O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Estudante da Uerj ganha prêmio de Iniciação Científica do CNPq
Publicado em: 05/10/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Estudante da Uerj ganha prêmio de Iniciação Científica do CNPq

Paul Jürgens

O trabalho que Carla Freitas desenvolve na Uerj pode colaborar na descoberta de tratamentos para casos de septicemiaEstudante do último período da graduação em Biologia na Uerj, Carla Freitas passou as últimas semanas concentrada nas tarefas que a maioria dos estudantes enfrenta em final de período. Na quinta-feira, dia 28 de setembro, ela trabalhava no laboratório do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Faculdade de Ciências Médicas, quando sua orientadora, depois de receber um telefonema, a chamou para dar a notícia: a pesquisa que Carla faz no laboratório da Uerj havia sido contemplada na 4 edição do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), na categoria Ciências da Vida.

A emoção tomou conta de Carla: “Comecei a chorar e só acreditei quando vi meu nome no site do CNPq, na página que anunciava os premiados”, conta. Em 2004, a estudante teve apoio da FAPERJ através do programa de Iniciação Científica e Tecnológica, destinado a incentivar alunos de graduação com vocação para a pesquisa. O prêmio do CNPq contempla as três grandes áreas do conhecimento. Ao lado de Carla, a vencedora na área Ciências da Vida, foram agraciados ainda Herbert Paula de Vasconcelos, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/SP), na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, e David Patrício Lacerda, da Universidade Federal de Ouro Preto, na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Com 21 anos completados em fevereiro passado, Carla deve obter, nos próximos meses, o diploma em Biologia do Ibrag (Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes), da Uerj. O título da pesquisa que deu o prêmio a Carla é Proteínas de secreção do tipo III de Pseudomonas aeruginosa induzem apoptose de células endoteliais humanas por aumento da expressão do iNOS e ativação de Fas/Fasl. O trabalho envolve a interação de células de cordões umbilicais humanos com a bactéria Pseudomonas aeruginosa, que é conhecida por infectar pacientes hospitalizados debilitados em suas funções de defesa do organismo, causando septicemia e podendo levá-los à morte. O conhecimento dos mecanismos utilizados por esta bactéria são importantes para auxiliar em pesquisas sobre possíveis tratamentos para esta doença.O trabalho é realizado sob a orientação de Maria Cristina Maciel Plotkowisk.

Para conquistar o prêmio, Carla e os dois outros agraciados tiveram de enfrentar cerca de 200 concorrentes. “Fiquei imensamente feliz, sobretudo sabendo que na disputa estariam estudantes de outras universidades de grande prestígio do país”, lembra. Os vencedores receberão quantia em dinheiro equivalente a doze meses de bolsa de IC, além de uma bolsa de mestrado. No dia 4 de dezembro, ela fará prova de admissão no curso de mestrado no departamento em que realiza sua pesquisa.

A edição deste ano reservou um estímulo a mais para os concorrentes da mesma área de Carla: o British Council decidiu oferecer à vencedora na categoria Ciências da Vida uma viagem ao Reino Unido, onde Carla visitará centros de excelência na sua especialidade, a imunologia.

A 4 edição do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica do CNPq decidiu ainda agraciar a Universidade Federal de Viçosa (MG) com o Mérito Institucional por apresentar o maior índice de egressos da Iniciação Científica diplomados na pós-graduação. Na categoria Ciências da Vida, o estudante Charles Bronzo Barbosa Farias, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), conquistou uma menção honrosa. Na área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, a menção honrosa foi para o bolsista John Wilhelm Anton Donner Jr., da Universidade de São Paulo (USP). Já na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o contemplado, com a mesma menção honrosa, foi Rafael de Sousa Rocha, da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes