O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas 484 - Semana de 22 a 28 de maio de 2014
Publicado em: 23/05/2014
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas 484 - Semana de 22 a 28 de maio de 2014

Divulgação/ABC
    

Jorge Guimarães comemora  
dez anos à frente da Capes
 


Jorge Almeida Guimarães é homenageado pela ABC, Inmetro e Uerj  
A Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vão homenagear o acadêmico Jorge Almeida Guimarães por seus dez anos à frente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes). A cerimônia será realizada nessa sexta-feira, 23 de maio, às 15h, na capela ecumênica da Uerj (Av. São Francisco Xavier, 524, Maracanã), onde o professor receberá a medalha Henrique Morize por sua contribuição à ciência brasileira. Durante sua gestão à frente da Capes, a instituição teve um aumento substancial de seu orçamento, que cresceu seis vezes. A última década foi marcada pelo crescimento da produção científica e do número de revistas brasileiras indexadas internacionalmente. Hoje, a produção científica do Brasil corresponde a 2,7% no ranking mundial, enquanto que no início da gestão de Jorge Guimarães esse percentual se aproximava de 1%. Em várias áreas do conhecimento, houve ainda melhora expressiva do número de citações de nossos artigos em revistas qualificadas internacionalmente em relação à média mundial. Mais informações:
www.capes.gov.br e www.uerj.br

Divulgação/Ensp 

         
     Sergio Koifman era pesquisador da
     Escola Nacional de Saúde Pública


Morre o epidemiologista Sergio Koifman
Morreu nesta quarta-feira (21/05), vítima de câncer, o médico epidemiologista e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Sergio Koifman. Aos 64 anos, ele era médico formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com mestrado em Medicina Social na área de Epidemiologia, pela Universidad Nacional Autónoma de México, doutorado em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado na School of Ocupational Health, McGill University, em Montreal (Canadá). Pesquisador titular da Fiocruz, o professor desenvolveu e também coordenava o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da Ensp desde 2006, que recebeu nota seis na última avaliação trienal da Capes (2010-2012). Além da mulher, Rosalinda Koifman, também pesquisadora da Ensp, ele deixa uma filha, um filho e netos. Mais informações:
http://www.ensp.fiocruz.br


Equipe de robôs de combate da PUC-Rio ganha competição internacional
A Riobotz, equipe carioca de robôs combate da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), foi a grande campeã da Stem Tech Olympiad 2014, realizada de 4 a 6 de maio, em Miami, nos EUA. Participando pela primeira vez da competição, a equipe, que já ultrapassava as cem medalhas até então, voltou para casa com mais três vitórias: ouro na categoria heavyweight (100 kg), prata na fairyweight (150g) e bronze na middleweight (54 kg). A RioBotz conquistou também o inédito troféu “Best In Show” para o Touro Maximus (100kg), eleito pelos próprios adversários como o melhor robô da categoria na competição. Segundo o coordenador da equipe e professor da PUC-Rio Marco Antônio Meggiolaro, essa foi a maior vitória da história da RioBotz, por dois motivos: serem  campeões na categoria de combate heavyweight a de maior prestígio no torneio – e por quebrar uma hegemonia norte-americana que já durava 20 anos. “Desde 1994, todos os campeões foram dos EUA.  É a primeira vez na história da competição de combate que um robô de língua não inglesa vence um mundial”, diz Meggiolaro. A equipe, que conta com apoio da FAPERJ, é composta atualmente, em sua maioria, por alunos das Engenharias de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica. Segundo Meggiolaro, participar de uma competição deste porte é um estímulo para os estudantes, que têm a possibilidade de adquirir conhecimentos em áreas como mecânica, eletrônica, computação, publicidade, marketing, design e captação de recursos, além de utilizar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula. Embora seu foco seja a construção de robôs de combate, as tecnologias envolvidas podem ser aplicadas em diferentes setores como a indústria de energia, petróleo e médica. Mais informações:
http://www.riobotz.com.br/portal

Congresso no Hupe vai discutir as fronteiras da dermatologia
Ao contrário do que pode sugerir a sua superficialidade, a pele pode desvelar doenças originadas em todos os órgãos do corpo humano, por vezes muito antes que sinais e sintomas específicos sejam percebidos. É, portanto, natural, que tenhamos interface com grande parte de outras especialidades das áreas da saúde. Essas interfaces foram denominadas "Fronteiras da Dermatologia", que será o tema do congresso a ser realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, de 25 a 29 de agosto. O tradicional Prêmio Pedro Ernesto será oferecido aos melhores trabalhos enviados para as sessões de Temas Livres e Pôsteres. Na ocasião será celebrado o 52 aniversário do Hospital Universitário Pedro Ernesto. O Serviço de Dermatologia do HUPE vai prestar a justa homenagem a dois de seus ex-chefes de serviço que muito contribuíram com a medicina no Brasil, os professores Jarbas Anacleto Porto e Rubem David Azulay. As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho. O Hupe fica no Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 77, em Vila Isabel, zona norte do Rio. Mais informações:
http://www.hupe.uerj.br

Capes reabre calendário para propostas de cursos novos para o estado do Rio de Janeiro
Com a perspectiva de propiciar alternativas de absorção de docentes e alunos dos cursos de pós-graduação da Universidade Gama Filho, recentemente desativada, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu, em caráter excepcional, quanto à área de avaliação e unidade federativa, calendário no período de 14 a 28 de maio para apresentação de novas propostas de cursos em nível de mestrado ou doutorado. As referidas propostas devem ser, obrigatoriamente, oriundas de instituições com sede no estado do Rio de Janeiro e vinculadas às seguintes áreas de avaliação: Educação Física, Direito e Interdisciplinar. Esta excepcionalidade não interfere nas demais atividades previstas no Calendário da Diretoria de Avaliação da Capes (DAV/Capes) para o ano de 2014. Mais informações:
http://www.capes.gov.br

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento com foco em big data é inaugurado no Rio
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Richard e Maureen E. Egan, da empresa EMC Corporation, foi inaugurado na quarta-feira, 14 de maio, no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão. A estrutura tem foco em big data – armazenamento e uso de grande volume de dados –, sendo o primeiro dos quatro centros globais de P&D alinhados ao Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior) a entrar em funcionamento. A companhia assinou um memorando de intenções com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para construção do centro em fevereiro do ano passado. A atração de infraestruturas desse tipo para o Brasil é um dos eixos do TI Maior. O centro de P&D já funcionava antes da inauguração, trabalhando em projetos para a aplicação de tecnologias de armazenamento, recuperação, computação em nuvem e big data e temas ligados ao setor de petróleo e gás. Segundo a empresa, o centro no Rio será o hub mundial da empresa em inovação no setor de petróleo e gás. O novo prédio vai abrigar mais de 80 pesquisadores, um centro de pesquisa aplicada, laboratórios de desenvolvimento de soluções e um executive briefing center. Mais informações:
http://www.ufrj.br

Fiocruz promove palestra com o cientista Francis Collins
O Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), promoverá uma palestra com o geneticista e diretor do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), Francis Collins, nessa sexta-feira, 23 de maio, às 10h, no auditório do Museu da Vida (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos). No evento, Collins irá falar sobre os avanços e novidades das pesquisas lideradas pelo NIH. À ocasião também serão discutidas possibilidades de cooperação entre o NIH e a Fiocruz, especialmente no campo de neurociências. Um dos cientistas mais respeitados no mundo, Francis Collins liderou o projeto Genoma Humano, e foi um dos responsáveis pelo mapeamento do DNA humano em 2001. Recebeu numerosos prêmios e honras, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade, em 2007, e a Medalha Nacional de Ciências, em 2008. É autor do livro A linguagem de Deus, onde um cientista apresenta evidências de que Ele existe, no qual defende que a crença no cristianismo pode ser conciliada com a evolução e a ciência, que figurou na lista do The New York Times como um dos mais vendidos. Collins também é responsável pelo programa Iniciativa BRAIN, lançado em 2013 pelo governo dos Estados Unidos com o intuito de mapear o cérebro humano. Mais informações:
https://portal.fiocruz.br

Programa L’Oréal-Unesco-ABC For Women in Science: Inscrições prorrogadas
O prazo para inscrição na nona edição do programa L’Oréal-Unesco-ABC For Women in Science, que busca reconhecer e promover a atuação de mulheres na ciência, além de oferecer condições favoráveis à continuidade de seus projetos, foi prorrogado para 15 de junho. A iniciativa é uma parceria da empresa LOréal com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC).O programa oferece sete bolsas-auxílio no valor equivalente a US$ 20 mil. As pesquisas devem fazer parte de uma das seguintes categorias: ciências biomédicas, biológicas e da saúde; ciências físicas; ciências matemáticas; ou ciências químicas. De acordo com um relatório internacional encomendado pela fundação LOréal ao Boston Consulting Group, menos de um terço dos pesquisadores é do sexo feminino. Os trabalhos serão julgados por um grupo de 11 jurados, entre eles Suely Bordalo, diretora científica da L’Oréal Brasil, e Ary Mergulhão Filho, coordenador do setor de Ciências Naturais da Unesco no Brasil. Jacob Palis Júnior, presidente da ABC, presidirá o júri. Mais informações:
http://loreal.abc.org.br/index.asp

Museu da Vida comemora seus 15 anos com programação voltada para o público
Em comemoração aos seus 15 anos, o Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está promovendo uma série de atividades gratuitas, que incluem desde apresentações circenses a visita guiada no castelo da Fiocruz. A programação terminam em 26 de maio, na próxima segunda-feira, e acontecem no campus da fundação (Av. Brasil, 4365, Manguinhos). Dentre as atividades, está a apresentação do Coletivo Nopok, um grupo de circo que se utiliza da dança, da música e do improviso na construção de uma linguagem própria. Trabalham na direção de revigorar, fortalecer e manter viva a tradição dos artistas circenses no imaginário das pessoas e de resgatar sua relação afetiva com o circo. Esse programa será realizado na próxima sexta-feira, 24 de maio, no Museu da Vida, das 10h às 16h. Também haverá o Objeto em Foco e visita à Sala de Exposição Entomológica Costa Lima no Castelo Mourisco, em que os visitantes poderão, além de contemplar a beleza do local, conhecer peças museológicas de importante valor cultural, científico e histórico e algumas curiosidades sobre elas. Lá, encontra-se, ainda, uma exposição entomológica que tem como acervo, grande diversidade de insetos, que encantam por sua beleza estética e diversidade de tamanhos. Essa atividade será realizada no Castelo Mourisco até o dia 26, com exceção de domingos e segundas, das 9h às 16:30h (dias de semana com agendamento prévio) e aos sábados, sem agendamento, de 10 às 16:00 h. Mais informações:
www.museudavida.fiocruz.br

Royal Society of Chemistry abre processo seletivo
Estão abertas, até 1 de junho, as inscrições para os candidatos à Bolsa Mobilidade Pesquisador, da Royal Society of Chemistry (RSC), organização britânica que promove o desenvolvimento das Ciências Químicas. As bolsas são oferecidas a estudantes de mestrado e doutorado e pesquisadores em início de carreira na academia ou na indústria que queiram colaborações para seus projetos. Os valores e os prazos variam de acordo com o interesse do candidato. Há bolsas de 5 mil, 10 mil e 15 mil, para uma ou múltiplas visitas, com duração de três meses, um ou dois anos, respectivamente, para visitas científicas a instituições no Reino Unido. As inscrições devem ser feitas pelo site mediante carta de apoio da organização que receberá o bolsista, carta de apoio do supervisor acadêmico, descrição da pesquisa, custo previsto e dados pessoais. A RSC é uma organização sem fins lucrativos com 170 anos de história que incentiva pesquisas na área das Ciências Químicas. Mais informações:
www.rsc.org/ScienceAndTechnology/Funding/researcher-mobility/index.asp

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes