Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 25/05/2023 | Atualizado em: 25/05/2023

Notas - Semana de 25 a 31 de maio de 2023

Novo vídeo do Canal da FAPERJ mostra projeto que dará maior mobilidade a usuários de cadeiras de rodas
Mobilidade urbana é o tema do vídeo publicado nesta quinta-feira, 25 de maio, no canal oficial da FAPERJ no YouTube. A produção mostra o “Rodar sem limites”, projeto desenvolvido por pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), cujo objetivo é dar maior estabilidade e segurança às pessoas que utilizam cadeiras de rodas, permitindo a elas rodar melhor em qualquer tipo de piso e desfrutar dos espaços de lazer. A instalação de um extensor transforma uma cadeira de rodas convencional em um sistema de triciclo, mais estável, tanto para a realização de atividades do dia a dia, como para a prática esportiva. O equipamento, de baixo custo de produção, permitirá que um grande número de pessoas com deficiência, usuárias de cadeiras de rodas, e aquelas que as utilizam de forma temporária tenham acesso a essa tecnologia de forma compartilhada. A proposta é que os extensores, que podem ser acoplados a qualquer tipo de cadeira, sejam disponibilizados por meio de aluguel, como já é feito com bicicletas. Após realizar as etapas de design, modelagem e simulações 3D, a equipe do Instituto fabricou um protótipo do extensor. Em maio foram iniciados testes biomecânicos em plataformas de força, no Centro de Estudos do Movimento do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Inclusão (Latai/INT), em Maricá, para avaliar aspectos como dirigibilidade, equilíbrio e segurança. Em breve, serão realizados ensaios com cadeirantes. O vídeo traz entrevistas com a coordenadora do projeto, Carla Guimarães, pesquisadora do Latai/INT; com Luis Ferro, engenheiro da Divisão de Design Industrial do INT; e com Joan O'Connor, engenheiro mecânico da Divisão de Materiais (Dimat/INT). O “Rodar sem limites” conta com recursos do Programa de Apoio a Projetos Científicos e Tecnológicos em Mobilidade Urbana da FAPERJ. Entre no canal da Fundação, se inscreva e confira todos os detalhes deste projeto: https://www.youtube.com/c/faperjoficial

Professora da UFRJ, JCNE da FAPERJ, vence prêmio Mulheres Brasileiras na Química na categoria Academia
A professora do Departamento de Biotecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Evelin Manoel acaba de ser contemplada como "Líder Acadêmica’, no 6º Prêmio Mulheres Brasileiras na Química 2023. Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Evelin Andrade integra o Comitê Institucional CNPq-PIBIC/UFRJ, representando o Centro de Ciência e Saúde da UFRJ. A professora tem experiência nas áreas de Química Orgânica, Bioquímica e Engenharia Bioquímica com ênfase em Bioquímica e Biotecnologia aplicada a Fármacos e Cosméticos. Além disso, ela é editora e revisora de vários periódicos da área. Recentemente, Evelin registrou uma patente para a produção de um novo medicamento. O prêmio também contemplou a professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) Joyce Kelly Rosário da Silva, na categoria “Líder Emergente”. Com 100 artigos publicados, Joyce desenvolve estudos em produtos naturais com foco na composição química e propriedades biológicas de óleos essenciais da Amazônia, compostos voláteis produzidos por plantas durante interações ecológicas e biologia molecular de plantas. Na categoria “Líder na Indústria” a vencedora foi Aline Machado de Castro, da Petrobras. Engenheira Química, mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos e doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Aline é autora de 108 artigos científicos indexados e inventora de 24 famílias de patentes. Suas pesquisas são baseadas no desenvolvimento de processos sustentáveis para a indústria, incluindo rotas para biorrefinarias, reciclagem de plásticos e captura e conversão de CO². Além de atuar como profissional sênior e consultora da Petrobras, a pesquisadora é autora de livros infantis sobre educação ambiental e colabora com escolas e ONGs em projetos sociais de divulgação científica. Promovido desde 2018 pela American Chemical Society (ACS) e pela Sociedade Brasileira de Química, o Prêmio Mulher Brasileira em Química tem o objetivo de promover a igualdade de gênero na química e áreas afins.

Festas da Abolição no Rio de Janeiro são tema de livro apoiado pela FAPERJ
A professora de História do Brasil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Renata Moraes acaba de lançar o livro “As festas da abolição no Rio de Janeiro (1888-1908)”, pela Editora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o apoio do Programa de Apoio à Editoração da FAPERJ. A obra demonstra como as comemorações do 13 de maio de 1888 e ao longo da Primeira República criaram a possibilidade de novos tempos para os contemporâneos, especialmente para aqueles que experimentaram o acontecimento como vitória, expectativa e esperança. A pesquisadora, doutora em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ, consultou registros de 100 anos de história localizados em jornais de intelectuais, músicos, artistas e moradores da Cidade, em fotografias, livros e poesias. Apresenta informações sobre a mobilização que envolveu o primeiro grande movimento social do Brasil e mostra como as festas cívicas da Abolição, tanto nas semanas em torno do 13 de Maio de 1888 quanto ao longo da Primeira República, foram locais de muitas ações de agentes sociais diversos, inclusive ex-escravizados, e suas muitas bandeiras políticas por direitos, significados e memórias. Adquira o livro aqui.

Hospital Pedro Ernesto oferece atendimento gratuito para pacientes com dores de cabeça
O Ambulatório de Neurologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atende gratuitamente pessoas que sofrem com cefaleia, mais conhecida como dor de cabeça. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), aproximadamente 17% da população mundial é afetada regularmente por dores de cabeça e a cada 10 pessoas, pelo menos duas sofrem de enxaqueca, um dos tipos de cefaleia, doença que atinge 17% da população mundial. Desde 2013 cerca de 60 pessoas por mês procuram o atendimento no ambulatório, que oferece o tratamento agudo, com medicação apropriada para os casos de crise, e o tratamento profilático, focando na prevenção, empregando técnicas de relaxamento e trabalhando a mudança de hábitos que desencadeiam a cefaleia. É necessário analisar a história clínica do paciente para determinar a origem do mal-estar e qual a melhor linha de tratamento. A gama de causas da cefaleia também é bastante variada e pode incluir, entre outros, condição genética, desidratação, má alimentação, privação de sono, estresse, uso de drogas recreativas, infecções virais, barulhos altos, ferimentos na cabeça, problemas dentários e, no caso das mulheres, a menstruação. Além disso, a automedicação e o abuso de analgésicos e anti-inflamatórios podem desregular o organismo, sobrecarregando órgãos como estômago e rins. As inscrições para consultas no Ambulatório são feitas somente através do SISREG, o Sistema Nacional de Regulação, disponibilizado pelo Ministério da Saúde pelo link:  https://web2.smsrio.org/portalPaciente/#/.

Pesquisador contemplado pela FAPERJ vence prêmio da Rede de Estudos Rurais
O cientista social Marco Antonio dos Santos Teixeira, ex-bolsista de Mestrado Nota 10, Doutorado e Doutorado Sanduíche, da FAPERJ, foi o vencedor do Prêmio Maria de Nazareth Baudel Wanderley, concedido pela Rede de Estudos Rurais. Desenvolvida a partir de Tese de Doutorado “Contag: 1963-2023: ações de reprodução social e formas de ações coletivas” (Mórula, 2023), orientada pelo professor Breno Bringel, a obra sistematiza o percurso dos 60 anos da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e traz uma reflexão sobre a atuação de movimentos sociais a partir da caminhada histórica da entidade. O trabalho aborda as diferentes conjunturas ao longo desse tempo e as variadas formas de ação da confederação, cuja atuação sempre buscou se pautar pelo diálogo amplo, plural, mas sem perder o sentido fundamental de sua missão e razão de existir — a defesa dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. Marco Teixeira foi o autor da melhor tese de doutorado defendida, entre julho de 2018 e de 2021, em programas de pós-graduação vinculados à área de Ciências Humanas e Interdisciplinares, cuja centralidade do estudo é o mundo rural brasileiro. Atualmente, ele se dedica ao pós-doutorado no Instituto de Estudos Latino-Americanos (LAI) da Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim), na Alemanha. Ele é coordenador científico do Grupo de Pesquisa Food for Justice: Power, Politics and Inequalities in a Bioeconomy (2019-2024), financiado pelo Ministério de Educação e Ciência da Alemanha (BMBF). Assista ao evento de lançamento aqui.

Mast cria Portal de História da Ciência e da Tecnologia
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) anunciou o lançamento do novo Portal de História da Ciência, organizado pela pesquisadora Heloisa Gesteira e os bolsistas Anderson Antunes e Mariza Bezerra. Interativo, o portal permite que o público em geral possa consultar não só documentos importantes para o desenvolvimento das ciências, mas a análise, por especialistas da área, do que aquele documento representou. O projeto foi contemplado pelo edital da FAPERJ "Ciências de Observatório: 200 anos de observação do céu e da terra". Por isso, num primeiro momento, a maioria dos documentos inseridos na base de dados explora as atividades de uma das primeiras instituições criadas no Império do Brasil pelo decreto de outubro de 1827, o Observatório Astronômico, posteriormente Imperial Observatório do Rio de Janeiro e hoje Observatório Nacional. Mas o portal será alimentado permanentemente e com possibilidade do trabalho em rede, não só por especialistas do Mast mas também por meio de colaboradores de outras instituições de pesquisa por meio de parcerias futuras. O projeto busca relacionar o campo da História da Ciência à História do Brasil com a proposta de refletir sobre como aspectos das ciências e da tecnologia presentes em nosso cotidiano. Para conhecer o site, acesse http://phct.mast.br/

Instituto de Aplicação da Uerj oferece cursos gratuitos de ensino básico e pré-vestibular para jovens, adultos e idosos
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está com inscrições abertas até 12 de junho para o Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (ProejaiCAp-Uerj). Pessoas que queiram ampliar seus conhecimentos relativos aos ensinos fundamental I e II e médio ou cursar o pré-vestibular comunitário podem se inscrever, pelo site do Prossim Uerj ou presencialmente na sede da escola, no Rio Comprido. Para participar, é preciso idade mínima de 15 anos. São oferecidas 220 vagas, incluindo as reservadas a estudantes comprovadamente carentes (renda bruta mensal familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo), que sejam oriundos da rede pública, negros, pardos e indígenas, LGBTQIAP+ ou pessoas com deficiência, além de técnicos administrativos, filhos de técnicos e filhos de docentes da Uerj. O sorteio público será realizado em 21 de junho. Já o início das aulas, que vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h30, está previsto para o dia 3 de julho. O curso será dividido em blocos equivalentes ao ensino regular, com duração projetada de um ano cada, dividido em três trimestres, mas que podem ser reduzidos ou estendidos de acordo com o desenvolvimento individual do aluno. Por tratar-se de um programa em fase experimental, o ProejaiCAp-Uerj não emitirá certificado de conclusão ou diploma. No entanto, haverá declaração de participação aos cursistas regularmente matriculados. Além disso, aqueles que manifestarem interesse e tiverem direito serão inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Outras informações estão disponíveis no edital de seleção.

Plataforma de filmes Fiocruz chega a 250 obras nos 35 anos da VideoSaúde
No mês em que a VideoSaúde, distribuidora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), completa 35 anos de atividades, a Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde-Fiocruz, que reúne uma ampla diversidade de obras sobre temas de saúde coletiva e ciência e tecnologia, chega a 250 obras audiovisuais disponíveis gratuitamente. Para comemorar a data, no dia 20 de maio, ainda está previsto o lançamento do "Plano de digitalização dos documentos videográficos da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz". O documento, que será lançado até o fim de junho, estará disponível em acesso aberto no Repositório Institucional da Fiocruz (o Arca) e estabelece diretrizes baseadas em normas e padrões reconhecidos internacionalmente no campo da preservação digital para a criação de representantes digitais dos documentos videográficos da distribuidora. Na área de produção, a novidade fica por conta do esperado documentário sobre a Emergência Sanitária de Importância Nacional (Espin) Yanomami, que em abril levou a equipe da VideoSaúde a Roraima. Na área da distribuição, são realizadas várias estratégias voltadas para ampliar o acesso às produções audiovisuais em saúde, como a promoção de parcerias com realizadores independentes e instituições públicas e privadas. Para coroar a data será lançado um pacote de produções que amplia o acervo e reafirma a Plataforma de Filmes Fiocruz como um espaço de referência em comunicação pública. Acesse aqui todos os links dos produtos.

Direito das mulheres à cidade é tema de livro
A professora Rossana Tavares Brandão, da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) irá lançar, durante o XX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Enanpur), que será realizado de 22 a 26 de agosto no Campus na Universidade Federal do Pará (UFPAR), em Belém, o livro "Feminismurbana: um projeto teórico político". A obra, organizada em parceria com a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Fau/Ufal), Diane Helene Ramos, aborda a questão do direito das mulheres à cidade, trazendo à tona múltiplas camadas de exclusão e desigualdades que marcam de uma forma muito diversa a experiência concreta de homens e mulheres no ambiente urbano. Além disso, o livro, editado pela Letra Capital, dá visibilidade e tenta esclarecer uma das dimensões mais ocultas e persistentes da violência de gênero, que é um elemento estruturador na relação das mulheres com a cidade. O estudo contou com recursos do Edital Auxílio ao Pesquisador Recém-Contratado, da FAPERJ, para o desenvolvimento do projeto "Corpos e práticas espaciais e os conflitos urbanos e socioambientais generificados nas centralidades da metrópole do Rio de Janeiro". O lançamento também celebra os 10 anos do blog Feminisurbana (http://feminisurbana.wordpress.com).

Faculdade de Letras da UFRJ recebe inscrições para cursos de idiomas abertos à comunidade
Seguem até 6 de junho as inscrições para os Cursos de Línguas Abertos à Comunidade (Clac), projeto de extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que existe desde 1988.  O objetivo do Clac é oferecer o ensino de línguas como inglês, espanhol, francês, alemão e italiano à sociedade, incentivando a troca de saberes entre os graduandos e a comunidade. As inscrições para o segundo semestre de 2023 podem ser feitas pelo site. Para a inscrição, é necessário que o candidato seja maior de 16 anos e possua CPF próprio − estrangeiros poderão utilizar o número do passaporte somente se não possuírem CPF. Os cursos contam com uma taxa de semestralidade única no valor de R$ 700,00, sendo possível o pedido de isenção aos sorteados para as turmas de nível inicial nos grupos: beneficiários do Cadastro Único; estudantes com bolsa integral (100%) Pronatec/Prouni; residentes de uma das comunidades do entorno da UFRJ − campus Cidade Universitária (Vila Residencial ou Complexo da Maré); aluno  ativo da graduação da UFRJ com Bolsa Auxílio Permanência, Bolsa Auxílio Moradia ou Bolsa Auxílio PCD; residentes do alojamento da Universidade; alunos da FL – somente para os Cursos de Oficina de Língua Portuguesa e de Redação; servidores e trabalhadores terceirizados da FL.

Aniversário do Museu da Vida Fiocruz celebra povos originários
O Museu da Vida Fiocruz, em parceria com a Aldeia Maracanã, festeja 24 anos de fundação com um evento especial. O 'Aniversário do Museu da Vida Fiocruz 2023: Aprendendo com os povos originários' acontece no campus Fiocruz Manguinhos entre os dias 25 e 27 de maio, com entrada gratuita e uma programação comemorativa. O destaque fica para as atividades do dia 27, quando o Museu abre ao público em esquema de visitação livre num sábado pela primeira vez este ano. Durante três dias os visitantes poderão mergulhar na cultura indígena, participando de oficina de grafismo corporal, de tupi-guarani, de contação de histórias, feira de artesanato e medicinas da floresta e apresentação de cânticos. Os visitantes também vão poder conferir exposições, peças teatrais, atividades ao ar livre e muito mais. O público também poderá partilhar da visão e do conhecimento dos indígenas que ocupam a Aldeia Maracanã, aldeia urbana que reúne povos de várias etnias e se localiza no bairro do Maracanã, Zona Norte do Rio de Janeiro. Há ainda a Universidade Pluriétnica Indígena Aldeia Maracanã, que cultiva e promove o compartilhamento de conhecimentos tradicionais. O Museu da Vida Fiocruz fica localizado na Avenida Brasil, 4365, Manguinhos. A entrada é gratuita e a visitação é livre. No dia 27 o Museu estará de portas abertas para receber todos os visitantes.

Universidades brasileiras participam de estudo com a Universidade de Harvard
Com o objetivo de entender os atrativos dos alimentos processados, a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Universidade de Harvard desenvolveram um estudo colaborativo. Atrativos, práticos e baratos, os alimentos ultraprocessados são muito consumidos na nossa sociedade. Intitulada Ultra-Processed foods elicit higher approach motivation than unprocessed and minimally processed foods, a pesquisa mostra como os esses alimentos despertam emoções positivas e intensas nos indivíduos, que são induzidos ao consumo em larga escala. O estudo interdisciplinar ressalta que as características sensoriais dos alimentos ultraprocessados - concentrados em açúcar e gordura - ativam o nosso sistema emocional. De cor intensa, formato simétrico e, em muitos casos, ultracrocância, eles ainda contam com ampla divulgação através do marketing. Outro aspecto relevante é que a produção e o consumo dos ultraprocessados têm impactos negativos tanto para a natureza quanto para a saúde dos indivíduos. No primeiro caso, há a emissão de gases poluentes, o desmatamento e a produção de embalagens que geram resíduos; no segundo, podem desencadear problemas de saúde como obesidade, diabetes, hipertensão, câncer e doenças crônicas degenerativas. Saiba mais aqui.

UniRio recebe mestrandos da Bélgica para estágio curricular
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) irá receber quatro alunos do mestrandos da Universidade de Gent (Bélgica), em mobilidade acadêmica no Instituto de Biociências até o dia 7 de junho. Os visitantes são discentes do Mestrado Internacional em Biodiversidade Marinha e Conservação (IMBRSea), oferecido por um consórcio de instituições europeias e sediado na universidade belga. Eles estudam tatuís, caranguejos, tartarugas, peixes recifais, dinoflagelados, pulgas da praia e nematoides. Na UniRio participarão das atividades de quatro laboratórios vinculados ao Departamento de Ecologia e Recursos Marinhos, além de saírem a campo para a Praia Vermelha e a Praia de Fora, na Urca, e para a cidade de Arraial do Cabo, no litoral fluminense. A professora Tatiana Fabricio Maria, atual chefe do departamento, é a coordenadora do projeto de intercâmbio. Também participam da iniciativa os docentes Rafael Fortes, Silvia Nascimento e Betina Kozlowsky Suzuki. Esta é a primeira vez que a UniRio recebe discentes por meio do convênio com o IMBRSea. Ao todo, são quatro mestrandos: três franceses e uma norte-americana. Os intercambistas passarão sete semanas no Brasil. De acordo com Tatiana, a intenção é dar continuidade ao projeto, recebendo novos pesquisadores a cada ano.

Inscrições para Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal na Uenf vão até 16 de junho
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal (PPGBV), credenciado pela CAPES com nota 5, lançou edital de seleção com abertura de vagas para o segundo semestre de 2023. Serão oferecidas nove vagas para o Mestrado e sete para o Doutorado. As inscrições podem ser feitas pelo email pgbv.secretaria@uenf.br. Veja o edital aqui. Mais informações podem ser obtidas no site do Programa aqui.

Topo da página