O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Diretor da Faperj ganha Prêmio FCW
Publicado em: 09/04/2010
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Diretor da Faperj ganha Prêmio FCW

       

       Jerson Lima tambem é
       coordenador do CRMN 

O Diretor Científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva, foi escolhido vencedor do Prêmio Conrado Wessel (FCW) de Ciência Geral.

O anúncio da premiação foi realizado no final da noite de ontem (8/4).  O Prêmio Conrado Wessel (FCW) é concedido pela fundação de mesmo nome a perfis renomados, nas áreas de Ciências, nas modalidades de ciência geral, ciência aplicada [à água, ao campo, ao meio ambiente], e medicina; Cultura, na modalidade literatura; e Arte, na modalidade fotografia.  Os nomes premiados são indicados por entidades convidadas pela Fundação Conrado Wessel e distinguem-se por obra de relevo promovida no quinquênio anterior ao ano da premiação, podendo a comissão julgadora identificar o conjunto das obras como critério superior.

Jerson Lima, além de diretor científico da Fundação, é professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, desde 1997, coordenador do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas (CNRMN), principal centro da América Latina, onde estão instalados equipamentos de RMN de alto campo (800, 600 e 400 MHz).

Jerson Lima Silva graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, em 1984, e concluiu o Doutorado em março de 1987, pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ. Durante o curso de graduação e de pós-graduação, foi orientado pelo professor Sérgio Verjovski-Almeida.  Em 1985, realizou seu primeiro estágio no exterior, no laboratório do pesquisador Gregorio Weber, da Universidade de Illinois (EUA), quando se especializou no uso de metodologias de espectroscopia de fluorescência e alta pressão aplicados a sistemas biológicos.  Durante período sabático, de 1991 a 92, foi professor visitante da Universidade de Illinois, quando trabalhou na determinação da estrutura da proteína Arc repressora no estado desnaturado por alta pressão, por ressonância magnética nuclear bidimensional.

 

Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nível 1A, Jerson Lima é um dos diretores da Academia Brasileira de Ciências (ABC), fellow da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (INCT-INBEB), criado em 2008.  Os resultados de suas pesquisas têm sido publicados em revistas de alto índice de impacto e seus mais de 130 artigos científicos são referenciados em mais de 3.500 citações (fonte ISI índice H = 34). A maioria de seus trabalhos envolve alunos de graduação e de pós-graduação como co-autores, que resultaram em 23 dissertações de mestrado e 24 teses de doutorado. O laboratório de Jerson Silva tem prestado contribuição expressiva ao campo da biologia estrutural, enovelamento protéico, montagem viral e no entendimento dos mecanismos responsáveis pelo dobramento errado de proteínas, importante em muitas doenças humanas, que incluem câncer, doenças de príons, Alzheimer e doença de Parkinson.  Dentre as principais descobertas de Jerson Silva está a descrição de que a proteína do príon precisa do auxílio de moléculas de ácido nucléico para se converter em sua forma patogênica.

 

Jerson Lima já foi agraciado com importantes prêmios nas áreas médica e científica, como o da Fundação John Simon Guggenheim, em 1991; da International European Economic Community, 1991; Prêmio Sendas em Doenças Infecciosas de Crianças (compartilhado), 1995; Howard Hughes Medical Institute, 1997-2002; Prêmio Nacional Unibanco em Medicina (compartilhado), 1998; Ordem Nacional do Mérito Científico concedido pela Presidência da República do Brasil na classe de Comendador (2002) e na classe de Grã-Cruz (2009); Prêmio da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) de Biologia – TWAS Award in Biology, 2006, este último, um dos mais prestigiosos prêmios concedido a um cientista do hemisfério sul.

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes