O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Conselheiros analisam a atual gestão
Publicado em: 25/10/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Conselheiros analisam a atual gestão

Um dos pilares da estrutura organizacional da FAPERJ, o Conselho Superior acompanha e debate as atividades da Fundação em reuniões mensais na sede da instituição. De acordo com a política de transparência implementada pela atual presidência da Fundação, o Jornal da FAPERJ publica nesta edição o perfil e o depoimento dos conselheiros sobre o atual desempenho da instituição. O objetivo é levar essas informações ao conhecimento dos usuários da FAPERJ e do público em geral. O Conselho é formado por 12 membros, sendo quatro deles indicados pela governadora e os demais escolhidos por ela nas listas tríplices apresentadas por universidades, entidades com reconhecida atividade de pesquisa e pelo setor empresarial. Na qualidade de diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho participa das reuniões do Conselho Superior na qualidade de membro nato.

Reinaldo Felippe Nery Guimarães

Presidente do Conselho Superior da FAPERJ desde abril de 2002. Professor aposentado do Instituto de Medicina Social da Uerj. Graduou-se em Medicina em 1971 na UFRJ e é MSc em Medicina Social. Ocupou diversas funções em entidades como CNPq, CAPES, Finep, ABRASCO e OMS. Desde abril de 2003 é membro Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

 

“Na gestão atual, a FAPERJ atravessa período ascendente, com franca recuperação de sua imagem junto à comunidade científica, decorrente de uma retomada importante nos últimos três meses de significativos desembolsos, principalmente no que se refere a auxílios atrasados devidos a pesquisadores. Tal iniciativa abre caminho para que a FAPERJ volte a cumprir, adequadamente, sua missão de fomentar a pesquisa no Estado do RJ

 

 

Jésus de Alvarenga Bastos

 

Vice-presidente do Conselho Superior da FAPERJ desde abril de 2002. Doutor em Educação pela Universidade René Descartes, Paris V e ex-Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFF. Atualmente, integra a Diretoria Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e é professor da Faculdade de Educação da UFF.

 

“É visível o esforço do atual conjunto da administração da FAPERJ em levar adiante a missão da Fundação. Vale destacar a procura, por parte da presidência e diretoria da FAPERJ, por todo o entendimento possível com o Conselho Superior, convocando a todos para uma participação efetiva. Louvo muito a atual gestão no sentido de dar toda a credibilidade aos pesquisadores, inclusive na recuperação de financiamentos que, por razões diversas, não tinham sido liberados anteriormente.”

 

 

Otávio Velho

 

Bacharel em Sociologia e Política pela PUC /Rio e Doutor em Sociologia pela Universidade de Manchester, Reino Unido. Professor titular de Antropologia Social no Museu Nacional/UFRJ, instituição em que obteve o título de Mestre na mesma disciplina. Membro do Conselho Gestor do Programa Sul-Americano de Cooperação em C&T (Prosul). Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ciência Hoje.

 

“Considero que a atual gestão, com o apoio do secretário Wanderley de Souza, tem conduzido um notável e exitoso esforço no sentido de saldar todos os compromissos da FAPERJ, tornando a nossa Fundação um instrumento eficaz do desenvolvimento científico e tecnológico do estado. É importante que a comunidade científica reconheça isso para que possamos nos empenhar juntos na transformação da entidade num efetivo órgão de estado, estável e consolidado.”

 

 

Walter Araujo Zin

 

Médico pela Faculdade de Medicina da UFRJ e Doutor em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Chefe do Laboratório de Fisiologia da Respiração do mesmo Instituto desde 1987. Membro da Academia Brasileira de Ciências. Presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Comendador da Ordem do Mérito Cientifico Nacional.

 

“Todas as diretorias da FAPERJ, e não somente a atual, sempre esbarraram no entrave administrativo causado pelo não repasse à Fundação dos recursos financeiros a ela atribuídos por lei. Os diretores precisam usar de muita criatividade – e o fazem muito bem – para conseguir alimentar, de modo apenas razoável, os parques cientifico e tecnológico de nosso Estado. A atual diretoria demonstra vigorosa vontade de manter os programas bem-sucedidos, além de criar outros novos.”

 

Celso Pereira de Sá

 

Psicólogo pela UERJ e Doutor pela Fundação Getúlio Vargas. É Professor Titular do Deptº de Psicologia Social e Institucional da UERJ. Ingressando na UERJ em 1977, foi, sucessivamente, diretor do Instituto de Psicologia, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e vice-reitor. Coordena o Observatório de Pesquisas e Estudos em Memória e Representações Sociais.

 

“No início de 2004, estive afastado do Conselho durante estágio pós-doutoral no exterior. No meu retorno, fiquei agradavelmente surpreso com a recuperação da credibilidade da FAPERJ junto à comunidade científica. Nesse processo, destaco a gradativa liberação dos recursos de Auxílio à Pesquisa que haviam sido concedidos mas não pagos em anos anteriores, bem como a oferta de 100 novas bolsas de bancada no programa Cientistas do Nosso Estado.”

 

Angela Maria Cohen Uller

 

Engenheira Química pela UFRJ e Doutora pela Université de Paris VI (França). É professora de Termodinâmica no Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ desde 1980. É diretora da COPPE/UFRJ e diretora-superintendente da Fundação COPPETEC desde de 2003. Além de integrar o Conselho Superior da FAPERJ, tem assento no Conselho Consultivo da FINEP e do Conselho de Administração do CGEE – Centro de Gestão de Estudos Estratégicos.

 

“A atual gestão da FAPERJ vem se destacando, em particular, pela captação de recursos no governo federal que, com sua contrapartida, tem possibilitado a ampliação de seus programas e ações. Cabe menção, igualmente, a implementação efetiva da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ, com os Programas PAPPE, em parceria com a FINEP, e Cientista Tecnólogo do Nosso Estado.”

 

 

Antonio Celso Alves Pereira

Doutor em Direito Público pela UFRJ, é livre-docente em Direito Internacional Público pela Uerj e Pós-Graduado em Política Internacional pela Universidade de Lisboa. No magistério, atua como professor de Direito Internacional Público da Uerj e professor de Política Internacional do IFICS /UFRJ. Foi reitor da Uerj (1996/2000) e diretor-presidente da FAPERJ (2000/ 2001). Desde 2001 é presidente da Sociedade Brasileira de Direito Internacional e membro da International Law Association.

 

“Apesar das dificuldades por que passam o nosso estado e o país, o governo estadual tem envidado todos os esforços para que a FAPERJ possa continuar cumprindo a sua finalidade, de fomento à pesquisa. Registramos, com satisfação, a evolução em todos os sentidos da Fundação – não só através dos desembolsos relativos a auxílios e bolsas, mas também à criação de novos programas colocados à disposição da comunidade científica do RJ.”

 

 

Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho

Bacharel e Mestre em Física pela PUC-Rio, obteve o título de PhD pela Universidade de Princeton, nos EUA. Foi pesquisador-associado do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN). Depois de ocupar o cargo de diretor de Deptº de Física da PUC-Rio, tornou-se, em 1994, professor titular do Instituto de Física da UFRJ. Desde 1988, é pesquisador associado ao International Centre for Theoretical Physics (ICTP), de Trieste, Itália.

 

“Ao saldar compromissos antigos, nota-se uma preocupação da FAPERJ em recolocar os programas em funcionamento para que em 2005 a Fundação venha a atender os anseios da comunidade científica, apoiando novas áreas e abrindo novas editais. Vejo uma genuína preocupação de colocar a casa em ordem para que a FAPERJ possa ser ainda mais criativa e alcançar maior eficiência no atendimento à comunidade.”

 

 

Carlos Alberto Dias

 

Bacharel em Física pela ex-Universidade do Brasil/CBPF, MSc e PhD pela Universidade da Califórnia-Berkeley (EUA). É professor titular de Geofísica Aplicada do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo do CCT/Uenf desde agosto de 1993, tendo sido professor titular da UFPA e da UFBA. Coordena e ministra, desde 2003, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Reservatório e de Exploração da Uenf.

 

“A FAPERJ está tendo um desenvolvimento muito grande, como nunca teve, na sua história. Verifico grande entrosamento entre o Conselho Superior e a diretoria da Fundação, produzindo, na soma de esforços, excelentes resultados. Todavia, constato a necessidade de voltar a atenção para parcela da faixa etária intermediária da comunidade científica, que tem entre 10 e 20 anos de conclusão de doutorado.”

 

 

César Camacho

 

Doutor em Matemática pela Universidade da Califórnia-Berkeley, nos EUA. É pesquisador titular do IMPA desde 1977 e seu diretor desde 2004. Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Third World Academy of Sciences (TWAS). Recebeu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia em 1996, e a Ordem ao Mérito Científico, categoria Gran Cruz, em 2000.

 

“A FAPERJ vem cumprindo importante papel no apoio às atividades científicas do Estado do Rio. De particular importância são os Programas Cientistas do Nosso Estado e Jovens Talentos, que, na minha opinião, deveriam ser ampliados. É preciso também desenvolver iniciativas que evitem a migração de nossos jovens talentos para outros estados, nos vários níveis de atuação, desde a formação, oferecendo apoio especial em nível de mestrado, doutorado até a pós-graduação.”

 

Eduardo Eugenio Gouveia Vieira

Engenheiro de formação, como empresário acumula várias participações em conselhos de administração, como os da Griffin do Brasil, BNDES e Nuclep. Preside a EDF do Brasil e como executivo, foi diretor-superintendente da Ipiranga Química S/A entre 1973 e 2001. É presidente da Firjan desde 1995 e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (CDES), órgão consultivo da Presidência da República.

 

“Há uma crescente percepção por parte da atual gestão de que o setor produtivo é o locus onde a inovação tecnológica mais efetivamente acontece. Esta percepção se traduz em iniciativas de fomento à inovação que têm levado a uma aproximação maior com as empresas. Gostaríamos ainda de ver implementado um Escritório de Gestão Tecnológica para fortalecer o intercâmbio entre a comunidade científica e os setores produtivos do estado.”

 

 

Maria Alice Rezende de Carvalho

Mestre em História pela UNICAMP e doutora em Sociologia pelo IUPERJ, onde é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Coordena o Laboratório de Pesquisas sobre Cidadania e Desenvolvimento do IUPERJ. É editora da Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais – órgão da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) – e membro da editoria científica do Instituto Ciência Hoje.

 

“A atual diretoria da FAPERJ tem-se aplicado em dar continuidade aos programas que já fazem parte da história da consolidação da ciência e da tecnologia em nosso estado, ao tempo em que busca aperfeiçoar os instrumentos de aproximação entre o amplo continente de atividades concernentes a C&T e às expectativas de desenvolvimento econômico e social dos cidadãos do Rio de Janeiro.”

 

 

Pedricto Rocha Filho

 

Desde janeiro de 2004 é diretor-presidente da FAPERJ, e, nesta qualidade, tem assento no Conselho Superior da Fundação como membro nato. Mestre em Mecânica dos Solos, obteve o título de Doutor em Geotécnica pelo Imperial College da Universidade de Londres. Professor e ex-diretor do Deptº de Engenharia Civil da PUC-Rio. Foi um dos principais integrantes da comissão, coordenada por Darcy Ribeiro, que implantou a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Pesquisador do CNPq, coordenou inúmeros convênios com instituições nacionais e internacionais. Antes de ser nomeado diretor-presidente da FAPERJ, foi subsecretário de Desenvolvimento Tecnológico da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, no atual governo e no governo Garotinho.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes