O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Rio em Mapas: Santa Teresa é o tema da 4ª edição
Publicado em: 22/07/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Rio em Mapas: Santa Teresa é o tema da 4ª edição

Estudo arquitetônico e histórico comprova a importância das construções do bairro

O bucólico bairro de Santa Teresa, cenário de algumas das histórias de Machado de Assis, é o tema da quarta edição do projeto Rio de Janeiro em Mapas da FAPERJ, lançada em 16 de maio no Museu da Chácara do Céu. Dessa vez, as ilustrações ficaram a cargo da artista Ana Maria Moura, que tem um ateliê no bairro. O catálogo ilustrado que acompanha o mapa reúne informações históricas sobre instituições, construções e monumentos localizados na região.

"Este projeto contribui para reforçar o senso de cidadania daqueles que habitam as regiões retratadas nos mapas, na medida em que enriquece e revaloriza locais e eventos históricos aos olhos dos próprios moradores", disse o presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho.

Para recriar construções como a que abriga o Museu da Chácara do Céu, a Igreja e o Convento de Santa Teresa, Ana Maria Moura teve como base um estudo arquitetônico feito pelo arquiteto Kleris Albernaz. A pesquisa histórica realizada por Marcos Luiz Bretas possibilitou a criação do catálogo que, além da história dos prédios, traz amplo serviço sobre as entidades de pesquisa, igrejas, solares, museus, centros culturais e outras instituições.

O estudo comprovou a importância histórica do bairro. Embora bastante alterado em seus traços originais, o prédio da Igreja e Convento de Santa Teresa é um exemplo: ainda exibe características do barroco carioca e possui alguns dos melhores exemplares da azulejaria portuguesa do século 18. Estão ali os túmulos do construtor e do governador Gomes Freire de Andrade (Conde de Bobadela), protetor das freiras que fundaram a Ordem das Carmelitas Descalças no Brasil. Um grupo de reclusas ainda ocupa o Convento, que possui valiosa coleção de arte.

"Santa Teresa tem gosto pelo diferente. O bairro e seus moradores têm gosto pela fantasia. Exemplo disso são as freiras carmelitas que para cá vieram pra ficar mais perto do céu", conta o historiador do Rio de Janeiro em Mapas, Marcos Luiz Bretas. De fato, a fantasia está bem sugerida em muitas das edificações retratadas, como o Castelo Valentim, que parece saído de um conto de fadas, e o prédio que hoje abriga o Centro Educacional Anísio Teixeira – que pode lembrar tanto um forte como um castelo de Drácula.

Outro exemplo é o Museu Chácara do Céu, que abriga uma importante coleção de arte brasileira e internacional, que inclui obras de Portinari, Picasso, Matisse, Dali e Debret. Com tiragem de 2.000 exemplares, o catálogo e o mapa de Santa Teresa são distribuídos gratuitamente para escolas públicas, bibliotecas e instituições de ensino.

Clique aqui para ver a galeria de imagens do mapa e do catálogo de Santa Teresa

Veja também:

 

Rio de Janeiro em Mapas - Centro (Edição 1)
Rio de Janeiro em Mapas - São Cristóvão, Benfica e Mangueira (Edição 2)
Rio de Janeiro em Mapas - Campos dos Goytacazes (Edição 3)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes