Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Atualizado em: 08/03/2022

Edital FAPERJ N.º 04/2015 – Cooperação bilateral FAPERJ-SNSF (Swiss National Science Foundation)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ fazem saber que estão abertas as inscrições para a seleção de projetos de pesquisa colaborativos entre pesquisadores da Suíça e do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito do Edital publicado pela Swiss National Science Foundation (SNSF), como parte do Programa de Cooperação Científica e Tecnológica entre o Estado do Rio de Janeiro e a Suíça (Scientific and Technological Cooperation Programme between Switzerland and the State of Rio de Janeiro –STCPSRJ), nos termos do Memorando de Entendimento celebrado entre a SNSF e a FAPERJ.

Os temas selecionados são:

  1. Doenças Negligenciadas, incluindo: Doença de Chagas, Febre Chicungunha, Cisticercose/Teníase, Dengue, Filariose, Leishmaniose, Lepra (Hanseníase), Leptospirose, Filariose Linfática, Malária, Riquetsiose, Esquistossomose, Helmintíases, Esporotricose, Toxoplasmose, Tracoma, Tuberculose, Febre Amarela
  2. Química, com foco em tecnologias limpas ou nanotecnologia
  3. Desenvolvimento Urbano

O texto integral deste Edital (em língua inglesa) está publicado AQUI.

As propostas devem ser preparadas em língua inglesa por pesquisadores do estado do Rio de Janeiro brasileiros em conjunto com pesquisadores da Suíça e serem submetidas na plataforma da SNSF (mySNF, em www.mysnf.ch). Pesquisadores fluminenses terão acesso ao sistema de submissão eletrônica através do parceiro na Suíça. Os projetos conjuntos devem envolver pelo menos dois pesquisadores principais, um na Suíça e um pesquisador vinculado a instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado do Rio de Janeiro. Para ser elegível, além do grau de doutor, o pesquisador brasileiro não pode estar inadimplente junto à Faperj. Cada pesquisador, entre principais e associados, pode participar de apenas uma proposta.

As propostas deverão conter dois orçamentos. O orçamento solicitado pelo grupo de pesquisa suíço à SNSF deverá ter valor máximo de SFr 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil francos suíços). O orçamento solicitado pelos grupos de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro à Faperj poderá ter valor máximo de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), nas seguintes rubricas: equipamentos, material permanente, serviços de terceiros eventuais, passagens e diárias, seguro viagem e taxa de importação (até 18% do valor do bem a ser importado). A proposta pode incluir solicitação de uma bolsa de pós-doutorado por um período de até dois anos OU uma bolsa de doutorado por um período de até três anos; os valores totais da bolsa solicitada devem ser incluídos no orçamento. A duração máxima dos projetos é de três (3) anos.

O julgamento das propostas se dará por comitê organizado conjuntamente pela FAPERJ e pela SNSF.

Os pesquisadores responsáveis pelas propostas na Suíça e no Estado do Rio de Janeiro estarão sujeitos respectivamente aos Termos e Condições da SNSF e da FAPERJ.

A decisão final de recomendar o financiamento é tomada conjuntamente pela SNSF e pela FAPERJ. Antes da decisão, cada agência verificará eventuais restrições às propostas qualificadas, de acordo com seus critérios habituais.

Dúvidas de pesquisadores baseados no Rio de Janeiro relacionadas a essa Chamada de Propostas poderão ser encaminhadas para o e-mail: faperj-snsf@faperj.br.  Dúvidas dos pesquisadores suíços devem ser encaminhas ao seguinte endereço: international@snf.ch.

 

Calendário

Submissão de propostas

de 19/03/2015 a 15/06/2015

Divulgação dos resultados

a partir de 10 de dezembro de 2015

 

Mais informações:

http://www.snf.ch/en/funding/programmes/bilateral-programmes/brazil/Pages/default.aspx

Topo da página