O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Rio Inovação II é lançado em solenidade no Palácio Guanabara
Publicado em: 15/09/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rio Inovação II é lançado em solenidade no Palácio Guanabara

Em cerimônia realizada no Palácio Guanabara, o Governo do Estado, por meio da FAPERJ, lançou na terça-feira, 13 de setembro, o edital Rio Inovação II. A nova edição do programa retoma uma parceria de sucesso do governo estadual com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia), que em 2004, no primeiro edital, contemplou 20 iniciativas inovadoras no estado de um total de 108 propostas recebidas. Desta vez, o Rio Inovação contará com recursos de R$ 13,8 milhões e deverá atender em torno de 50 propostas.

“Esse programa aponta o caminho para uma transformação da base do conhecimento em nosso estado, que irá beneficiar o setor produtivo e o desenvolvimento econômico e social fluminense”, disse em seu discurso o diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho. Ele lembrou que a iniciativa ganha relevância histórica no momento em que a Fundação passa a apoiar o desenvolvimento tecnológico e a inovação no setor produtivo. “Desde sua criação, a FAPERJ vinha apoiando quase que unicamente a pesquisa científica em laboratórios e instituições de ensino e pesquisa. Agora, ela passa também a estimular o desenvolvimento da economia e os benefícios sociais decorrentes do aumento da atividade econômica”, disse.

O titular da FAPERJ afirmou que a diretoria da instituição está confiante que o novo edital alcançará os resultados esperados. “Com a experiência acumulada do primeiro edital, acreditamos numa ampla resposta do setor produtivo ligado à inovação, e esperamos que as empresas se mobilizem para participar do programa”, concluiu.

Participaram da solenidade o vice-governador Luiz Paulo Conde, representando a governadora Rosinha Garotinho; o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza; o Secretário de Estado de Energia da Indústria Naval e do Petróleo, Wagner Victer; e a diretora de Inovação para o Desenvolvimento Social e Econômico da Finep/MCT, Eliane Bahruth, entre outros.

As quatro áreas de interesse do programa são as de Agronegócios, Biotecnologia, Saúde e Energia. Elas contarão com recursos de seus respectivos fundos setoriais. Já os recursos do Fundo Verde Amarelo poderão contemplar outras áreas.

Nas áreas de interesse, o Governo do Estado do Rio de Janeiro privilegiará os projetos sobre produtos orgânicos, fruticultura, desenvolvimento de kits diagnósticos para doenças humanas e animais, fitoterápicos, quimioterápicos, equipamentos médicos, aquecimento de água e geração de energia para unidades rurais, bem como softwares aplicados às áreas de interesse deste edital.

Edital sofreu modificações para garantir mais agilidade na seleção de propostas

Passado menos de um ano da outorga dos contemplados na primeira edição do edital Rio Inovação, o conteúdo do novo programa sofreu ligeiras modificações a fim de garantir mais agilidade na avaliação e no processo de seleção das propostas. É esperado um número de propostas superior ao do edital anterior.
 
O edital tem o objetivo de induzir a aproximação entre as instituições de pesquisa e as empresas fluminenses. Além disso, o proponente deverá comprovar que o objeto de inovação presente em seu projeto está na fase de protótipo ou em vias de ser colocado no mercado.

 

Uma das novidades do processo de seleção será a obrigatoriedade de preenchimento de um formulário, no qual deverá ser indicado o caráter inovador do protótipo/produto e os eventuais benefícios econômicos e sociais para o Estado do Rio de Janeiro. Ficará mantida a exigência de que o proponente seja pessoa física, com graduação em qualquer curso de nível superior. Além disso, ele deverá, por meio de curriculum vitae, comprovar a experiência necessária para desenvolver o projeto proposto. A empresa deve, por outro lado, comprovar que tem expertise na área em que o projeto se insere.

 

Experiências semelhantes têm sido desenvolvidas no Brasil, fruto da mesma parceria com a Finep/MCT e os Fundos Setoriais. O edital da FAPERJ inova ao restringir seu apoio aos projetos que apresentem um protótipo, produto ou serviço, com uma solução tecnológica.

Clique para ver o edital Rio Inovação II e baixar o kit de formulários.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes