Linguagem Libras Facebook Twitter Intagram YouTube Linkedin Site antigo
Compartilhar no FaceBook Tweetar Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Email Imprimir
Publicado em: 09/06/2022 | Atualizado em: 09/06/2022

Diretor de Tecnologia da Fundação é laureado com título de Doutor Honoris Causa

Por Ascom FAPERJ*

Laureado com o título de Honoris Causa da UFRJ, Guedes dedica-se ativamente à disseminação da ideia de inovação científica e tecnológica no País (Foto: Marcus Almeida) 

O diretor de Tecnologia da FAPERJ, Mauricio Guedes, recebeu na sexta-feira, 3 de junho, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O título foi entregue pela reitora, Denise Pires, durante sessão solene do Conselho Universitário (Consuni) realizada no auditório do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). 

Fundador e ex-diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Mauricio revelou-se em sua carreira um gestor ímpar na área de C,T&I. Ele foi também coordenador da Incubadora de Empresas da Coppe. “Não sou professor, nem pesquisador, sou servidor público. Sou um gestor de Ciência, Tecnologia e Inovação e tenho compromisso com a mudança, fazer sempre melhor. Empreender é fascinante, e isso não significa abrir uma empresa. É mais fascinante ainda empreender no setor público. Sou muito grato à UFRJ por ter me permitido viver essa experiência”, emocionou-se o homenageado. 

Ele participou ativamente da criação e disseminação da ideia de inovação no País, estando por duas vezes à frente de entidades representativas do setor: a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp). O diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, destacou que Mauricio, a exemplo do professor Alberto Luiz Coimbra, fundador da Coppe, foi uma dessas pessoas que transbordaram a instituição, e ultrapassaram as fronteiras da UFRJ na área da inovação. 

Guedes foi nomeado para o cargo de diretor de Tecnologia da FAPERJ em julho de 2018, a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Conselho Superior da Fundação. "Na FAPERJ, temos lançado importantes projetos de impacto social, de inovação e de empreendedorismo. Também estamos revendo processos da Diretoria de Tecnologia. Iniciamos uma ação pioneira de avaliação de resultados e impactos em sete programas da Diretoria de Tecnologia”, disse Guedes, em discurso durante a cerimônia. 

Ele relembrou, ainda, os desafios de início de carreira. “Quando começamos essa caminhada, falar de inovação era muito difícil. Inovação era uma palavra proibida”, relembrou Guedes, fazendo referência à década de 1970 e à Ditadura Militar no Brasil.

“Esse título para mim representa o reconhecimento da universidade pública sobre o papel da inovação. A UFRJ abraça a causa da inovação. Eu sou protagonista desse título, mas ele representa muito do trabalho de todos que estão aqui”, completou. 

*Com informações da Assessoria da Coppe

Topo da página