Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 01/06/2023 | Atualizado em: 01/06/2023

Notas – Semana de 1º a 7 de junho de 2023

Produção de heparina de origem bovina é o tema do novo vídeo do Canal da FAPERJ
O vídeo publicado no canal oficial da FAPERJ no YouTube nesta quinta-feira, 1º de junho, mostra o projeto da startup carioca Heptech, que pode representar uma grande mudança na produção de heparina globalmente. Com ação anticoagulante e antitrombótica, a heparina é utilizada há mais de 100 anos e tornou-se um dos medicamentos mais comercializados no mundo. Produzida a partir de extração de tecido animal, 99% da heparina disponível são de origem suína. A China, dona do maior rebanho de porcos do mundo, é o maior fabricante do medicamento, controlando 60% da produção. Essas circunstâncias acabam elevando o preço do produto e deixam os países consumidores sem alternativa. Para se ter uma ideia, só a produção de enoxaparina, que é um medicamento vendido em farmácias, derivado da heparina convencional, movimentou cerca de US$ 8 bilhões em 2020. Daí a importância do projeto da Heptech, que desenvolveu uma heparina de origem bovina de uso seguro, com atividade e estrutura muito semelhantes à da heparina suína. Já foi pedida patente para o produto no Brasil, nos principais mercados consumidores, como os Estados Unidos e a Europa, e nos grandes polos produtores, como a Índia e a China. A partir dessa inovação, os pesquisadores brasileiros deram um passo além e conseguiram desenvolver, pela primeira vez no mundo, uma enoxaparina de origem bovina, e agora estão buscando parceiros na indústria farmacêutica para colocá-la no mercado. O vídeo, gravado no Laboratório de Tecido Conjuntivo (Labtec), no Hospital Universitário da UFRJ, traz entrevistas com os diretores e sócios-fundadores da Heptech, os bioquímicos Rafael Aquino e Eduardo Vilanova, e o farmacêutico industrial, Stephan Nicollas de Oliveira. Eles contam tudo sobre este trabalho que une pesquisa e empreendedorismo. O projeto é apoiado pela FAPERJ por meio do programa Startup Rio e do edital Pesquisador na Empresa. Entre no canal da Fundação no YouTube, se inscreva e confira esse novo vídeo: https://www.youtube.com/c/faperjoficial

INCTMat abre chamada de apoio a eventos científicos presenciais
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), em parceria com a FAPERJ e o com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), acaba de lançar uma chamada pública de Apoio a Eventos Científicos Presenciais, a serem  realizados no Brasil, entre janeiro e junho de 2024. A iniciativa visa a promoção e divulgação da matemática e suas aplicações e vai conceder auxílio financeiro de R$ 20 mil por evento para uso exclusivamente com pagamento em diárias aos participantes. A seleção vai priorizar eventos que reflitam de forma adequada a diversidade de gênero e regional da comunidade matemática no Comitê Científico, Comissão Organizadora e relação de palestrantes. As inscrições vão até 30 de junho por meio do envio da documentação descrita no edital para o endereço eletrônico inctmat@impa.br e do formulário online. As propostas serão analisadas pelo Comitê Gestor do INCTMat e o resultado divulgado até 29 de setembro de 2023. Consulte o edital aqui.

Suzana Leitão é laureada com o Prêmio Professor Fernando de Oliveira
A farmacêutica Suzana Guimarães Leitão, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista do programa Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, foi laureada com o 3º Prêmio Professor Fernando de Oliveira. O Prêmio é um reconhecimento da Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) pela contribuição acadêmica de Suzana nesta área do conhecimento no Brasil e foi entregue durante o XIV Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, que foi realizado em São Luís, de 23 a 26 de maio. Atualmente, ela é Vice-Diretora da Faculdade de Farmácia da UFRJ. Suzana possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e mestrado (1989) e doutorado (1992) em Química de Produtos Naturais pela universidade. Fundou, em 1996, o Laboratório e Fitoquímica e Farmacognosia na Faculdade de Farmácia, UFRJ. Tem experiência na área de Química dos Produtos Naturais e Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento e identificação de produtos naturais bioativos, plantas medicinais e fitoterápicos, química de plantas da família Verbenaceae, óleos essenciais e etnofarmacologia.

UFF promove evento sobre Mídia, Juventude e Suicídio
O Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF) promove nos dias 27 e 28 de junho o evento “Mídia, Juventude e Suicídio: uma abordagem multidisciplinar nas trilhas da Comunicação-Educação” para debater principalmente o papel da mídia e da educação sobre esta questão. O encontro, apoiado pela FAPERJ por meio do programa de Apoio a Organização de Eventos, reunirá profissionais de diversas áreas e instituições que através de painéis temáticos e oficinas vão propor reflexões sobre o assunto e possíveis avanços sobre a forma de atuação dos meios de comunicação diante deste grave problema de saúde pública. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recentemente alertou para o aumento do número de casos de suicídio entre jovens na faixa de 15 a 29 anos. Segundo a entidade, no Brasil o suicídio é a terceira maior causa de morte nesta faixa etária. Reconhecendo o papel relevante da mídia neste processo, a OMS publicou em 2000, em Genebra, um manual de conduta para profissionais dos meios de comunicação sobre o tratamento adequado na cobertura jornalística e na publicidade de notícias envolvendo o suicídio. O evento acontece nos dias 27 e 28 de junho, das 9h às 18h, no auditório Macunaíma, no Bloco B, do Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ. A programação completa está disponível aqui. Para inscrições gratuitas, acesse aqui.

Equipe do Laser/UFRJ constrói primeira armadilha de íons do Brasil
O grupo do Laboratório de Super-Espectroscopia do Rio (Laser), do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), construiu a primeira armadilha de íons do Brasil, sendo a primeira armadilha de Penning da América do Sul. O trabalho foi publicado na Communications Physics, do portfólio Nature, e é de acesso aberto. Utilizando variações da técnica de Sublimação de Matriz de Isolamento desenvolvida pelo grupo da UFRJ, os autores produziram e aprisionaram ânions, cátions e elétrons frios. A técnica tem potencial aplicações em física fundamental nas pesquisas com antihidrogênio e para medidas de massa de neutrino; formação molecular em meio interestelar; e elétrons polarizados para informação quântica e estudo da homoquiralidade das moléculas biológicas. Ânions frios de hidrogênio, H^- são de grande interesse para pesquisa com antihidrogênio desenvolvida na colaboração Alpha, no Cern, da qual o grupo Laser é fundador. A colaboração Alpha realizou a medida mais precisa sobre antimatéria, com 12 algarismos significativos, por espectroscopia a laser na transição 1S-2S do anti-H. Carregar H na mesma armadilha magnética de anti-H, uma das motivações desse trabalho, permitirá ao Alpha comparações entre matéria e antimatéria com maior precisão. A medida testa a simetria fundamental da Física chamada CPT (conjugação de carga, paridade e reversão temporal), na busca de descobrir mecanismos que expliquem a ausência de antimatéria primordial no Universo, por exemplo. Uma amostra de H^- pode ser produzida e aprisionada, num equipamento similar ao da UFRJ reproduzido no CERN, e depois guiada para dentro da armadilha de anti-H do Alpha. Em seguida, os H^- podem ser tornados neutros por um pulso de laser que retira o elétron extra, gerando uma amostra fria H e permitindo seu aprisionamento magnético na armadilha do Alpha. O estudo, que contou com apoio da FAPERJ por meio do Programa de Apoio a Projetos Temáticos e tem como coautor Rodrigo Lage Sacramento, Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ,  agora se dedica a otimizar o processo de produção e aprisionamentos dos íons e elétrons, aumentando o número de partículas aprisionadas e buscando energias bem abaixo de 25 meV (equivalente à temperatura ambiente). Segundo o coordenador do projeto, o Cientista do Nosso Estado da FAPERJ Claudio Lenz Cesar, uma nova versão da armadilha, em construção, com acesso óptico e possibilidade de detecção simultânea de cargas positivas e negativas, permitirá estudos por espectroscopia a laser de íons aprisionados e produção de moléculas em baixas temperaturas a partir de cátions e ânions frios.

Uerj lança editais para oferta de tecnologia
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está lançando, pela primeira vez, editais de oferta tecnológica. O objetivo é levar ao mercado ativos intelectuais desenvolvidos pela instituição, como patentes e programas de computador, promovendo capacitação e autonomia a empresas nacionais. Até 16 de julho, empresas interessadas em adquirir licença para uso de tecnologias desenvolvidas pela Uerj podem se inscrever na concorrência. São dois editais, que diferem conforme a modalidade de transferência, que pode ser exclusiva - somente um receptor poderá adquirir a licença da tecnologia ou, não exclusiva - vários receptores podem adquirir a licença. Cada pessoa jurídica pode, inclusive, pleitear mais de uma licença, pois não há limite ao número de objetos. Informações sobre os procedimentos de inscrição e as etapas da seleção ao Núcleo de Inovação e Tecnologia da Uerj (NIT) podem ser obtidas pelo e-mail inovuerj@sr2.uerj.br. Os editais estão disponíveis no Portal Uerj e no site InovUerj. Os resultados parcial e final serão divulgados por meio do Diário Oficial e, também, no site InovUerj.

Mast lança exposição virtual para divulgar acervo institucional
Para apresentar parte de seus acervos arquivísticos relevantes para a história da ciência e tecnologia do país, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), através dos bolsistas do Programa de Capacitação Institucional/PCI da Coordenação de Documentação e Arquivo lançam, dia 6 de junho, às 10h, a exposição virtual "O arquivo do Mast e a memória da Ciência e Tecnologia Brasileira". A apresentação será transmitida pelo canal Mast no Youtube. O objetivo é que a exposição funcione como ponto de acesso aos mais diferentes públicos, para que possam conhecer a ampla documentação guardada pela instituição. Fazem parte da exposição textos explicativos e imagens de documentos importantes sobre os temas retratados. Para facilitar o acesso, a mostra é setorizada por temas: "Arquivos de Mulheres Cientistas', "Observatório Nacional", "Físicos e Energia Nuclear", "Maurice Bazin e o povo Tuyuka" e "Helmut Sick, os objetos e a ornitologia". Posteriormente, outras categorias serão incluídas na mostra, aumentando a quantidade de assuntos abordados. A exposição faz parte da programação que o Mast apresenta na 7ª Semana Nacional de Arquivos e o endereço do site será revelado no dia do lançamento.

Observatório do Valongo oferece visitas noturnas gratuitas para observar os astros no céu
Primeira instituição a oferecer graduação em Astronomia no Brasil, o Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem tentado aproximar a sociedade da área. Para isso, vem promovendo sessões astronômicas em que é possível contemplar os astros à noite através de telescópios, com o auxílio de professores e estudantes do curso. A atividade é gratuita, aberta ao público e ocorre todas às quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, no campus da unidade, no Centro do Rio. A observação faz parte do projeto de extensão Observatório do Valongo de Portas Abertas e depende das boas condições do tempo. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer telescópios históricos, observar o céu e conversar com astrônomos e estudantes do OV sobre a Astronomia. A visitação noturna recebe em média 40 pessoas por semana e não precisa ser agendada, com exceção das excursões escolares. Além da visita noturna para observação, é possível conhecer o campus, o acervo museológico, as cúpulas e outros espaços do OV de terça a sexta-feira, das 13h às 16h. Grupos escolares e de turismo devem agendar visitas pelo e-mail: extensao@ov.ufrj.br

UniRio recebe seminário sobre o Novo Ensino Médio
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) irá promover no dia 2 de junho o quarto seminário “Ensino Médio - o que as pesquisas têm a dizer?”. O evento acontecerá de forma presencial no Auditório Tércio Pacitti (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo canal da ANPEd e retransmissão pelo canal do Ministério da Educação. O objetivo é fomentar o debate entre especialistas e dar visibilidade à pesquisa recente sobre o tema como subsídio à consulta pública realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O encontro terá a presença de Alice Casimiro Lopes (Uerj), Fernando Cassio (UFABC), Eliza Bartolozzi (Ufes), Teodoro Zannardi (PUC-MG) e Pedro Mara, professor e ex-diretor de escola da rede estadual. A mediação será feita por Maria Luiza Sussekind (UniRio). A ANPEd produzirá um relatório e o MEC, como observador, busca colher subsídios para a formulação de nova proposta para a área. Serão cinco encontros ao todo. Depois do Rio de Janeiro, o último seminário será realizado na Universidade de Brasília. A consulta pública do MEC (clique aqui para acessar a plataforma) tem previsão de seguir até o dia 6 de junho. 

Uenf tem inscrições abertas para Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais
O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) divulgou processo seletivo para mestrandos e doutorandos, com início das atividades em agosto de 2023. Serão disponibilizadas 17 vagas para o mestrado e 10 para o doutorado, nas diversas linhas de pesquisa do Programa. Mais informações aqui. Para acessar o edital clique aqui.

Uerj apresenta a exposição fotográfica ‘Olhares para o Oceano’ 
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) inaugura às 17h da próxima segunda-feira, 5 de junho, a exposição "Olhares para o Oceano", que estará aberta gratuitamente ao público na Galeria da Passagem (COART/Uerj Maracanã) até 5 de julho, das 9h as 21h. A exposição é fruto do Concurso fotográfico homônimo, que teve seu lançamento durante o Evento "Agenda 2030 na UERJ – ODS 14 e a Década das Ciências Oceânicas". Neste concurso concorreram 123 artes, e foram escolhidas as 13 fotos mais votadas pelo comitê avaliador que considerou principalmente a diversidade de olhares sobre o tema "Oceano", a excelência das fotografias e o diálogo entre as linguagens poéticas e documental, com uma visão crítica sobre a realidade do meio ambiente expresso em cada uma das imagens. O Coral Altivoz vai se apresentar durante a inauguração. O evento contou com financiamento da FAPERJ por meio do Auxílio a Eventos (APQ2) e com o apoio das Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão e Faculdade de Oceanografia da Uerj.

Casa de Rui Barbosa e Minc retomam seminário internacional de políticas públicas
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e o Ministério da Cultura (Minc) anunciam a retomada do Seminário Internacional de Políticas Culturais da Fundação. A 12ª edição do evento, referência nacional e internacional no campo dos estudos e pesquisas relacionadas as políticas culturais, ocorrerá em entre 16 a 20 de outubro. De 5 de junho a 14 de julho, o Setor de Pesquisa de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa e a cátedra da Unesco de Políticas Culturais e Gestão receberão propostas para apresentação de trabalhos no XII Seminário Internacional de Políticas Culturais. O objetivo do seminário é a apresentação e discussão de trabalhos que promovam a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais que atuem ou tenham como objeto de estudo as políticas culturais. Mais informações aqui

Alunas da Faetec conquistam prêmio internacional
As alunas Eloah Marvila e Rebeca Apolinário, da Escola Técnica Estadual (ETE) Henrique Lage, instituição vinculada à rede Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), foram premiadas na maior feira internacional de Ciências e Engenharia, de nível pré-universitário: a Regeneron ISEF-2023. O evento, realizado em Dallas, nos Estados Unidos, conta com a participação de milhares de jovens de 56 países. Sob orientação do professor Altair Martins, a dupla é responsável por criar um equipamento para auxiliar na correção da síndrome do pé caído, caracterizada pela incapacidade de flexionar o dorso do pé. O prêmio concedido pelo Rei da Arábia é de uma ajuda no valor de $400, mais uma Bolsa integral para estudar na King Fahd University of Petroleum and Minerals (KFUPM) a mais renomada universidade na Arábia Saudita. Saiba mais aqui.

IFF Guarus e Projeto Capivara promovem Caminhada Ambiental
O Projeto Capivara e o Instituto Federal Fluminense (IFF) de Campos Guarus irão promover uma "Caminhada Ambiental” no dia 3 de junho. O projeto Capivara quer se juntar à comunidade externa e interna do IFF para debater as questões ambientais, com foco na bacia hidrográfica do baixo Paraíba do Sul: sua importância e ameaças. O projeto integra as comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado em de 5 de junho. O ponto de partida será o campus Campos Guarus, localizado na Av. Souza Mota, 350, a partir das 7h, com previsão de saída às 7h45min. O trajeto será feito pela BR 101 e cruzará a ponte General Dutra em direção ao Cais da Coroa, às margens do rio Paraíba do Sul. O retorno está previsto para às 11h, com previsão de chegada no campus às 11h30. Ao longo do trajeto de ida e volta temas específicos serão debatidos, como arborização urbana e biodiversidade, além de um momento de pausa para contemplação do Paraíba do Sul. No Cais da Coroa Grande haverá a coleta do lixo disposto irregularmente no local, que será separado e quantificado, e também serão debatidos aspectos sobre a pesca e a poluição do rio. Mais informações aqui.

Topo da página