Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
logomarca da FAPERJ
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 15/06/2022 | Atualizado em: 15/06/2022

Notas - Semana de 16 a 22 de junho de 2022

Pedido de prorrogação do prazo de execução de projetos deve ser feito pelo SisFaperj
O pedido de prorrogação do prazo de execução de projetos, a partir desta segunda-feira, 13 de junho de 2022, deverá ser feito através do sistema SisFaperj. Confira, a seguir, o passo a passo para a solicitação: Acesse o endereço eletrônico: https://sisfaperj.faperj.br/sisfaperj/ (login = o seu CPF); No item “Solicitante”, clique em “Meu Protocolo”; Dentro da janela “Meu Protocolo”, selecione “PRORROGAÇÃO”; Selecione o processo a que se refere o pedido de “Prorrogação” que será encaminhado; Clique em “Solicitar”; Na aba “Arquivos”, inclua uma breve descrição informativa de sua solicitação; No item “Arquivos em anexo”, clicar no botão “+” para anexar o formulário encontrado na página da FAPERJ em “Serviços >> Formulários” (Solicitação de prorrogação de prazo para execução do projeto); Clique na lista “Opção” e selecione “Enviar para FAPERJ”; Clique em “Executar” para fazer o envio definitivo para a FAPERJ (Todos os documentos enviados devem estar no formato PDF. Recomendamos que o Outorgado mantenha seu endereço de email atualizado no SisFaperj). O prazo para execução de auxílios e taxas de bancada a contar de março de 2020 continua prorrogado até 31 de outubro de 2022, conforme o comunicado da FAPERJ publicado anteriormente. As prorrogações até essa data foram feitas automaticamente nos processos, não sendo necessário nenhum procedimento por parte dos outorgados. O Relatório Técnico e a Prestação de Contas deverão ser enviados 60 dias após esta data. 

Laboratório FazGame vai oferecer oficinas de empreendedorismo a jovens na Rocinha
O projeto Laboratório FazGame foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, 15 de junho, no CIEP 303 na Rocinha. Um dos contemplados pelo programa Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha, o projeto vai oferecer, ao longo de 2022, oficinas de empreendedorismo a jovens em idade escolar, que vão aprender noções de gestão e desenvolver competências empreendedoras, como iniciativa, colaboração, planejamento e persistência. Ao final das oficinas, os alunos terão criado games que propõem soluções para o consumo, produção sustentável e outros problemas relevantes da sua comunidade. Será realizada curadoria das melhores ideias e games, em sintonia com as iniciativas do Parque de Inovação Social e Sustentabilidade na Rocinha. “O projeto é uma oportunidade de unir o aprendizado de tecnologia à aprendizagem baseada em problemas reais, através um novo modelo que irá conectar os projetos dos alunos do Ensino Médio com as iniciativas de fomento ao empreendedorismo da Rocinha, gerando uma nova perspectiva de futuro profissional para esses jovens”, disse a proponente do projeto, Carla Zeltzer. 

Fundação Biblioteca Nacional promove live sobre parceria entre o Projeto Resgate e a FAPERJ
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), em cooperação com a FAPERJ, fará o lançamento do projeto Identificação e exposição dos documentos históricos relativos ao processo de Independência do Brasil contidos no acervo do Projeto Resgate Barão do Rio Branco, no dia 20 de junho, às 14h, pelo canal da FBN no YouTube. Sob a coordenação de João Carlos Nara Jr, diretor-executivo da FBN, o evento contará com a participação dos apresentadores da obra Caroline Costas, Denise G. Porto, Érika Dias e Paulo Assunção. O evento contará com quatro apresentações voltadas à dinamização do Projeto Resgate, programa de cooperação arquivística internacional que tem por missão catalogar e reproduzir a documentação histórica manuscrita referente ao Brasil, do período anterior à Independência e que possui como órgão depositário oficial de todo o seu material a Fundação Biblioteca Nacional do Brasil. Doutora pela Universidade Nova de Lisboa, Consultora da Unesco e Editora Científica na Fundação Cesgranrio, Érika Dias, coproponente do projeto, discorrerá sobre ‘Identificação e exposição dos documentos históricos relativos ao processo de Independência do Brasil contidos no acervo do Projeto Resgate Barão do Rio Branco’. Doutor em História Ibérica (École des Hautes Etudes en Sciences Sociales - Paris); Doutor em História Econômica e Social (Universidade Nova de Lisboa) e Doutor em História Social pela (Universidade de São Paulo), Paulo Assunção, que contou com apoio da FAPERJ por meio do Programa de Apoio a Projetos no Âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil falará sobre a documentação do Projeto Resgate e o processo de independência do Brasil, com base na documentação depositada no Arquivo Histórico Ultramarino e Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (Projeto Resgate), em especial aquele referente ao contexto que antecede a Proclamação da Independência, em diferentes províncias brasileiras. Mestre em História (PPGH- Universidade Salgado de Oliveira) e Doutoranda em História pela mesma Instituição, Denise G. Porto, também bolsista da FAPERJ pelo mesmo edital, falará sobre o ‘Panorama do Brasil nos anos pós- Independência de 1823 e 1824 na documentação do Projeto Resgate da Biblioteca Nacional’.  Mestre em Memória e Acervos (FCRB), especialista em História do Brasil (Iuperj/Ucam), bacharel em Arquivologia (Unirio) e em licenciatura em História (PUC-Rio), Caroline Costas, bolsista de Iniciação Científica pelo mesmo edital da FAPERJ, discorrerá sobre ‘AIndependência do Brasil em instrumentos de pesquisa: levantamento documental no Projeto Resgate Barão do Rio Branco e de instrumentos de pesquisa em instituições custodiadoras brasileiras’. Para acompanhar a live, acesse o canal da FBN no Youtube: www.youtube.com/c/FundacaoBibliotecaNacional

1ª Hackatona Mob 4.0 está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para a 1ª Hackatona Mob 4.0. Com apoio da FAPERJ, o evento tem o objetivo de promover um espaço de criatividade e desenvolvimento de soluções de coleta de dados relacionadas às demandas de mobilidade urbana de cidades do Estado do Rio de Janeiro. Ele será realizado de 22 de junho a 6 de julho. A programação inclui workshops e palestras sobre assuntos ligados a mobilidade urbana; um espaço coletivo para a criação de soluções de coleta de dados e mobilidade em cidades do Estado do RJ; e prêmio para as cinco melhores propostas. As inscrições são gratuitas. Serão emitidos certificados para todos os participantes que entregarem os projetos dentro do prazo previsto no regulamento. O conteúdo será disponibilizado posteriormente no Canal no YouTube do projeto. Mais informações: https://www.redemob.com.br/

Últimos dias de inscrição para mestrado e doutorado nas áreas de Exatas e de Ciências Básicas do CTC/PUC-Rio
Oito programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) estão com inscrições abertas para mestrado e doutorado stricto sensu, com aulas começando em agosto de 2022. As inscrições se encerram em datas diferentes, conforme o curso, sendo até 17 de junho Engenharia de Produção; até 26 de junho Engenharia Elétrica, até 27 de junho Matemática, até 30 de junho Engenharias Civil, Mecânica, Química, de Materiais e Processos Ambientais, além de Química. Até o dia 8 de julho vão as inscrições para Informática. A Pós-Graduação da PUC-Rio segue o modelo das universidades federais brasileiras, onde os candidatos podem requerer bolsas CAPES, CNPq, FAPERJ e de projetos do próprio departamento, dependendo da classificação no processo de seleção. A concessão depende da disponibilidade de bolsas no período e das regras internas de distribuição de bolsas.  Os detalhes a respeito das inscrições para cada um dos programas podem ser obtidos na página da Coordenadoria Central de Pós-Graduação (CCPG).                        

Pesquisadoras da UFF debatem depressão no pós-pandemia
Resultado da Pesquisa Vigitel 2021, um dos mais amplos inquéritos de saúde realizados no País, indica que 11,3% dos brasileiros relataram ter recebido um diagnóstico médico de depressão entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022. Desânimo, fadiga, alterações do sono, do apetite e do desejo sexual, tristeza, desinteresse, falta de perspectiva, descrença no futuro e, às vezes, pensamentos suicidas. Esses são alguns dos sintomas mais frequentes da depressão, um transtorno mental que pode ter intensidades leve, moderada ou grave. A doença é multifatorial e suas causas têm aspectos biológicos, genéticos e psicológicos. De acordo com a professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cristine Mattar, os altos índices de depressão, principalmente depois da pandemia mundial de Covid-19, podem ser repensados coletivamente através da rearticulação das redes de solidariedade e da melhoria das condições de vida das pessoas, sobretudo da população periférica, que vivencia situações de risco e inúmeras violências, através do desamparo ético-político a que estão submetidos seus membros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 322 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, sendo 11,5 milhões de casos no Brasil, o maior índice na América Latina. O aumento no número de pessoas deprimidas no Brasil durante a pandemia está certamente relacionado às perdas pessoais com as mais de 600 mil mortes no país, bem como às perdas de trabalho, renda, moradia e direitos fundamentais. Segundo Cristine, o diagnóstico da doença tem se tornado cada vez mais difícil de fechar, por isso a avaliação psiquiátrica e o acompanhamento psicoterápico serão fundamentais.

Icict/Fiocruz oferece curso de qualificação em Acesso à Informação Científica & Tecnológica em Saúde
A Secretaria Acadêmica do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) está com as inscrições abertas para o curso de qualificação em Acesso à Informação Científica & Tecnológica em Saúde – 2022, até o dia 12 de julho. O curso, será ministrado via Plataforma Zoom. A qualificação é voltada a pesquisadores, estudantes e profissionais que atuem em atividades de desenvolvimento e apoio à pesquisa em ciência e tecnologia na área da Saúde. As aulas síncronas acontecerão às segundas-feiras, das 9h às 17h, de 15 de agosto a 17 outubro de 2022, e a carga horária total do curso é de 84 horas. Os principais objetivos do curso são apresentar aos profissionais da área de informação diferentes fontes de informação científica e tecnológica em saúde, bem como parte do universo de ferramentas disponíveis para o acesso a estas fontes, incluindo a contribuição da Tecnologia da Informação e Comunicação na exploração destes recursos; além disso, qualificar os alunos no acesso às bases de dados especializadas da área de informação científica e tecnológica. Os interessados podem se inscrever pelo site Plataforma SIGA (www.sigaeps.fiocruz.br), seguindo os links: Inscrição > Unidade – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Icict > Qualificação em Acesso à Informação Científica e Tecnológica em Saúde - 2022. Mais informações sobre  Chamada Pública podem ser acessadas aqui.

Mast abre chamada para a Seleção de Bolsistas PCI
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) está com a primeira chamada do ano de 2022 aberta para a Seleção de Bolsistas do Programa de Capacitação Institucional (PCI). Serão disponibilizadas até 38 vagas para bolsistas que contribuam com a execução de projetos de pesquisa, visando apoiar os Programas do Mast. São 12 vagas de contratação imediata e 26 para a formação de cadastro de reserva, que poderão ser preenchidas futuramente, em caso de vacância ou disponibilidade orçamentária. As inscrições vão até o dia 25 de junho (até às 23h59) e devem ser encaminhadas exclusivamente pelo e-mail pci@mast.br , colocando no assunto: “Candidatura ao Edital PCI 2022 e nome completo”, anexando todos os documentos necessários. O Programa de Capacitação Institucional é um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que visa a apoiar a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, no âmbito das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais deste Ministério, por meio da concessão de bolsas de pesquisa que possibilitam a atração de profissionais e especialistas com perfis e níveis de formação diversos, desde o ensino médio técnico até o pós-doutorado. As bolsas são oferecidas em diferentes categorias e níveis – dependendo da formação do bolsista – e são operacionalizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com base nos recursos do orçamento do MCTI. O edital está disponível para consulta neste link e o  Formulário de Inscrição está disponível aqui

Pesquisadores do IOC e Ufscar investigam mecanismo químico para conter patógenos, incluindo o coronavírus
Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz/RJ) e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, da Universidade Federal de São Carlos (CDMF-UFSCar) desenvolveram, de forma inédita, um semicondutor irradiado com laser em femtosegundos (medida para um quadrilionésimo de segundo) que forma, juntamente com a quitosana, uma heteroestrutura para eliminação de bactérias e fungos, além de inativar o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, por contato, através da produção de radicais hidroxilas e peróxido de hidrogênio. Este estudo traz novas estratégias para a produção de materiais biocidas, que podem ser utilizados no desenvolvimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) funcionalizados, ou seja, que tenham a capacidade de conter a transmissão de patógenos, não apenas por serem uma barreira física, mas também química contra agentes que atacam principalmente a saúde humana. Veja a íntegra do artigo do Scientific Reports, revista do grupo Nature: https://www.nature.com/articles/s41598-022-11902-5 

UFRJ firma acordo com instituto da Índia
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) celebrou um protocolo de intenções com o All India Institute of Ayurveda (Aiia), uma organização autônoma do governo indiano que objetiva a cooperação entre a sabedoria tradicional de Ayurveda – sistema de medicina alternativa desenvolvido na Índia – e as tecnologias modernas. Esse é o primeiro acordo da Índia com uma universidade federal para Ayurveda no País. Para firmar a parceria, a professora Nina Silva, da Faculdade de Farmácia da UFRJ, foi convidada pelo Ministério de Ayush – responsável pelo desenvolvimento da educação, pesquisa e propagação de sistemas de medicina alternativa na Índia – para participar do lançamento do Centro Global de Medicina Tradicional da Organização Mundial da Saúde (OMS), e do Global Ayush Investment and Innovation Summit 2022, em Gujarat, na Índia. Os eventos aproveitam o potencial da medicina tradicional por meio da educação, pesquisa e desenvolvimento das tecnologias modernas. A cerimônia de abertura do Centro Global de Medicina Tradicional da OMS contou com a presença do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. O acordo, que também tem como parceiro o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Cabsin), busca fortalecer e desenvolver a cooperação entre as instituições para estudar os sistemas tradicionais de medicina e alcançar a excelência em Ayurveda, apoiada em técnicas científicas a partir da promoção da pesquisa, ensino e treinamento sobre o tema no Brasil. Além disso, prevê o intercâmbio de professores e alunos de pós-graduação entre a UFRJ e o Aiia.

Depressão pós-parto: um desafio a mais na saúde mental das mulheres
Puerpério é o nome dado ao período pós-parto pelo qual as mães passam. Muitas vezes, o período puerperal é considerado como a fase mais imediata após o parto, do 1º ao 10º dia. Porém, de acordo com a professora Paula Land Curi, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), o puerpério pode ir além do quadragésimo segundo dia após o parto. Ela destaca que a fase puerperal está sujeita aos chamados “transtornos da maternidade”, assim cunhados pela psiquiatria. Um dos transtornos, o baby blues, não é exatamente uma doença, mas sim um quadro que fala de uma instabilidade passageira, de adaptação à nova rotina. Já a depressão pós-parto é um transtorno mais intenso e duradouro que pode dificultar a realização das atividades da mulher-mãe com o bebê. Para o seu diagnóstico e tratamento, faz-se relevante uma boa análise de todo o contexto, sendo por vezes fundamental intervenção psicoterápica e medicamentosa. Durante a pandemia da Covid-19, o programa extensionista da UFF coordenado por Paula intitulado “Mulherio: tecendo redes de resistência e cuidados”, e o campo de estágio com mães em perinatalidade que a docente supervisiona, reuniram relatos nos quais a maioria das puérperas contaram que se sentiam deprimidas. Para a mulher puérpera, o acolhimento em um espaço onde ela possa falar e ser escutada também colabora muito no diagnóstico de depressão e outros transtornos do período pós-parto. A UFF oferece serviços de apoio psicológico a diferentes público, entre eles o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA): http://spa.sites.uff.br/ 

Inscrições para Temas livres no Congresso Científico do Hupe termina dia 20
Termina dia 20 de junho o prazo para as inscrições de Temas Livres no 60º Congresso Científico do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O evento engloba a Jornada Acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas 87 anos e o Simpósio Alumni FCM 10 anos. São esperados mais de 300 trabalhos, que serão selecionados para apresentação oral e em pôsteres entre os dias 24 e 26 de agosto. Todos serão avaliados por uma comissão técnica especializada e dez deles se classificarão para publicação na Revista Científica do Hupe. Dentre estes, cinco serão apontados para Premiação e Menção Honrosa. Os trabalhos podem ser inscritos em quatro diferentes eixos temáticos: promoção e prevenção em saúde; diagnóstico; tratamento e reabilitação; e perspectivas no ensino, gestão e assistência em saúde. Serão levados em conta critérios como originalidade, clareza e impacto no campo da Saúde em diferentes áreas de conhecimento. Pode participar profissional ou estudante, seja de graduação ou pós-graduação de qualquer instituição do estado, do País ou até do exterior. Todos os resumos apresentados devem ser escritos em português e precisam estar de acordo com uma das áreas listadas. Serão aceitos também pôsteres elaborados por grupos, sendo que pelo menos um dos autores se inscreva como participante do 60º Congresso Científico. Cada trabalho inscrito poderá ter até 10 nomes em autoria, incluindo o autor principal e o orientador. A inscrição, modelo dos pôsteres e da apresentação oral estão disponíveis em https://congresso.hupe.uerj.br  

Professor da UFRJ é eleito para Academia Brasileira de Letras
O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Godofredo de Oliveira Neto foi eleito, dia 9 de junho, para ocupar a cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupando a vaga do sociólogo e advogado Cândido Mendes de Almeida, que faleceu em fevereiro de 2022. Natural de Blumenau (SC), Godofredo formou-se em Letras pela Universidade de Paris III (França), onde também concluiu o mestrado, em 1979. É doutor em Letras pela UFRJ e graduado em Relações Internacionais pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais da Universidade de Paris II. Tem, ainda, pós-doutorado pela Universidade Georgetown, nos Estados Unidos (2012). Atualmente, é professor do Departamento de Letras Vernáculas da UFRJ e pesquisador na área de Literatura brasileira com foco em modernismo brasileiro e em Literatura contemporânea. Escreveu mais de 20 obras, além de artigos publicados em jornais e periódicos do país. Romancista e contista, teve os romances Menino Oculto e Amores Exilados traduzidos para o francês e foram lançados no 35° Salão do Livro de Paris-2015. Na Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle, entre 1982 e 1984, lecionou nas cadeiras de Literatura e Cultura Brasileiras, foi ainda professor visitante de Literatura Brasileira na Universidade de Veneza, presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). É também pesquisador associado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc/UFRJ) e membro do comitê de pesquisadores da Collection Archives, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Veleiro movido a energia limpa, desenvolvido pela UFF e prefeitura de Niterói entra em fase de testes
Entrou em fase de testes o veleiro F-Boat, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com a prefeitura de Niterói. Movido a energia solar e eólica, o veleiro será utilizado para coletar e monitorar água da Baía de Guanabara. A embarcação foi desenvolvida através do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), parceria entre a Prefeitura de Niterói, a UFF e a Fundação Euclides da Cunha (FEC). O barco foi desenvolvido pelos Departamentos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente e do Instituto de Computação da UFF. O F-Boat conta com assistência de inteligência artificial para garantir sua autonomia de 24 horas por dia durante os sete dias da semana. É o primeiro veleiro autônomo movido a energia limpa desenvolvido pela universidade. Para velejar sozinho o veleiro precisa de sensores como anemômetro e biruta, indicadores de velocidade e direção do vento. As informações são levadas para o computador também instalado dentro do veleiro, traçando assim as melhores estratégias em termos de posicionamento do leme e vela. O sistema de bateria alimenta os instrumentos eletrônicos - sensores e atuadores da embarcação - e a propulsão elétrica, utilizada quando o vento não pode mover a embarcação ou para manobras mais precisas. O sistema de coleta da água para monitoramento ambiental também está sendo incorporado no barco para que uma sonda medidora indique a qualidade da água, PH, oxigenação e outras informações enviadas em tempo real para o operador. Em relação à Inteligência Artificial, pretende-se com seu uso detectar focos de contaminação e poluição, possibilitando medidas preventivas. O barco também poderá auxiliar na revisão ou manutenção de problemas.

Jardim Botânico do Rio completa 214 anos com eventos para o público
Entre as atividades de comemoração dos 214 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, completados dia 13 de junho, estão a abertura da exposição do estipe da Palma Mater (primeira palmeira-imperial plantada no país), lançamento da Trilha das Palmeiras e do programa EcoMuseu. Além disso, haverá parabéns com bolo no Centro de Visitantes. Espécie símbolo do Jardim Botânico do Rio, a palmeira-imperial (Roystonea oleracea) teve seu primeiro exemplar plantado em 1809 no JBRJ. A semente foi presenteada a Dom João, que fundou a instituição em 1808. Em 1972, a Palma Mater, que contava com 38,7 metros de altura e 163 anos de existência, foi fulminada por um raio. Parte do tronco foi recolhida e tratada, sendo posteriormente integrada ao Acervo e Memória do JBRJ. A partir desta segunda-feira, a peça, que remonta às origens do Jardim Botânico do Rio, estará em exposição pública no Centro de Visitantes. Outra atração é o lançamento da Trilha das Palmeiras, que visita a coleção de palmeiras do JBRJ. No Arboreto são 15 canteiros dedicados às espécies da família Arecaceae, área chamada de Palmettum, que inclui coqueiro, dendezeiro, palmito-juçara, açaí, entre outros. Ao longo da trilha, serão interpretadas 21 espécies. Já o programa EcoMuseu reunirá e organizará o acervo da instituição a partir de sete núcleos: Sítios Arqueológicos, Coleções Vivas, Conjuntos Paisagísticos, Monumentos, Obras de artes, Pesquisa e Ensino. Com o programa, o JBRJ resgata, integra e promove seu rico acervo histórico, científico e cultural. Ingressos pelo site www.jbrj.eleventickets.com (cartão ou pix) ou diretamente na bilheteria (somente em dinheiro). 

Radar Agtech recebe inscrições até 19 de junho
Startups do setor agropecuário brasileiro interessadas em participar do Radar Agtech Brasil 2022 têm até o dia 19 de junho para realizarem o cadastro. A participação é gratuita e aberta às Agtechs que participaram de edições anteriores. O mapeamento confere visibilidade junto a empreendedores de ecossistemas local e internacional. O Radar Agtech é um mapeamento das startups do agro brasileiro, realizado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens. É a principal fonte de informações para quem quer conhecer um panorama das empresas de base tecnológica do setor. O Radar Agtech traz dados sobre perfil, segmento, área de atuação e localização das agtechs e também revela quem são os investidores que já realizaram aportes em agtechs no Brasil. Ajudar quem busca produtos e serviços a encontrar soluções inovadores e pode subsidiar ações de prospecção de parcerias além de embasar tomadas de decisão nas diversas esferas dos ecossistemas de inovação. Também direciona a construção de políticas públicas e projeta globalmente o setor de agtechs do País. Veja aqui como participar.

Abertas as inscrições para o Programa Finep Startup
A iniciativa tem como objetivo a seleção de propostas para a concessão de apoio financeiro para empresas brasileiras nascentes de base tecnológica, que possuam papel fundamental na introdução de novas tecnologias e modelos de negócios no mercado. Poderão participar startups com sede no Brasil e instituídas conforme a legislação pátria, que atendam aos seguintes critérios: seja registrada na Junta Comercial ou cartório competente, há, no mínimo, seis meses; esteja constituída sob a forma de sociedade limitada unipessoal (SLU), sociedade limitada (LTDA) ou sociedade anônima (S/A); possua até 10 anos de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil; possua receita bruta de no mínimo R$ 360 mil e máximo de R$ 4.8 milhões. Serão aceitas propostas nas áreas de Tecnologias Estratégicas: aeronáutico e defesa, espacial, segurança pública e privada; Tecnologias Habilitadoras: biotecnologia, inteligência artificial, internet das coisas (IoT), materiais avançados e nanotecnologia; Tecnologias de Produção: agritech, saúde animal e foodtech, indústria 4.0, comunicações, infraestrutura e serviços; Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável: cidades inteligentes e sustentáveis, energia renovável e eficiência energética, bioeconomia, tratamento da poluição e de resíduos sólidos, monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais e preservação ambiental; Tecnologias para Qualidade de Vida: healthtech, saneamento básico, segurança hídrica e tecnologias assistivas; Tecnologias para Promoção, Popularização e Divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação: Edutech; e Rota 2030: inovações voltadas para resolver um problema da cadeia de fornecedores do setor automotivo, incluindo máquinas agrícolas e rodoviárias autopropulsadas. A Finep concederá o valor de até R$ 1.5 milhão para os projetos selecionados e as startups aderentes à linha temática Rota 2030 poderão solicitar o aporte de até R$ 2.2 milhões. As inscrições acontecem por meio do preenchimento do formulário online de inscrição disponível na página da chamada, no site da Finep. Inscrições em: https://forms.finep.gov.br/forms/externo/ 

Petrobras abre edital para nova edição do Programa Petrobras Conexões para Inovação – Módulo Startups
Parceria entre Petrobras e o Sebrae, o módulo tem como objetivo desenvolver soluções e modelos de negócios de startups e pequenas empresas inovadoras por meio de projetos de inovação. Os projetos contam com a mentoria técnica da Petrobras e a assessoria de negócios do Sebrae, além de suporte financeiro para execução e oportunidade de implantação. São 30 desafios, divididos entre sete temas verticais, que vão desde tecnologias digitais até modelagem geológica, passando por robótica e redução de carbono, armazenamento e geração de energia, e tecnologias de inspeção, entre outros. Poderão participar startups, microempresas e empresas de pequeno porte brasileiras, cujo faturamento anual deve ser inferior a R$ 4,8 milhões. O orçamento é de R$ 20 milhões para investimento nos projetos selecionados, num valor de até 1,5 milhões cada em desafios deep-tech e 500 mil cada em desafios soft tech. Clique aqui e conheça o edital. Mais informações: https://tecnologia.petrobras.com.br/modulo-startups.html

Cine Arte da UFF retoma atividades a partir desta quinta-feira, 16 de junho
A Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciou a retomada das atividades do Cine Arte, agendada para 16 de junho, quando serão exibidos os filmes Vaga Carne (sessão das 15h10), Sete Anos em Maio (15h10), Marighella (17h) e First Cow - A Primeira Vaca da América (20h). Nas semanas seguintes, o Cine Arte integrará o circuito do Festival Varilux de Cinema Francês 2022. Apesar dos cortes orçamentários efetuados pelo Governo Federal, a retomada do Cine Arte foi possível devido a um investimento de R$550.000,00 (quinhentos e cinquenta mil reais) realizado em abril deste ano para o Centro de Artes UFF (CEART). O aporte viabilizou a aquisição de dispositivos para o restabelecimento do cinema, incluindo o reparo do projetor digital, e está possibilitando a manutenção do teatro e da galeria de arte e a restauração dos instrumentos musicais dos grupos artísticos da UFF. O investimento é fruto de um intenso exercício de gestão orçamentária e de responsabilidade com o patrimônio público, envolvendo diferentes setores da administração central.

Topo da página