Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 09/03/2023 | Atualizado em: 17/03/2023

Canal da FAPERJ no YouTube completa 1 ano com 51 vídeos e 900 inscritos

Jorge Mansur

O professor e pesquisador Jorge Lopes, coordenador do Laboratório Biodesign, na PUC-Rio, grava entrevista para a equipe de jornalismo responsável pela produção de videorreportagens para o canal da FAPERJ no YouTube (Fotos: Marcos Patricio)

Lançado no final de fevereiro de 2022, o Canal da FAPERJ no Youtube acaba de completar um ano de atividade, tendo produzido 51 vídeos e alcançado a marca de 900 inscritos. Mas, para além desses números expressivos, o Canal se tornou, nesses doze meses, uma importante ferramenta para a “Divulgação Científica” das pesquisas em Ciência, Tecnologia e Inovação realizadas nas instituições de ensino e pesquisa sediadas em solo fluminense. O canal foi ao ar poucos dias antes de a FAPERJ lançar novo website adaptado para diferentes plataformas.

No estilo de minidocumentários, os vídeos abordam pesquisas e iniciativas relacionadas aos apoios que a FAPERJ distribui anualmente, na forma de bolsas, auxílios e programas de fomento que fazem da Fundação a principal agência pública de apoio à ciência, tecnologia e inovação no Estado do Rio de Janeiro.

Os vídeos revelam a ampla atuação da FAPERJ junto à comunidade científica fluminense ao apresentar entrevistados que vão desde jovens bolsistas graduandos até renomados cientistas, como o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho e os professores e pesquisadores Roberto Lent, Yocie Yoneshigue-Valentin e Adalberto Vieyra, entre outros.  

O apoio da FAPERJ vai de uma ponta a outra das áreas do conhecimento. Analisando as temáticas em destaque nos vídeos, percebe-se uma grande variedade de assuntos, que vão desde uma forma diferente de enviar mercadorias (startup Manda Bem), até a ciência em seu mais alto nível desenvolvida no Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (Cenabio). E os exemplos não param aí. Que tal lembrar da reconstrução do Museu Nacional ou de um pequeno veleiro que se move sozinho com sol e vento, apenas? E ainda tem o Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente, o Nesa, na Uerj; o Instituto Nacional do Câncer (Inca), numa pesquisa premiada; e tantas outras instituições que recebem apoio da FAPERJ e que foram visitadas pela equipe de produção dos vídeos, reunida a partir de setembro de 2021.

As videorreportagens também trazem jovens cientistas de destaque que apresentam pesquisas, muitas vezes inovadoras, como um exame de urina para o diagnóstico do câncer de próstata em desenvolvimento por uma startup que recebeu apoio da FAPERJ, por meio do programa Doutor Empreendedor, e a descoberta por pesquisadores de que alguns grupos de peixes tinham apenas um pulmão, em vez de dois, como ainda aparece descrito nos livros didáticos.

E, também, cientistas que lideram projetos de pesquisa de ponta e que recebem recursos financeiros para desenvolverem seus trabalhos, como os professores Vitor Ferreira, do Laboratório de Síntese Orgânica Aplicada (Labsoa), do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (IQ/UFF); Stevens Rehen, do Laboratório de Biologia Celular do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (Idor), e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Egberto Gaspar de Moura, do Laboratório de Fisiologia Endócrina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O musicólogo Cravo Albin (à esq.) e o neurocientista Roberto Lent: à frente de estudos importantes, pesquisadores foram entrevistados em videorreportagens realizadas para o canal da FAPERJ

“O projeto de lançamento de um canal audiovisual pela área de Comunicação da FAPERJ teve início antes da pandemia, mas só pôde ser implementado no início de 2022, em paralelo com uma nova estratégia para garantir mais visibilidade à FAPERJ nas redes sociais”, lembrou o presidente da Fundação, Jerson Lima. “As videorreportagens, além de contribuir para o despertar de jovens para a carreira científica, servem igualmente para reforçar a noção de cidadania por meio da apropriação do conhecimento e do entendimento público da ciência, e ainda como forma de dar transparência aos recursos investidos pela FAPERJ no fomento à pesquisa em nosso estado”, completou.

Ao todo, foram 159 depoimentos em mais de quatro horas e meia de material editado. Tal qual um museu virtual, o material publicado ficará acessível gratuitamente para consulta por tempo indeterminado. “A ideia é continuar alimentando esse ‘banco de dados’ semanalmente, para que cada vez mais um número maior de pessoas possa descobrir, curtir, compartilhar e fazer parte desse amplo e instigante mundo da ciência, da tecnologia e da inovação em nosso estado”, disse o coordenador de Comunicação e Jornalismo da FAPERJ, Paul Jürgens.

A audiência do Canal, bastante ampla, abrange idades que vão dos 25 aos 65 anos. Homens e mulheres dividem esse público, com 50% para cada. Foram cerca de 20 mil visualizações em doze meses com tempo de exibição, chegando à casa das 700 horas. Um número expressivo para um canal há apenas um ano no ar. As visualizações não se limitam às fronteiras do estado do Rio de Janeiro, mas alcançam também outras regiões, com espectadores na cidade de São Paulo, no interior paulista, e até Belém, no Norte. E também há registros de pessoas assistindo ao conteúdo fora do País, em Portugal e na Argentina, o que mostra o potencial de alcance do Canal na difusão de informações relacionadas à ciência e tecnologia.

A grande maioria dos usuários (60%) assiste aos vídeos pelo celular. Outros 34%, pelo computador, e o restante, por tevê ou tablet. O aumento significativo de tevês conectadas à Internet ao longo dos últimos anos, até atingir, atualmente, cerca de 60% da população que já dispõe das chamadas “smart TVs”, vem contribuindo para a popularização do conteúdo disponibilizado pela FAPERJ na plataforma do YouTube.

Vídeo mais recente do Canal mostra importância do RJ no processo de Independência

O mais novo vídeo do Canal da FAPERJ, publicado nesta quinta-feira, 9 de março, revela o protagonismo do Rio de Janeiro no processo que resultou na Independência do Brasil. A produção mostra o trabalho de resgate feito pela equipe do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro que consistiu na organização, restauração, transcrição e digitalização de um conjunto de documentos do século XIX.

Além da preservação do acervo, o projeto, apoiado pela FAPERJ, deu origem ao documentário “Palavras de Independência” e ao livro “Papeis da Independência”. A obra reúne os 60 documentos mais representativos de um total de 8 mil peças analisadas. Um deles revela uma nova interpretação sobre o Dia do Fico, ocorrido em 9 de janeiro de 1822. O vídeo já está disponível no Canal. https://www.youtube.com/c/faperjoficial

Topo da página