O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Anunciado o resultado final do Edital "Apoio à Cooperação Bilateral FAPERJ/FCT"
Publicado em: 31/10/2019 | Atualizado em: 27/11/2019
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Anunciado o resultado final do Edital "Apoio à Cooperação Bilateral FAPERJ/FCT"

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, resultado final do edital de Apoio à Cooperação Bilateral FAPERJ/FCT – 2019. Foram aprovadas cinco propostas, sendo três da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e outra da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), totalizando R$ 316.339,48. O principal objetivo do Edital é apoiar projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento, conduzidos entre equipes de pesquisa de Portugal e do Estado do Rio de Janeiro. Desta forma, a FAPERJ e o FCT (Fundação Para a Ciência e Tecnologia de Portugal) pretendem promover a pesquisa e desenvolvimento nas áreas científicas e tecnológicas abrangidas pelo AIR Centre (Atlantic International Research Centre) que envolvam entidades do sistema científico e econômico português e brasileiro no âmbito das ações realizadas no Brasil, Portugal e União Europeia.

Com sede em Portugal, o Air Centre é principalmente um projeto que integra governos, centros de pesquisa, universidades e empresas ao redor do mundo. O Air Centre deve reunir pesquisadores e cientistas de diversos países para desenvolver estudos sobre mudanças climáticas, correntes marinhas, biodiversidades e outros aspectos que englobam o Oceano Atlântico. No dia 09 de agosto do presente ano, foi inaugurado o primeiro escritório brasileiro do Centro, localizado no Parque Tecnológico da UFRJ.

Para este Edital os recursos financeiros serão destinados exclusivamente para o pagamento de diárias e passagens objetivando a mobilidade de pesquisadores nas áreas abrangidas pelo AIR Centre, as quais são: Aperfeiçoamento de modelos de circulação marinha de larga escala no Atlântico Sul; Modelos para estudo da dispersão de microplásticos de derramamentos de petróleo no mar; Observação oceanográfica continua do Atlântico Sul através da aquisição de dados recorrendo à utilização de veículos autônomos e Ciência de dados para apoio à implementação do AIR Centre Data Intelligent Network.

Para o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Mauricio Guedes, a rede internacional que está sendo formada para responder a desafios globais com base no Oceano Atlântico estará focada tanto no avanço da ciência como no desenvolvimento econômico e social das comunidades e ecossistemas marinhos e costeiros. "Testemunhamos hoje no Brasil, com perplexidade uma prova da dimensão dos riscos a que estas áreas estão submetidas e a urgência de que novos avanços científicos e tecnológicos possam mitiga-los e trazer soluções adequadas”, disse.

Confira a lista dos projetos contemplados:

Resultado: Apoio à Cooperação Bilateral FAPERJ/FCT – 2019

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes