ assinou, na primeira semana de junho, a concessão de 30 anos para o Consórcio Bônus-Klefer explorar o “novo Caneção” equipamento cultural multiuso que ocupará a antiga e icônica casa de shows, em Botafogo. Com isso, a UFRJ devolverá um importante espaço cultural para o Rio. O grupo também será responsável por uma série de contrapartidas à Universidade, entre elas construir um restaurante universitário com capacidade para fornecer duas mil refeições/dia, além de dois prédios acadêmicos no campus Praia Vermelha. Além de atender a demanda da sociedade por um palco de altíssima qualidade acústica naquela região da cidade e oferecer o espaço à classe artística, o “novo Canecão” também será placo para a interação com os cursos da UFRJ na área de direção teatral, música, dança, etc. Luiz Oscar Niemeyer, representante do consórcio Bônus-Klefer, acredita que a comunidade artística brasileira se ressente da ausência do Canecão, um ícone do Rio de Janeiro. As obras devem levar cerca de dois anos. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi contratado pela UFRJ para conduzir a modelagem do processo, que considerou o fato de o local ser patrimônio público, e levou em conta o uso compartilhado entre a Universidade e o Consórcio e as a contrapartida de melhorias e ampliação das infraestruturas. O consórcio venceu a concessão de 30 anos com um lance de R$ 4.350.000,00 e ainda fará intervenções que chegam a R$ 137,7 milhões em todo o projeto, sendo R$ 53,7 milhões nas instalações acadêmicas e R$ 84 milhões na parte cultural. A área total com intervenções tem 15 mil metros quadrados entre as imediações do Shopping Rio Sul, onde ficava o antigo Canecão, e o novo espaço multiuso (próximo ao campo de futebol). A ideia é que esse espaço vire uma nova área pública de lazer. O “novo Canecão” terá formato multiuso, com três mil lugares no módulo “show”, com público em pé, ou 1,5 mil lugares sentados.

Coart abre chamada para interessados em oferecer oficinas artísticas no Centro Cultural da Uerj
A Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação Artística (Coart) da Universidade do estado do Rio de janeiro (Uerj) lançou uma chamada aos interessados em compartilhar seus conhecimentos em aulas abertas às comunidades interna e externa. O objetivo é ampliar o número de cursos oferecidos no próximo semestre nas áreas de Artes cênicas, Artes visuais, Cinema, Dança/atividades corporais, Literatura, Música e Múltiplos saberes. O período de inscrições termina amanhã (16/6). As oficinas serão realizadas no Centro Cultural, localizado no campus Maracanã, de 21 de agosto a 8 de dezembro, contabilizando 30 horas totais. Atendendo a variados perfis de público, acima de 16 anos, os projetos apresentados devem ser claros, coerentes e adequados ao espaço físico e equipamentos disponíveis. O local tem 10 salas em funcionamento e mais de 100 instrumentos que poderão ser utilizados durantes as aulas.Cada curso deve ter no mínimo cinco alunos, e as taxas para participação vão variar de R$ 220,00, para a comunidade interna (alunos, técnicos, docentes e terceirizados) e para professores da rede pública de ensino, a R$ 260,00 para a comunidade externa. As oficinas possuem o caráter de autofinanciamento, ou seja, os próprios pagamentos dos inscritos irão compor a remuneração do proponente, que receberá 85% do montante arrecadado. Acesse as instruções para participar.

Pesquisa da UFF estuda uso de própolis em pacientes no processo de hemodiálise
Segundo o Ministério da Saúde, a Doença renal Crônica (DRC) afeta 1,5% dos brasileiros. Controlar a pressão sanguínea, regular a formação do sangue e dos ossos e equilibrar o balanço químico e de líquidos do organismo são algumas das funções dos rins. Apesar de muito importante para a manutenção da saúde do corpo, esse órgão é expressivamente afetado pelos hábitos de vida e alimentação da atualidade. Em busca de soluções para melhorar a qualidade de vida de pacientes com quadro renal em processo de hemodiálise — procedimento que faz a filtragem do sangue substitui o trabalho dos rins —, a professora Denise Mafra, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), criou uma linha de pesquisa que estuda a nutrição como forma de medicação para pacientes com doença renal crônica. Dentre os principais compostos estudados em busca da melhora do paciente, estão cúrcuma, cranberry, chocolate amargo e própolis. Em recente artigo publicado, a pesquisadora mostrou os dados promissores dos "Efeitos da própolis em marcadores de inflamação em pacientes submetidos à hemodiálise: um ensaio clínico randomizado, duplo-cego controlado". A pesquisa de caráter inovador realizou estudos in vitro e em animais, mostrando que a própolis tem excelentes propriedades anti-inflamatórias, mas nenhum deles foi feito com pacientes que possuem doença renal crônica e fazem hemodiálise. Diante dos resultados promissores, a utilização da própolis como complemento terapêutico para pacientes encaminhados à hemodiálise pode se tornar uma opção viável no futuro. Ainda assim, são necessárias mais pesquisas clínicas para confirmar esses dados, a fim de fornecer uma base científica sólida para a aplicação da própolis como terapia complementar no processo de hemodiálise. Conheça mais sobre o Grupo de Pesquisa em: https://www.instagram.com/nutricaoemnefrouff/

UFRRJ promoverá ‘Semana Rural’ em julho
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Seropédica, vai realizar de 8 a 16 de julho, a Semana Rural, evento para qualificação de produtores rurais e promoção do desenvolvimento de cidades próximas. O evento promoverá o diálogo da Universidade com seu entorno e vai oferecer atividades gratuitas e abertas ao público, como apresentações musicais, feira de produtos orgânicos, artesanato, pedalada ecológica, mostras artísticas, exposição de carros antigos, espaço agroecológico, entre outras. Também faz parte da programação o “Circuito Escolar”, com atividades voltadas para estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas. As vagas são limitadas e as escolas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail semanarural@ufrrj.br. Acompanhe as novidades da Semana Rural 2023 no site e redes sociais do evento no Instagram e Facebook.

Inscrições para a Pós-Graduação em Ciência Animal da Uenf vai até 16/06
Termina amanhã (16/06) as inscrições para Mestrado (23 vagas) e Doutorado (12 vagas) no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O Programa é o resultado da fusão dos programas Ciência Animal da Uenf e Zootecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sendo atualmente o único programa na área de Zootecnia do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições serão exclusivamente por meio eletrônico, de acordo com as regras de cada uma das instituições associadas. O candidato deverá optar no ato da inscrição para somente uma das instituições associadas. Poderão se inscrever candidatos residentes no Brasil ou no exterior e optar somente por um professor orientador. Mais informações do edital AQUI.

IFF inicia preparativos para a 6ª Feira de Oportunidades
Com o objetivo de estreitar a relação entre escolas, empresas e comunidade, o Instituto Federal Fluminense (IFF) irá realizar, dias 21 e  22 de setembro, no Campus Campos, o  Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc). Com apoio Prefeitura do município, também será organizada a 6ª Feira de Oportunidades. O objetivo é criar um espaço de integração entre setor produtivo, comunidade acadêmica e recurso humano especializado. Aberto ao público, o evento reunirá empresas que apresentarão sua área de atuação, assim como seu plano de contratações, para que os estudantes e profissionais possam articular e vislumbrar as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho. Serão realizadas, ainda, palestras técnicas, oficinas e minicursos, além de stands para exposição e apresentação das empresas e das instituições de ensino, em cerca 1.200 metros quadrados de área coberta e 03 auditórios com capacidade de mais de 250 pessoas, disponíveis à programação.  Em 2022, a Feira de Oportunidades reuniu cera de 20 mil visitantes e realizou mais de cinco mil cadastros de currículos.

Instituto Yduqs oferece Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos
O Instituto Yduqs - responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior - está com as inscrições abertas para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A inscrição para o segundo semestre está disponível até o dia 31/7 em um dos campi participantes ou pelo site https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao. As aulas e os materiais didáticos são totalmente gratuitos. Confira a lista abaixo das 14 unidades da Estácio, instituição de ensino superior parceira do programa, em que a iniciativa será ofertada, contemplando as Regiões Sudeste (RJ e São Paulo); Nordeste (Natal e Salvador), Norte (Manaus) e Centro-Oeste (Distrito Federal/Brasília). Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada agora em junho 2022, o Brasil registra 9,6 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais. De acordo com o estudo, 5,6 dos indivíduos brasileiros não sabem ler ou escrever. Diminuir esta estatística é um desafio para o Instituto Yduqs, alinhado ao 4º item dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania. Autonomia para utilizar o transporte público, ir ao banco, ler uma receita gastronômica, entender uma prescrição médica ou apenas desfrutar dos diversos recursos tecnológicos disponíveis hoje - como saber se comunicar nas redes sociais – ainda são exemplos que não fazem parte do cotidiano de uma parcela significativa da população. Com metodologia própria para a alfabetização de jovens e adultos em 100 horas, o programa possui duração de quatro meses e tem início na segunda quinzena de agosto. Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio - como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática - com a participação do corpo docente da instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração. Inscrições e informações no site https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao.

Uerj promove V Seminário da Cátedra Sérgio Vieira Mello
Em celebração do “Dia do refugiado” a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) irá promover, dia 29 de junho, das 9h às 18h, o V Seminário da Cátedra Sérgio Vieira Mello. No Seminário serão apresentados trabalhos de especialistas sobre os deslocamentos humanos e suas inferências socioeconômicas e políticas, além de pesquisas desenvolvidas por graduandos e pós-graduandos a respeito do tema. Organizado pelo professor titular do Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social da Uerj Eduardo Faerstein, e da professora associada do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Uerj, Érica Sarmiento, o evento será realizado nos Auditórios 9043 (9º andar do Bloco F) pela manhã, e 6012 (6º andar do Bloco E) do campus Maracanã. O seminário, que emitirá certificado de participação, é apoiado pelo Laboratório de Estudos de Imigração (Labimi) e pelo Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro. Mais informações pelo email seminariocsvm@gmail.com.

Topo da página