O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 7 a 14 de outubro de 2004
Publicado em: 07/10/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 7 a 14 de outubro de 2004

Atualizada a lista de projetos pagos em 2004

A lista completa e atualizada dos projetos pagos este ano pela FAPERJ já pode ser acessada neste link (arquivo .xls)

Presidente da FAPERJ recebe homenagem nos 10 anos da Coppe

O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, foi homenageado nesta quinta-feira, 7 de outubro, durante evento comemorativo dos 10 anos do projeto de incubadoras de empresas da Coppe. Na ocasião, o reitor da UFRJ, Aloysio Teixeira, entregou para Rocha Filho uma placa em reconhecimento do apoio que a Fundação vem dando ao projeto.

 

Uenf será transformada em Centro Tecnológico de Energia Renovável

Um acordo de parceria firmado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e empresários da Noruega – país considerado avançado nos estudos de energia alternativa - servirá para transformar a Uenf, em Campos, em um Centro Tecnológico de Energia Renovável. O centro será voltado para o estudo de energias como a eólica, a solar e a biomassa. A idéia será estendida também para a Uerj. Ao todo o estado deverá investir cerca de 1,5 milhão nesses dois centros.

Brasil ganha Olimpíada Ibero-americana de Física

A equipe representante do Brasil venceu a 9 edição da Olimpíada Ibero-americana de Física, realizada pela primeira vez no Brasil, no campus do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBa), em Salvador, de 25 de setembro a 2 de outubro. Concorreram 70 estudantes do ensino médio de 18 países latino-americanos, além de Portugal e Espanha. O Brasil foi campeão na soma geral de pontos por equipes.

A competição teve duas provas distintas: uma prática e outra teórica. Um júri internacional composto por representantes dos países participantes corrigiu as questões. O evento contou ainda com um workshop sobre o ensino de física na América Latina que resultou na elaboração de um documento com propostas para melhorar o ensino da disciplina.

Evento de lançamento da 2 edição de Paleontologia lota Fórum de Ciência e Cultura

O lançamento, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, da segunda edição do livro Paleontologia, editado por Ismar de Souza Carvalho e apoiado pela FAPERJ, foi marcante para a comunidade da área de geociências do Rio de Janeiro, contando com a presença de cerca de 350 pessoas. Os professores Miguel Telles Antunes, da Academia de Ciências de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa, e Ausenda Cáceres Balbino, da Universidade de Évora, Portugal, apresentaram a palestra “Os fósseis de Portugal”. O professor Álvaro P. Crosta, do Instituto de Geociências da UNICAMP, abordou o tema “Impactos de asteróides e as extinções da vida na Terra". Após as palestras os presentes confraternizaram num coquetel.

Pesquisas petrolíferas ganham espaço mais moderno

As pesquisas petrolíferas e a engenharia naval do estado do Rio de Janeiro ganharam um espaço mais moderno. Graças a uma parceria firmada entre a Coppe e o Consulado britânico, foi criado o Centro de Engenharia Oceânico Grã-Bretanha-Brasil.

O local amplia a capacidade da economia fluminense em ser o principal centro de pesquisas na área de prospecção de petróleo em águas profundas, que havia chegado ao ponto máximo há dois anos, com a inauguração do Laboratório Oceânico, o maior do mundo, com 25 metros de profundidade, para pesquisas com projetos navais e prospecção de petróleo.

Assessores em TI serão escolhidos até novembro

Até novembro o CNPq deverá escolher os pesquisadores que formarão o Núcleo de Assessores em Tecnologia da Informação (Nati). Desde o dia 1de outubro a Instituição já vem enviando para universidades e centros de pesquisa a indicação dos nomes para compor o Nati. Os escolhidos terão mandato de três anos. Cerca de 100 instituições e centros de P&D, públicos e privados de todo o país participam da consulta. No Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz está entre as consultadas pelo CNPq.

Ciência, Tecnologia e Inovação na universidade

Entre os dias 19 e 23 de outubro será realizada a 3a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, no campus da Universidade Veiga de Almeida ( Rua Ibituruna, 108 – Tijuca). O evento, apoiado pela FAPERJ, apresentará o que há de mais moderno na produção de novas tecnologias desenvolvidas no ambiente universitário.
Mais informações: 2574-8823 ou pelo E-mail: direcaoict@uva.br



 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes