Livro Paleogeografia: Cenários da Terra conta a história geológica do planeta
O geólogo Ismar de Souza Carvalho lançou na tarde desta quinta-feira, 7 de julho, o livro Paleogeografia: Cenários da Terra. A obra, publicada com recursos da FAPERJ, por meio do programa APQ 3, foi editada pela editora Interciência. O livro apresenta uma síntese dos principais episódios geológicos da história da Terra. Realizado na Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o evento foi marcado por uma palestra ministrada pela Renata Schmitt, que falou sobre o tema “Terra: a fábrica de continentes”. Carvalho é graduado em Geologia pela Universidade de Coimbra, mestre e doutor em Geologia pela UFRJ, com pós-doutorado pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp). Ao longo de sua trajetória, ele vem desenvolvendo pesquisas com apoio da FAPERJ, por meio do programa Cientista do Nosso Estado. É professor titular do Departamento de Geologia da UFRJ e diretor da Casa da Ciência. Mais informações: https://www.editorainterciencia.com.br/
Impa e FAPERJ promovem ciclo de palestras com Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado
Ao longo dos meses de julho e agosto o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a FAPERJ estarão promovendo o ‘Ciclo de Palestras com Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado’, transmitidas pelo canal do YouTube do Impa, sempre às 10h. Com conteúdo de linguagem acessível, a iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso do público geral aos temas estudados pelos pesquisadores do instituto que são bolsistas da Fundação. O objetivo é desvendar os aspectos mais fascinantes e surpreendentes da Matemática por meio da aproximação entre a academia e os alunos da Educação Básica. Intitulada ‘Adivinhe um número’, a primeira aula da série foi apresentada pelo pesquisador do Impa Roberto Imbuzeiro, dia 5 de julho. Nesta quinta-feira, 7 de julho, Oliver Lorscheid, também pesquisador do Impa, falou sobre a ‘Diversão com números primos’. Dia 12 de julho será a vez de Mikhail Verbitskiy, com a palestra ‘O sonho de Hilbert’. O evento acontece até 18 de agosto, com apresentação dos também pesquisadores do instituto MiKhail Solodov, Marcelo Viana, José Espinar, Felipe Linares, Jorge Vitorio Pereira, Hubert Lacoin, Hossein Movasati, Eduardo Esteves, Carlos Gustavo Moreira, Aloísio Araújo e Alfredo Iusem.
Evento debate uso de tecnologias avançadas para melhoramento da vida humana
O Grupo de Investigações Filosóficas sobre Transumanismo e Biomelhoramento Humano (GIFT-H+), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o Grupo de Trabalho Teorias da Justiça da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (GTTJ/ANPOF) coorganizam o Simpósio sobre Melhoramento Humano. O evento remoto ocorrerá dia 27 de setembro, a partir das 14h, com transmissão pelo Google Meet/YouTube. A FAPERJ apoia o evento por meio de bolsa de Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), concedida ao pesquisador Murilo Mariano Vilaça, líder do GIFT-H+ e mediador dos debates. No simpósio, quatro especialistas no tema debaterão aspectos fundamentais do presente e futuro das tecnologias de melhoramento humano. O professor Marcelo de Araujo (UFRJ/UERJ/FAPERJ/CNPq) abordará a ética do aprimoramento humano na busca pela mitigação de pandemias no futuro. O professor da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) Denis Coitinho apresentará uma conferência sobre progresso moral e contexto. O professor da PUC-PR, Murilo Karasinski abordará os desafios éticos da combinação entre biotecnologia e inteligência artificial. Já o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Universidade de Harvard João Fabiano focalizará a relação entre pandemias, ideologias divisivas e melhoramento moral. Após a apresentação das conferências, haverá debate com os participantes. Interessados devem se inscrever preenchendo o formulário acessível por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfvMVTOKe2qK_cgiytSGp1VRU4vOC3rGqChS1q0OX3NIeh_DA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0. Serão emitidos certificados para os inscritos. Mais informações pelo e-mail: gift.h.mais@gmail.com
SBPC e ABC celebram Dia Nacional da Ciência com mesa-redonda sobre impactos das diferentes ciências para o País
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) celebrará no dia 8 de julho o ‘Dia Nacional da Ciência’ e o ‘Dia Nacional do Pesquisador’ com a realização da mesa-redonda online “Ciência para todos: impactos das diferentes ciências para o nosso País”. O evento será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 10h. Além do painel, a SBPC divulga os eventos realizados pelas Secretarias Regionais da entidade, por Sociedades Científicas afiliadas, universidades e demais instituições e organizações. Coordenado pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o evento contará com a participação de Antonio José Roque da Silva, professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Josefa Salete Barbosa Cavalcanti, professora titular do Departamento de Sociologia do Centro de Filosofia e Ciências e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Santuza Maria Ribeiro Teixeira, professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Segen Farid Estefen, professor titular de Estruturas Oceânicas e Engenharia Submarina do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Já a Academia Brasileira de Ciências (ABC) será palco de uma mesa de diálogo com representantes da coligação Lula-Alckmin e membros da comunidade científica, também às 10h.
Alerj aprova Lei Luiz Pinguelli Rosa
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, no dia 30 de junho, o projeto de lei que institui o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sistecti-RJ). A lei, em caráter honorífico, foi designada como Lei Luiz Pinguelli Rosa, em homenagem ao professor da Coppe/UFRJ, falecido este ano. O Sistema tem como objetivo organizar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação como elementos fundamentais da estratégia de desenvolvimento social, econômico e tecnológico fluminense, definindo linhas de financiamento no setor, com a colaboração entre instituições públicas e privadas. O texto segue agora para a sanção do governador. Saiba mais sobre a Lei Luiz Pinguelli Rosa no site da Alerj.
Instituto de Psicologia oferece atenção à saúde mental de pessoas LGBTQIA+ por meio de grupos terapêuticos
Em 28 de junho de 1969, os frequentadores do bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, resolveram dar um basta nos anos de violência e perseguição policial que vinham sofrendo. Considerada um marco na busca por direitos, a data da chamada Rebelião de Stonewall tornou-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. No entanto, mais de cinco décadas depois, os membros dessa comunidade ainda não são tratados com o devido respeito por toda a sociedade, sofrendo transtornos difíceis de serem reparados. No ambiente universitário, projetos que visam a acolher pessoas LGBTQIA+ têm grande fluxo de participação e são essenciais para que esse grupo entenda e aceite suas trajetórias. Um exemplo é o Vozes e Cores, vinculado à pesquisa de pós-doutorado do professor Mario Felipe de Lima Carvalho, no Instituto de Psicologia (IP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), intitulada ‘Afetos e sofrimentos de pessoas LGBTI no cenário brasileiro contemporâneo’. O projeto busca oferecer atenção à saúde mental por meio de grupos terapêuticos, como um espaço gratuito e aberto em que os participantes podem relatar suas experiências a partir do que consideram pertinente no momento. Nenhum roteiro pré-definido é utilizado durante os encontros. As reuniões do projeto Vozes e Cores acontecem todas as terças, às 14h, e quartas, às 18h, no Serviço de Psicologia Aplicada, localizado no campus Maracanã da Uerj. Os encontros são gratuitos e possuem aproximadamente 1h30 de duração. Não é necessária inscrição prévia. Mais informações pelo e-mail vozesecores@gmail.com ou pelo Instagram @vozesecores.
Fiocruz promove mostra e debate sobre filmes que abordam ciência e saúde
'Ciência na tela: narrativas e desafios para contadores de histórias' é tema de mostra e debate promovidos em parceria entre a VideoSaúde/Fiocruz e a Cinemateca do MAM/RJ. As produções fazem parte da Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde/Icict/Fiocruz, que conta com 160 obras sobre temas de saúde e ciência e serão transmitidos via www.vimeo.com/channels/cinematecadomamia. O debate, no dia 26 de julho, a partir das 15 horas, também integra as sessões de discussão e troca de experiências do Núcleo de Estudos Audiovisual em Saúde (Neavs/VideoSaude/Icict/Fiocruz).
Último dia de inscições para curso de especialização em Psiquiatria do Ipub/UFRJ
O Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub/UFRJ) lançou Edital do Concurso de Seleção para o Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) Especialização em Psiquiatria. O terá duração de 36 meses, com início em 04 de agosto de 2022 a 30 de julho 2025. Serão ministrados em regime de tempo parcial com carga horária semanal de 20 horas e carga horária global de 8.000 horas. A frequência mínima obrigatória estipulada pelo Conselho de Ensino para Graduados e Pesquisa da UFRJ é de 75% do total das atividades teóricas e práticas, com apresentação e defesa pública de monografia ao final de cada curso. As inscrições se encerram nesta quinta-feira, 7 de julho, pelo endereço eletrônico: www.ipub.ufrj.br/selecao.
UFF recebe caminhão itinerante em projeto que ensina novas tecnologias a alunos de graduação
A Universidade Federal Fluminense (UFF), através do seu Instituto de Computação e em parceria com a empresa International Business Machines (IBM Brasil), recebe o HackaTruck MakerSpace, um projeto que visa capacitar os alunos do ensino superior no desenvolvimento de aplicativos móveis com aplicação em Internet das Coisas (IoT), enfatizando a aplicação de conceitos e práticas de serviços que ajudam a criar inteligência cognitiva em aplicações na nuvem. A Internet das Coisas já é considerada uma revolução tecnológica. Essas novas capacidades dos objetos comuns abrem caminho para inúmeras possibilidades, nos âmbitos acadêmico, comercial e industrial. No projeto, os estudantes são capacitados através do contato com a Internet das Coisas (IoT), computação na nuvem, aplicações que utilizam Inteligência Artificial (IA) e a linguagem 'swift', específica para programação para celulares. A proposta é visitar várias instituições de ensino superior em todo o Brasil, deixando um espaço aberto de participação para todos os alunos da universidade que estiver visitando. O HackaTruck é idealizado e patrocinado pela IBM Brasil, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado (IPE). Mais informações: https://www.uff.br/?q=noticias/01-07-2022/uff-recebe-caminhao-itinerante-em-projeto-que-ensina-novas-tecnologias-alunos-de