Linguagem Libras Facebook X Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 01/12/2022 | Atualizado em: 08/12/2022

Notas – Semana de 1º a 7 de dezembro de 2022

Jerson Lima Silva recebe Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2022
O professor do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM/UFRJ) e presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, recebeu nesta quarta-feira, 30 de novembro, durante a Conferência Anpei de Inovação, organizada pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2022. Criada em 2019, a premiação reconhece o legado de profissionais que contribuem significativamente para o desenvolvimento do País e é oferecido pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), empresa brasileira líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio. Com mais de 220 trabalhos publicados, além de patentes e livros, Jerson Lima se dedica ao estudo do papel da estrutura e das mutações de proteínas associadas a enfermidades como Doença de Parkinson, Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis, Câncer e, mais recentemente, Coronavírus, além de ser um dos pioneiros em pesquisas de terapias oncológicas. Pesquisador 1A do CNPq, membro das Academias Brasileira de Ciências, Mundial de Ciências (TWAS) e Nacional de Medicina, Jerson Lima já foi agraciado anteriormente com diversos prêmios, entre eles, os da Fundação John Simon Guggenheim; Ordem Nacional do Mérito Científico; da TWAS; da Fundação Conrado Wessel; Faz Diferença, de O Globo; da American Biophysical Society, entre outros. Com o prêmio da CBMM, no valor de R$ 500 mil, Jerson Lima pretende dar continuidade às suas pesquisas. Além do presidente da FAPERJ, a CBMM também premiou o professor titular de Física da Unicamp, Marcelo Knobel.

Museu Nacional/UFRJ lança sua primeira cápsula do tempo

O Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), selou no dia 25 de novembro, a sua primeira cápsula do tempo. A ação aconteceu em frente ao Paço de São Cristóvão, sede da instituição, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro. Estudantes do Colégio Pedro II e filhos de servidores do Museu participaram da solenidade. Produzida pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), parceiro do Museu Nacional na iniciativa, a cápsula, que tem cerca de 55 cm, é feita de aço inox e revestida de polipropileno e será enterrada em um espaço com cerca um metro de profundidade. Entre os mais de 100 itens reunidos na cápsula pelo Museu Nacional/UFRJ e seus parceiros, estão cartas de autoridades, jornais, documentos, vídeos, fragmentos de revestimentos do Paço de São Cristóvão, desenhos de alunos de escolas públicas, um dente de uma baleia-cachalote – cujo esqueleto, de 15,5 metros, foi exposto na Cidade das Artes –, um kit covid (composto por máscara, teste PCR – swab e dois frascos da vacina produzida pela Fiocruz), entre outros objetos e lembranças. A abertura da cápsula está prevista para 2072. Criadas para armazenar objetos e informações que retratam uma determinada época, as cápsulas do tempo apresentam elementos que permitem o conhecimento sobre hábitos e valores de uma sociedade.

Conferência Effectuation in Rio e debate desenvolvimento de negócios sociais, ambientes e de tecnologia
A Coppe/UFRJ, em parceria com a FAPERJ, realizará, de 5 a 9 de dezembro, a conferência Effectuation in Rio, com a presença da professora Saras Saravasthy. Coordenado pelo professor da Coppe, Roberto Bartholo, o evento traz pela primeira vez ao Rio de Janeiro a criadora do método de tomada de decisão, denominado Effectuation. Natural da Índia, Saras é professora da Universidade de Virginia, Estados Unidos, e do Indian Institute of Management, Índia. Além de ministrar uma masterclass, Saras se reunirá com empreendedores, profissionais de inovação da academia, da indústria, do setor público, pesquisadores e consultores para debater sobre a lógica Effectuation e a criação e o desenvolvimento de negócios sociais, ambientes e de tecnologia. Serão cinco dias de palestras, debates, apresentações de projetos. O evento será gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link https://linktr.ee/ltds.ufrj O evento conta ainda com a parceria da Finep, Ação da Cidadania e Secretaria Municipal de Assistência Social. Confira a programação no site da conferência: https://effectuation.org/effectuation-rio

Livro aborda processos históricos e o impacto das migrações na América Latina
O livro “Migraciones y Ciudades em las Américas”, autoria de Érica Sarmiento e André Azevedo, será lançado virtualmente, dia 6 de dezembro, às 19h, em live promovida pela Editora Ayran, com a presença dos organizadores. O livro constitui um esforço de articular três variantes: migrações, cidades e as Américas, seus processos históricos e análises do tempo presente. A escolha das três variantes tem como objetivo pensar o impacto causado pelo processo migratório nas principais cidades do continente americano, em especial na América Latina. O livro é dividido em duas partes, a primeira aborda os processos migratórios e cenografias urbanas; a segunda trata da história recente: silêncios historiográficos, populações vulneráveis e deslocamentos na América Latina. Érica Sarmiento é professora de História da América, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). André Azevedo é professor adjunto de História Moderna e do Programa de Pós-graduação em História Contemporânea da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A obra contou com apoio da FAPERJ por meio do Programa de Apoio à Editoração e será lançada em português e espanhol, ampliando assim o universo de leitores. 

Dia Mundial de Prevenção à AIDS tem teste rápido na Uenf
A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) participou nesta quinta, dia 1º de dezembro do “Dia D de testagem rápida para HIV”, promovido pela Prefeitura. Ao longo do dia, a comunidade interna teve acesso ao Teste Rápido de Diagnóstico (TRD) para HIV e Sífilis, e o resultado foi fornecido em aproximadamente meia-hora. O evento, em parceria com o Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais — Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), marca o Dia Mundial de Prevenção à AIDS, celebrado em 01/12. A partir de 2023 a Uenf deverá oferecer à comunidade interna sistematicamente o serviço de testagem, em parceria com o Programa IST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde. Além da testagem, durante o funcionamento do Restaurante Universitário haverá panfletagem e distribuição de preservativos.

SBM oferecerá treinamento para mulheres em parceria com a British Council
A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) foi selecionada no edital da British Council e conquistou 70 vagas para o Treinamento Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas. Instituição pública do Reino Unido, a British Council tem como missão difundir o conhecimento da língua inglesa e sua cultura mediante a formação e outras atividades educativas. O programa é focado em mulheres que desejam desenvolver suas habilidades de liderança e avançar em suas carreiras, tendo como público-alvo pesquisadoras e/ou profissionais da área das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). As atividades terão início no dia 12 de dezembro e seguem até o mês de fevereiro. Durante esse tempo, as alunas selecionadas irão estudar 12 módulos de forma totalmente virtual e receberão um certificado exclusivo da British Council ao final do curso. O treinamento seguirá uma série de métodos que foram desenvolvidos em 2019 e 2020 como parte do Programa Mulheres na Ciência e em parceria com o Programa DICE (Desenvolvendo Economias Inclusivas e Criativas, na sigla em inglês). Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição fornecido pela SBM até o próximo domingo, dia 4 de dezembro.

Débora Foguel é convidada do próximo Colóquio do LNCC
A professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Débora Foguel é a convidada do próximo Colóquio do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), inserido no ciclo de palestras dos Seminários do Pós-graduação do LNCC, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento faz parte dos colóquios que objetivam oferecer palestras de pesquisadores com destacada atuação em projetos de grande relevância e impacto no cenário nacional e internacional em C,T&I. A palestra da bioquímica e pesquisadora será na segunda-feira, dia 5 de dezembro, às 14h, e terá como tema "Fibras Amiloides Patológicas e Funcionais: doenças amiloidogências e biofilmes bacterianos". Assim como nas edições anteriores, o evento é aberto ao público acadêmico e à sociedade em geral. Para se inscrever, clique aqui. Para assistir a palestra no Canal do LNCC no Youtube acesse www.youtube.com/c/LNCCbr.

Serviço de Urologia do Hupe-Uerj oferece serviços na Semana da Saúde
O Largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro, sediou a 12ª edição da Semana da Saúde, que termina nesta quinta, 1º de dezembro. Organizado pelo Governo do Rio, o evento é uma das maiores ações de saúde pública realizadas ao ar livre no estado. Um dos destaques da programação foi o Espaço de Saúde do Homem. No local, os visitantes se consultaram com a equipe do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj), participaram de palestras e realizaram o teste de PSA (antígeno prostático específico), um dos exames para o diagnóstico do câncer de próstata. Diariamente, foram distribuídas 600 senhas para consultas com urologistas e teste de PSA. A população também contou com outros serviços, como aferição de pressão e medição de glicose, avaliação da composição corporal, testes rápidos de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase e testes alérgicos. O espaço inclui ainda uma carreta para realização de exames de mamografia e ultrassonografia. O Serviço de Urologia do Hupe tem um ambulatório de câncer de próstata. O paciente que necessitar do serviço deve procurar uma unidade básica (Clínicas da Família, Centros Municipais ou Postos de Saúde), onde será obtido um encaminhamento.

SBPC Vai à Escola’ é tema da quarta temporada de ‘O Som da Ciência’
A quarta temporada do podcast “O Som da Ciência” está no ar, desta vez com o programa “SBPC Vai à Escola”. O objetivo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com a iniciativa é realizar atividades de divulgação da ciência, de estímulo ao interesse pelo conhecimento científico e de fomento à criatividade das crianças, adolescentes e jovens. No primeiro episódio, o físico e presidente de honra da SBPC, Ennio Candotti, conta a história do programa; Claudia Linhares, diretora da SBPC fala da importância para a instituição e para a popularização da ciência, e Carlos Henrique Santos, gerente de Comunicação Organizacional da SBPC, explica como participar. “O Som da Ciência” é um podcast semanal que trata de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e assuntos relacionados. É produzido pela equipe de Comunicação da SBPC, que também assina o roteiro, design de som e edição e pode ser ouvido nas principais plataformas. Ouça e compartilhe em Anchor.fm

Dasa realiza 2º Seminário de Tecnologias Tridimensionais Aplicadas à Pesquisa Científica
Com o tema Metaverso a rede de saúde integrada Dasa realiza, dia 8 de dezembro, das 16h às 20h30, no Auditório do Laboratório Alta Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 423), o 2º Seminário de Tecnologias Tridimensionais Aplicadas à Pesquisa Científica. A palestra “Metaverso: Perspectiva histórica, desenvolvimento de novas mídias, e panorama atual” estará a cargo do matemático e pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Luiz Velho. Na sequência, “O Museu Nacional/UFRJ no Metaverso: LapidVR, uma nova perspectiva” será tema da palestra de Sergio Alex de Azevedo, coordenador do Laboratório de Processamento de Imagem Digital do Museu Nacional/UFRJ. “Arquitetura de Espaços VR”, mesa coordenada por Gabriel Cardoso, incluirá os subtemas Arte (Sergio Azevedo); Biomecânica: Corpo em Movimento (Carol Navarro); Arqueologia Digital (Thaisa Martins); Egiptologia (Pedro Seehausen); Paleontologia (Leonardo Lobo - on-line) e Lapid Park (Orlando Grillo). O tema “Medicina e Metaverso” será conduzido pelos médicos Heron Werner e Vitor Sardenberg (Dasa e Biodesign PUC-Rio) e Jorge Lopes (Biodesign PUC-Rio e Centro PI Impa). Encerrando o evento, a palestra sobre “Oficinas 3D: Experiência em ambiente de realidade virtual” mostrará exemplos no Museu (Arte, Paleontologia, Egiptologia, Dança) e Medicina (Medicina Fetal, Ginecologia, Medicina Interna).

ENBT/JBRJ abre seleção para mestrado e doutorado em biodiversidade em Unidades de Conservação
A coordenação do Programa de Pós-Graduação Profissional Biodiversidade em Unidades de Conservação, da Escola Nacional de Botânica Tropical/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ), divulgou os editais de seleção para mestrado e doutorado profissionais em biodiversidade em unidades de conservação para ingresso em 2023. As inscrições serão abertas a partir de 20 de dezembro e seguem até 20 de janeiro de 2023. Os cursos priorizam a participação de profissionais já atuantes no mercado de trabalho, oferecendo grade de disciplinas condensadas e apresentando docentes com disponibilidade para orientação à distância. Dessa forma, valoriza-se a inserção da experiência profissional relacionada ao conhecimento e gestão da biodiversidade do país. Para o mestrado profissional, são oferecidas 20 vagas e outras cinco vinculadas a ações afirmativas. Já para o doutorado profissional, estão disponíveis 10 vagas e outras três vinculadas a ações afirmativas. Acesse aqui o edital do mestrado profissional e doutorado profissional.

Livro faz balanço dos 30 anos e traça perspectivas do Estatuto da Criança e Adolescente
O Núcleo de Extensão e Pesquisa Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (NUDISS/UFF) lançou, dia 29 de novembro, no Auditório da Escola de Serviço Social da universidade, o livro "Trinta anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: balanço e perspectivas”. O evento também marcou o aniversário de cinco anos do NUDISS. Organizado pelos professores da Escola de Serviço Social da UFF Ebe Campinha, Fábio Simas e Rodrigo Lima, a obra, que contou com apoio da FAPERJ por meio do Programa de Apoio à Editoração, também reúne artigos de diversos autores da área. Interessados podem adquirir o livro no link: https://a.co/d/fsKlGdC.

Prêmio CAPES/Elsevier divulga instituições vencedoras
A Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/ MEC), realizou a sexta edição do Prêmio CAPES – Elsevier, no dia 29 de novembro. O reconhecimento consagrou 13 instituições brasileiras de ensino e pesquisa que se destacaram pela excelência de sua produção científica e pelos seus esforços relativos à produção científica em seus aspectos mais relevantes mundialmente. Dentre as instituições vencedoras sediadas no Rio de Janeiro estão a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na categoria Impacto da Colaboração Internacional; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na categoria Colaboração Universidade-Empresa; a Fundação Getúlio Vargas (FGV), na categoria Crescimento da produção científica; mais uma vez a Fiocruz, reconhecida por sua Contribuição para pesquisa de Covid-19 e por sua Produção científica citada em políticas públicas, ao lado da FVG. Segundo a Elsevier, o Brasil ocupa o 14º lugar no ranking de países de maior produtividade científica. Neste contexto, o prêmio homenageia as instituições que mais contribuem para o desenvolvimento científico nacional. Os vencedores foram selecionados a partir de indicadores de produção científica extraídos da ferramenta SciVal, da Elsevier, que oferece acesso rápido e fácil aos resultados de pesquisas de mais de 20 mil instituições de 230 nações de todo o mundo. Saiba mais em www.elsevier.com

UniRio divulga editais de vagas ociosas para o primeiro semestre de 2023
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) divulgou os editais de vagas ociosas, voltados ao ingresso em cursos de graduação no primeiro semestre de 2023. O objetivo é preencher vagas resultantes de abandono de curso, transferência, jubilação, falecimento, desligamento, entre outras, de alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade. As chamadas contemplam transferências interna (mudança de curso) e externa, reingresso e revinculação. Os processos seletivos consideram a nota do Enem como critério de classificação. As inscrições estão abertas desde o dia 28 de novembro. Mais informações na página de Perguntas e Respostas sobre Vagas Ociosas.

Alunas do Cap-Uerj são aprovadas para estudar em universidade do Japão
As alunas do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cap-Uerj), Carolina Prates Bhering, Esther Magno Dias da Silva e Manuella Nobre Oliveira da Cunha foram selecionadas para estudar na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS), com bolsa integral do governo japonês. Este é o oitavo ano consecutivo em que estudantes da instituição são aprovados na seleção. Na graduação, as brasileiras vão integrar turmas mistas, com alunos japoneses e estrangeiros, no curso de "Estudos de Área", com foco no Japão. O convênio entre a Uerj e a TUFS existe há cerca de 20 anos. A seleção é coordenada pela professora Elisa Figueira de Souza Corrêa, do Setor de Japonês do Departamento de Letras Clássicas e Orientais, do Instituto de Letras da Uerj. O processo seletivo é composto por três entrevistas em inglês. Além disso, os alunos precisam ter boas notas ao longo do Ensino Médio e, ainda, redigir uma carta de intenções, também em inglês, dizendo quais as suas motivações para querer estudar na TUFS. O CAp-Uerj também emite sua própria carta de recomendação e os estudantes precisam ter um certificado de proficiência na língua inglesa.

Fiocruz abre inscrições para curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICTS 2023. As aulas têm início no dia 2 de maio de 2023 e seguem o até dezembro do mesmo ano. O curso, que é gratuito, tem carga horária de 405 horas, sendo divido em quatro eixos temáticos: Políticas e Acesso à ICTS, Organização da ICTS, Comunicação na ciência e saúde, e Usos e aplicações da ICTS. A especialização é destinada a profissionais graduados que atuam nas áreas de produção, organização, análise e disponibilização de informação científica e tecnológica em saúde, e com as tecnologias a elas associadas. As 15 vagas oferecidas estão divididas em 20% para candidatos que se autodeclararem negros (pretos e pardos), 3% para candidatos que se autodeclararem indígenas e 7% para candidatos que se declararem com Deficiência. Para se inscrever, os candidatos têm até o dia 02 de março de 2023 e devem seguir a seguinte orientação: site da Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links: Inscrição > Presencial > Especialização >Icict> Informação Científica e Tecnológica em Saúde - 2022/Sede. Saiba mais na chamada pública aqui: https://bit.ly/ICTS2023_ChamadaPublica_Especializacao.

Boletim BiblioCovid aborda 'Racismo pandêmico' na edição de novembro
A última edição do Boletim BiblioCovid traz como tema "Racismo pandêmico", apresentando uma seleção de 10 artigos mais relevantes, segundo os critérios da base de dados OASISbr – Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos, e que pode ser acessado aqui gratuitamente: https://bit.ly/BoletimBiblioCovid_Novembro2022. Alguns exemplos de artigos desta edição são: Racismo, Educação e Covid-19: é possível uma educação libertária em tempos de ensino remoto? Racismo, educação e covid-19: é possível uma educação libertária em tempos de ensino remoto? entre outros. A publicação da Rede de Bibliotecas da Fiocruz tem por objetivo apresentar estratégias e artigos científicos sobre temas relacionados à Covid-19 e as edições estão disponíveis no Repositório Institucional Arca, também da Fiocruz e que pode ser acessada pelo link https://portal.fiocruz.br/boletim-bibliocovid. Para sugerir novos temas, acesse BiblioCovid_sugestão de tema.

Projeto da UFF promove bem-estar e cuida da saúde mental materna
Dados da pesquisa “Nascer no Brasil”, um estudo de base hospitalar com abrangência nacional sobre parto e nascimento, coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP-Fiocruz), revelam que uma em cada quatro mulheres apresenta sintomas de depressão pós-parto. Visando mudar esse quadro, o projeto de extensão "Promoção de cuidados e assistência humanizada às mulheres em perinatalidade", da Universidade Federal Fluminense (UFF), se propõe a dar suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade psíquica e social. O projeto foi criado pela docente do Instituto de Psicologia da UFF Paula Land Curi, que, antes de ser professora, já trabalhava com psicologia na maternidade. O projeto de extensão faz parte do "Programa Mulherio: Tecendo redes de resistência e cuidados", que compreende, além dos cuidados psicológicos na maternidade, estudos de gênero, políticas e direitos para mulheres, violências e seus efeitos no cotidiano das minorias. Além dos atendimentos, o programa também engloba outras atividades como grupos Para conhecer mais o projeto, acesse o link: https://www.instagram.com/cuidardemulheres.

Topo da página