O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação lança Programa de Apoio à Cooperação Bilateral com FCT, de Portugal
Publicado em: 18/07/2019 | Atualizado em: 30/07/2019

Fundação lança Programa de Apoio à Cooperação Bilateral com FCT, de Portugal

Por Ascom Faperj

A Fundação anunciou nesta quinta-feira, dia 18 de julho, o lançamento do Programa de Apoio à Cooperação Bilateral FAPERJ/FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia, de Portugal) – 2019. Trata-se de edital destinado a apoiar projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento, conduzidos entre equipes de pesquisa de Portugal e do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito da cooperação estabelecida no AIR Centre – Centro de Pesquisa Internacional do Atlântico, programa que promove o monitoramento do Oceano Atlântico, conectando tecnologias de águas profundas a tecnologias espaciais. O programa conta com a participação de países da América Latina, Europa e África, e inclui também os Estados Unidos. O prazo para o recebimento de propostas on-line vai até o dia 28 de agosto (OBS: prazo para submissão de projetos foi prorrogado para 30 de setembro).

O objetivo é facilitar a mobilidade de pesquisadores nas áreas abrangidas pelo AIR Centre, contribuindo com a promoção de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas científicas e tecnológicas que envolvam entidades do sistema científico e econômico português e brasileiro no âmbito das ações realizadas no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, Portugal e União Europeia; e estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos serviços e produtos nos domínios científicos e tecnológicos no campo da cooperação estabelecida nos propósitos do AIR Centre. Com duração de 12 meses, o programa deverá facilitar missões de curta duração no exterior para a apresentação e/ou realização de etapas necessárias à execução das propostas.

Na primeira quinzena de agosto, no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o AIR Centre inaugura seu primeiro escritório no País. A cerimônia contará com  a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor.

ERRATA 1: Informamos que o subitem 2.1.1.1 (cuja redação dizia "O projeto conjunto deverá ser submetido à FAPERJ pela Equipe do Rio de Janeiro, à FCT pela equipe de Portugal, cabendo à FAPERJ o apio financeiro à equipe do Estado do Rio de Janeiro e à FCT o apoio financeiro à equipe de Portugal;") do programa de Cooperação Bilateral FAPERJ-FCT (Fundação Para a Ciência e Tecnologia, de Portugal) foi excluído dos itens de elegibilidade pois não se enquadra ao edital.

ERRATA 2: Um novo subitem foi adicionado ao item 2.0 Elegibilidade. O novo subitem (2.1.2) ganhou a seguinte redação: "As áreas temáticas atendidas por este edital são:

  • Aperfeiçoamento de modelos de circulação marinha de larga escala no Atlântico Sul;
  • Modelos para estudo da dispersão de microplásticos e derramamentos de petróleo no mar;
  • Observação oceanográfica continua do Atlântico Sul através da aquisição de dados recorrendo à utilização de veículos autônomos;
  • Ciência de dados para apoio à implementação do AIR Center Data Intelligent Network."

Confira o conteúdo do edital no endereço abaixo:

Programa de Apoio à Cooperação Bilateral FAPERJ/FCT – 2019

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes