Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 15/12/2022 | Atualizado em: 17/12/2022

Programa 'Apoio a Projetos Temáticos' financiará 99 propostas com cerca de R$ 66 milhões

Por Ascom Faperj

A Fundação divulga nesta quinta-feira, 15 de dezembro, o resultado dos contemplados das Faixas A e B  do Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro (Edital Nº 20/2022). Foram selecionados 99 projetos, representando cerca de R$ 66 milhões em investimentos na pesquisa fluminense.

Dezoito instituições tiveram propostas contempladas, com destaque para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 34 propostas, seguida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com 16 propostas, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com 12 propostas, e Universidade Federal Fluminense (UFF), com 10 propostas. As demais propostas beneficiadas ficaram distribuídas entre outras 14 instituições do Estado do Rio de Janeiro.

O programa de "Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro" visa, prioritariamente, estimular a realização de projetos de pesquisa temáticos audaciosos, inovadores e originais em áreas temáticas de fronteira que visem à obtenção de resultados científicos e tecnológicos relevantes e de alto impacto; e prioritariamente, a obtenção de recursos de custeio necessários aos projetos.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o programa  "Apoio a Projetos Temáticos" é um dos mais importantes para o apoio a grupos de excelência do estado do Rio de Janeiro. “Este  edital vem tendo uma alta demanda entre os grupos de pesquisa do Estado. É um programa com prazo de execução de 4 anos e que tem como principal objetivo elevar a qualidade da produção de conhecimento no nosso estado”, disse.

A diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, ressaltou que a particularidade mais significativa deste edital é que ele investe no fomento a pesquisas, cuja abordagem é mais específica e direcionada. "Esse tipo de iniciativa possibilita que o pesquisador fluminense possa aprimorar sua produção científica com resultados inovadores e de maior impacto na pesquisa fluminense e nacional", destacou.

Confira, abaixo, a listagem completa dos contemplados:

Resultado: Edital Nº 20/2022: Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro

Topo da página