Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 23/03/2023 | Atualizado em: 30/03/2023

Notas - Semana de 23 a 29 de março de 2023

Projeto de comunicação digital da PUC-Rio na Rocinha é o tema do novo vídeo do canal da FAPERJ no Youtube
No ar desde esta quinta-feira, 23 de março, o mais novo vídeo do canal da FAPERJ no YouTube mostra como foi o projeto “Fala Prá Gente!”, da PUC-Rio, cujo objetivo foi levar conhecimento sobre comunicação digital para empreendedores, moradores e lideranças da Rocinha. Um dos contemplados pelo edital “Rocinha - Favela Território Inteligente”, lançado pela Fundação em 2021, o projeto multidisciplinar envolveu os departamentos de Comunicação Social e de Serviço Social, além da plataforma digital de conteúdo ECOA PUC-Rio. A iniciativa também contou com parceiros locais, como o Jornal Fala Roça e o Museu Sankofa – Memória e História da Rocinha. O vídeo traz entrevistas com professores e alunos, que relatam como foi esse trabalho de extensão universitária, que contou com aulas de empreendedorismo, comunicação e tecnologia, e com trocas de conhecimento recheadas com muitas histórias de vida dos moradores da comunidade. Além de contribuir para alavancar a geração de renda e os negócios locais, o projeto produziu resultados complementares, como a criação de um curso de comunicação digital disponível para os interessados; a implantação de um banco de talentos para divulgar as atividades empresariais e culturais da região; e a produção de uma websérie sobre lideranças femininas em favelas e periferias. Entre no canal da FAPERJ, se inscreva, e confira as ações do projeto “Fala Prá Gente!”: https://www.youtube.com/c/faperjoficial.

Uerj promove série de seminários do Conecta-Rio
O Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) irá promover, a partir de abril, o Seminário de Integração Conecta Uerj-Rio, que conta com apoio da FAPERJ por meio do Programa de Apoio a Eventos Científicos. A iniciativa da Universidade visa apoiar os municípios do interior do estado através da cartografia das vocações e demandas para a solução de problemas. O objetivo geral do Conecta Uerj-Rio é a identificação de oportunidades de novos projetos voltados para soluções nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, gestão pública e desburocratização, tecnologias, infraestrutura, questões sociais e turismo, trazendo desenvolvimento econômico e social para as cidades envolvidas no encontro. Serão realizados oito seminários regionais de integração nas oito regiões administrativas do estado: Metropolitana, Noroeste, Norte, Baixadas Litorâneas, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba e Costa Verde. O primeiro encontro será em Nova Friburgo, na Região Serrana, dias 11 e 12 de abril, com apoio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo. Ao final dos oito encontros será apresentado ao governo do estado um resultado consolidado. Saiba mais aqui.

Agência de Inovação da UFF divulga nova edição do Programa de Incubação de Empresas
A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi/UFF), através da Agência de Inovação (Agir), tornam pública a abertura das inscrições no processo seletivo para ingresso no Programa de Incubação de Empresas nos municípios de Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio das Ostras e Volta Redonda, nas modalidades Residente ou Virtual. Serão aceitas propostas de inovação tecnológica de pessoas físicas e jurídicas, cujas equipes tenham dois ou mais membros, em todos os estágios de desenvolvimento do projeto: desde a concepção da ideia até empresas já estabelecidas no mercado que queiram desenvolver um novo projeto. O período das inscrições vai até 16 de abril e o edital pode ser acessado em https://incubadora.uff.br/selecao

UFRJ presta homenagem aos 80 anos do professor da Coppe Nelson Maculan
O programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e o Instituto de Matemática, ambos da UFRJ, promovem, dia 29 de março, às 9h30, uma homenagem a seu professor emérito Nelson Maculan Filho, que completa 80 anos de idade, sendo mais de 50 dedicados à UFRJ. A cerimônia, precedida de uma recepção, às 8h30, será realizada no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 – Rua Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária. Nelson Maculan nasceu no Paraná, em março de 1943, estado onde ingressou na escola já na terceira série do primário e iniciou o Científico, atual Ensino Médio, que foi concluído no Rio de Janeiro, para onde se mudou em 1959. No Rio, também se preparou para o vestibular e decidiu cursar Engenharia de Minas e Metalurgia, na Escola Nacional de Minas, na Universidade de Ouro Preto, onde graduou-se em 1965. No ano seguinte, em função do clima de repressão no Brasil, embarcou para a França, país que considera sua segunda pátria, onde cursou seu mestrado em Estatística Matemática na Université Pierre et Marie Curie, em Paris, concluído em 1967. Nesta cidade conheceu Anne Marie Maculan, sua esposa, que também ingressou na Coppe. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), ao longo de sua trajetória acadêmica, tem dado importante contribuição à Educação. Foi diretor da Coppe, de janeiro a julho de 1990, reitor da UFRJ, de julho de 1990 a 1994, secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, de 2004 a 2006, e secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, de 2007 a 2008.

Grupo de Estudos do Consumo promove a XI edição do ENEC
O Grupo de Estudos do Consumo promoverá, de 20 a 22 de setembro, a XI edição do Encontro Nacional dos Estudos do Consumo (ENEC). O evento, que conta com o apoio da FAPERJ, terá como tema central “Consumo e Questões Étnico-Raciais”, abordado em conferências e mesas redondas. O objetivo é debater o impacto do racismo e dos movimentos antirracismo na cultura material, no consumo, nos mercados e nas organizações públicas e privadas. O Enec ocorrerá no Auditório da ESPM-Rio (Villa Aymoré – Ladeira da Glória, Rio de Janeiro). Pesquisadores com título de doutor(a) poderão submeter propostas de Grupos de Trabalho para a Comissão Organizadora do evento até 02/05/2023, de acordo com a chamada disponível no link https://estudodoconsumo.com.br/.

Pós-graduação do LNCC oferece palestra com o Diretor do Instituto do Carste
"Limites e desafios à modelagem e compreensão de sistemas cársticos" é o tema da próxima palestra oferecida pelo programa de Pós-graduação do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). O webinar acontecerá dia 27 de março, às 14h, e será ministrado pelo Diretor do Instituto do Carste, Augusto Auler. A transmissão será feita pela plataforma Zoom e no canal do LNCC, no Youtube. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Sistemas cársticos têm sido alvo de crescente interesse nos últimos anos. Dentre suas numerosas aplicações, estudos mostram que sua contribuição para o melhor conhecimento dos reservatórios do pré-sal na costa brasileira. As complexas relações de deposição, diagênese e maturação dos carbonatos fazem com o que se tenha diversos agentes atuando de forma simultânea. Em particular, regimes de fluxo se alteram no tempo e no espaço, dificultando esforços de modelagem. Avanços nos últimos anos tem permitido uma caracterização computacional mais próxima à realidade, embora existam ainda muitas limitações. A palestra irá discorrer sobre alguns dos desafios à compreensão dos fascinantes sistemas de fluxo no carste. Inscrições podem ser feitas aqui.

Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do LNCC está com inscrições abertas
O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (mestrado e doutorado) do  Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), situado em Petrópolis/RJ, está com as inscrições do 1º Processo Seletivo de 2023 abertas até o dia 20 de abril. Ao todo, estão sendo oferecidas 14 vagas (08 mestrado e 06 doutorado). O programa de pós-graduação em Modelagem Computacional do LNCC visa prover uma formação multidisciplinar em Ciência da Computação, Matemática Aplicada e Modelagem a Graduados em Matemática, Física, Química, Engenharias, Computação, Biologia, Economia ou outras áreas afins. O processo seletivo será totalmente online e as matrículas dos selecionados poderão acontecer em junho ou setembro de 2023. Informações em: http://posgrad.lncc.br/pt-br/processo-de-selecao.

UniRio divulga editais de vagas ociosas para o 1º semestre de 2023
A Universidade Federal do Estado  do Rio de Janeiro (UniRio) divulgou os editais de vagas ociosas, voltados ao ingresso em cursos de graduação no primeiro semestre de 2023. O objetivo é preencher vagas resultantes de abandono de curso, transferência, jubilação, falecimento, desligamento, entre outras, de alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da universidade. As chamadas contemplam transferências interna (mudança de curso) e externa, reingresso e revinculação. Os processos seletivos consideram a nota do Enem como critério de classificação. Mais informações em Perguntas e Respostas sobre Vagas Ociosas.

Mast Colloquia 2023 aborda a Gestão de Riscos para o patrimônio cultural
O Museu de Astronomia (Mast) realiza no dia 30 de março a primeira palestra do Mast Colloquia, que esse ano discutirá aspectos relacionados à "Gestão de riscos para o patrimônio cultural". O primeiro palestrante será José Luiz Pederzoli, abordando a "Gestão de Riscos - Método ABC". A palestra tem início às 10h, com transmissão no canal MAST no Youtube. A mediação será do coordenador da Museologia do MAST, Marcus Granato. Algumas ações são fundamentais para garantir a segurança do acervo e da equipe técnica de um museu. Para tanto, é necessária a construção de meios e sistemas para mitigar os riscos associados à umidade e temperatura incorretas, forças físicas, águas, incêndio, entre outros. Para compartilhar experiências de pesquisadores e técnicos no setor cultural com amplo conhecimento sobre gestão e riscos ao patrimônio cultural, o MAST Colloquia contempla em 2023 a discussão sobre ações para a preservação de bens culturais no Brasil e no mundo. Atualmente, José Luiz Pederzoli gerencia a Unidade de Planejamento Estratégico do Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração do Patrimônio Cultural (ICCROM), em Roma. Tem expertise em gerenciamento de riscos para o patrimônio cultural e na ciência dos materiais aplicada aos bens culturais, mais especificamente à conservação de acervos de papel e materiais afins. Trabalhou como cientista da conservação no Instituto Holandês do Patrimônio Cultural, em Amsterdã, e é membro do conselho editorial da revista Restaurator - International Journal for the Preservation of Library and Archival Material. Seus projetos enfocam também a contribuição das coleções e sua conservação para o desenvolvimento sustentável e os objetivos da Agenda 2030, da ONU.

Parceria entre a UFF e universidade dos EUA promove intercâmbio com alunos cotistas
A Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio da Superintendência de Relações Internacionais e do Laboratório de Monitoramento e Modelagem de Sistemas Climáticos, em parceria com a Middlebury College, nos Estados Unidos, irá promover uma experiência de mobilidade acadêmica envolvendo principalmente alunos que ingressaram na instituição por meio de ações afirmativas. A parceria com a Middebury College existe desde 2007, oferecendo aos universitários norte-americanos a oportunidade de passar um semestre ou ano acadêmico estudando no Brasil. Recemente, foi desenvolvido um projeto imersivo num formato novo, de curto prazo, com uma programação focada em transformação de conflitos. A ideia é que os grupos participem de atividades sobre mudanças climáticas, desigualdades, sustentabilidade, conservação ambiental, além de proporcionar aos discentes experiências advindas de um intercâmbio cultural. A primeira etapa do projeto teve início dia 19 de março e se encerra dia 25 do mês, com a recepção dos alunos de Middlebury no campus da UFF, que irão acompanhar as atividades do projeto Barco-Escola, realizar trabalhos de campo em áreas de reserva ambiental, conhecer projetos desenvolvidos na Universidade, assim como fazer um tour pela cidade do Rio de Janeiro. Já na segunda etapa, os discentes selecionados na UFF viajarão para Vermont, nos EUA, e entre os dias 2 e 8 de abril, participam de uma série de atividades, entre elas, seminários com membros os Centros Regionais de Especialização das Américas da ONU, ações de ativismo estudantil com foco em desenvolvimento sustentável, entre outras coisas.

Projeto Enactus UNIRIO abre processo seletivo para novos participantes
O projeto de extensão Enactus UniRio, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) abriu processo seletivo para a inclusão de novos membros. Podem participar alunos de todos os cursos da universidade. As inscrições estão abertas até o dia 4 de abril e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico. O Enactus UniRio se dedica à criação de projetos sociais para comunidades carentes da cidade do Rio de Janeiro, que respeitem tanto o tripé da sustentabilidade quanto os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, a equipe é formada por três professores e 23 graduandos. O candidato deverá ter disponibilidade mínima de 15 horas semanais para diferentes atividades de formato on-line ou presencial, como reuniões, confecção de tarefas, treinamentos, eventos de integração e idas à comunidade. A atividade é voluntária sem remuneração. Mais informações no edital.

Inscrições para a Sessão de Pôsteres da 75ª Reunião Anual da SBPC se encerram na próxima semana
O prazo para a submissão de trabalho na Sessão de Pôsteres da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), vai até 27 de março. “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido” será o tema do evento, a ser realizado de 23 a 29 de julho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.  Podem ser submetidos trabalhos em todas as áreas do conhecimento, por estudantes de graduação ou pós-graduação, docentes de Ensino Superior, pesquisadores e outros profissionais, estudantes e professores da Educação Básica ou Ensino Profissionalizante. Para saber mais sobre o processo de submissão, acesse o site da 75ª Reunião Anual. Mais informações em: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/

Reciis aborda o papel da informação e comunicação nas crises sanitárias e humanitárias
O primeiro número de 2023 da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), irá discutir como a Informação e a Comunicação são fundamentais para compreender os sistemas complexos geradores das emergências a partir das interações e conexões dos atores sociais, proporcionadas por gerências comunicacionais, particularmente, no âmbito da saúde pública. Uma emergência pode ser atribuída a algo que estava submerso e, de repente, aparece abruptamente, sendo nomeada como uma crise e exigindo das organizações públicas e do Estado ações rápidas, articuladas e resolutivas. Na contemporaneidade, esse fenômeno tem ocorrido com frequência, como epidemias, a pandemia de covid-19 que vivenciamos e recentemente a desassistência ao povo Yanomami. Essa questão perpassa toda a edição, principalmente, a coletânea de artigos originais que compõe o dossiê Gestão da Informação e Comunicação em Saúde. Para acessar a publicação, clique aqui.

Suicídio e automutilação nos Transtornos Alimentares: uma associação frequente na prática clínica
O Centro Estudos do Instituto de psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub/UFRJ) promoverá, dia 24 de março, das 10h30 às 12h, no Auditório Leme Lopes (Av. Venceslau Brás, 71), a palestra “Suicídio e automutilação nos transtornos alimentares: uma associação frequente na prática clínica”, proferida pelo psiquiatra José Carlos Appolinario. Os eventos do Centro de Estudos serão realizados de forma presencial e virtual, em tempo real, assegurando a amplitude da disseminação dos conteúdos. Link de acesso online: http://www.ipub.ufrj.br/ceaovivo.

Topo da página