O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Inscrições abertas para Pronex e Primeiros Projetos
Publicado em: 27/07/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Inscrições abertas para Pronex e Primeiros Projetos

Estão abertas as inscrições para os novos editais Pronex (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência) e Primeiros Projetos. Frutos de parceria entre FAPERJ e CNPq, eles terão um investimento total de R$ 24,7 milhões para projetos de pesquisa. A cerimônia de lançamento foi celebrada na última segunda-feira, dia 24 de julho, na PUC-Rio, com representantes da comunidade científica fluminense e de instituições de fomento e pesquisa. Na ocasião, o diretor-presidente da Fundação, Pedricto Rocha Filho, destacou a importância da união de esforços entre as esferas estadual e federal para a consolidação de uma estrutura nacional de Ciência e Tecnologia.

 

Na abertura da cerimônia, o reitor da PUC-Rio, Padre Jesus Hortal, deu as boas-vindas à platéia e disse que a universidade se sentia honrada com a escolha do local para sediar o evento. Em seguida, passou a palavra ao diretor-presidente da FAPERJ.

 

“Esses editais, somados ao novo programa Cientistas do Nosso Estado, lançado no início do ano, representam uma continuidade da política de fomento estadual e de um compromisso assumido em conjunto entre o Estado do Rio e o governo federal”, disse Rocha Filho. E acrescentou: “Para o fortalecimento do parque científico e tecnológico do país, é necessária uma ação muito intensa na busca por recursos. Agora, com a avaliação positiva das edições anteriores desses programas, temos argumentos ainda mais concretos para solicitar as verbas necessárias.”

 

O diretor da Fundação salientou que os três editais lançados este ano pela FAPERJ se complementam. O programa Cientistas do Nosso Estado é dedicado a pesquisadores com carreiras já consagradas, enquanto o Primeiros Projetos contempla os novos talentos da ciência nacional, como forma de renovar a competência científica no estado. Já o programa Pronex, que apóia grupos de pesquisa, visa estimular o trabalho em rede entre pesquisadores fluminenses. O prazo de envio de propostas para os editais lançados em 24 de julho vai até a primeira quinzena de setembro.

 

Para o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luis Fernandes, um dos grandes méritos dos editais é garantir que as pesquisas apoiadas não fiquem submetidas a flutuações políticas e mudanças de governo. “Os programas consolidados em conjunto vão permanecer independentes da transição de gestões”, frisou. Também estiveram presentes à mesa de abertura o presidente do CNPq, Erney Camargo; o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza; o vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis; e o reitor da Uerj, Nival Nunes de Almeida.

 

Wanderley de Souza e Erney Camargo relembraram o pioneirismo do estado do Rio de Janeiro em políticas de fomento à C&T que aliassem verbas estaduais e federais. “Essa estratégia já virou rotina nos estados. Começou em 2003 pelo Rio de Janeiro, e logo atraiu o interesse de outras agências de fomento estaduais”, disse Wanderley de Souza. “Hoje, as esferas estadual e federal falam a mesma língua em ciência e tecnologia, traçam metas em comum e caminham na mesma direção”, reforçou Camargo.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes