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Publicado em: 17/03/2011
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Notas - Semana de 17 a 23 de março de 2011

Inscrições para bolsas de projetos contemplados no edital de escolas públicas

   Divulgação

      
   Edital de apoio às escolas públicas visa apoiar 
    melhoria do ensino na rede pública estadual
A partir de hoje, dia 17 de março, os  pesquisadores contemplados no edital n 21/2010, Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas Públicas Sediadas - 2010, já podem fazer as  solicitações para as bolsas previstas nos projetos aprovados, nas seguintes modalidades: bolsas Jovens Talentos – para alunos do ensino médio; bolsas de IC" – para alunos de graduação; e bolsas de TCT" – para os professores da escola pública envolvida no projeto. O período para indicação dos bolsistas é de 17 de março a 02 de maio de 2011, pelo sistema inFAPERJ.  As cotas aprovadas terão vigência para o período de maio de 2011 a abril de 2012. As inscrições devem ser realizadas na forma eletrônica, com posterior envio dos documentos impressos. As exigências para cada modalidade de bolsa podem ser consultadas no site da FAPERJ:
www.faperj.br

Presidente da Capes discute parcerias em visita à Fundação

Vilma Homero
         

Da esquerda para a direita: Egberto Moura, Jerson Lima,
Jorge Guimarães, Ruy Marques e Adalberto Vieyra
 


No dia 4 de março, na sede da FAPERJ, o diretor presidente da Fundação, Ruy Garcia Marques, recebeu o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge de Almeida Guimarães, em reunião que também contou com as presenças dos professores Jerson Lima (diretor científico da Fundação), Egberto Gaspar de Moura (assessor da presidência) e Adalberto Ramon Vieyra (coordenador da área Biológicas II da Capes). O encontro discutiu a renovação de acordo de cooperação técnica e acadêmica, visando ao fortalecimento do Programa Nacional de Pós-doutoramento, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, além do incremento da parceria entre as duas agências, com o lançamento de novos programas. No convênio anterior, celebrado em 2009, no valor total de R$ 94 milhões (R$ 47 milhões para cada agência), foram implementadas 320 bolsas de pós-doutorado, com vigência de cinco anos, em editais lançados em 2009 e 2010; cada bolsista recebe uma taxa de bancada mensal, no valor de R$ 1,2 mil, e os programas de pós-graduação de excelência, com níveis 5, 6 ou 7 (pela avaliação da Capes), associados a programas ainda não totalmente consolidados, com níveis 3 e 4, puderam concorrer a auxílios para a compra de equipamentos multiusuários (em editais denominados "Equipamento solidário"). Durante a reunião, numerosos temas foram tratados, objetivando tanto o apoio à pós-graduação quanto a melhoria do ensino básico, que servirão como fundamento para o lançamento de novas parcerias. Também se discutiu a possibilidade de apoiar programas de excelência, em propostas de implantação de novos temas, ainda pouco desenvolvidos no País. Decidiu-se reeditar o Programa de Pós-doutorado para os anos de 2011 e 2012, com o oferecimento de mais bolsas, e implementar novas iniciativas para o apoio aos programas de pós-graduação, tanto no sentido de sua maior internacionalização, com a possibilidade de apoio a convênios internacionais, visando à co-tutela e dupla titulação, quanto a atração de pesquisadores estrangeiros e professores visitantes seniores para programas que ainda demandam maior consolidação. Ao final do encontro, os presidentes das duas agências consideraram a reunião extremamente proveitosa, especialmente porque, além da continuação do programa de bolsas de pós-doutorado, já em andamento, amplia a parceria entre as duas agências, em áreas que certamente levarão a uma melhoria ainda mais acentuada na pós-graduação em nosso Estado. Novas reuniões estão previstas para o amadurecimento do diálogo inicial entre a FAPERJ e a Capes, visando ao lançamento de novos programas de interesse econômico e social para o Estado e para o País.

    Ailton Azevedo

        
    Silvério Freitas, Ruy Marques e Almy Junior: reitor eleito 
   e atual reitor da Uenf visitaram dependências da FAPERJ

Silvério de Paiva Freitas é o novo reitor da Uenf
O engenheiro agrônomo Silvério de Paiva Freitas foi eleito o oitavo reitor da Uenf. Titular da chapa, a 15, uma das três concorrentes, Silvério teve o apoio do atual reitor Almy Junior, e ampla maioria nos três segmentos da comunidade universitária, docentes, alunos e técnicos e foi eleito já no primeiro turno. A posse do novo reitor está prevista para julho. Mestre e doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa, Silvério desempenhou na Uenf as funções de chefe do Laboratório de Fitotecnia, de 1999 a 2003. De 2003 a 2007, foi diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) e de 2007 até janeiro de 2011, foi pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da universidade. Seu companheiro de chapa é o físico Edson Correa da Silva, com graduação, mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado na Ruhr-Universitaet Bochum, Alemanha. Na Uenf, Edson vem exercendo nos últimos quatro anos o cargo de pró-reitor em Pesquisa e Pós Graduação. Na manhã desta quinta-feira, 17 de março, o reitor eleito Silvério de Paiva Freitas e o atual reitor da Uenf, Almy Junior, foram recebidos pelo diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Marques e pelo chefe de gabinete da fundação, Roberto Dória. Mais informações: www.uenf.br

ACS/Capes
    

Reunião realizada na sede da Capes discutiu a formação
 de engenheiros no País e propostas para sua melhoria

Capes discute formação em engenharia

Na primeira reunião do ano do Grupo de Trabalho GT-Engenharias, nesta segunda-feira, dia 14 de março, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi avaliada a formação de engenheiros no País e propostas medidas para sua melhora quantitativa e qualitativa. A partir de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), constatou-se que os índices de titulação nas engenharias atingiam, em 2008, 35% nas instituições de ensino superior (IES) públicas e 25% nas IES particulares, caracterizando elevada evasão. O ano de 2008 também revelou outro dado preocupante: cerca de 90 mil vagas em engenharia oferecidas no vestibular não foram sequer ocupadas. Para o GT-Engenharias, tais conclusões não são favoráveis ao crescimento sustentável do país. Para enfrentar a situação, o GT preparou proposta de implantação o programa Pró-Engenharias, em que a Capes e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concederiam bolsas de estudo e pesquisa, e promoveriam ações de apoio visando reduzir a ociosidade de vagas disponíveis e a evasão. O programa seria um modo para aumentar a competitividade e a produtividade da economia nacional, dinamizando a política de desenvolvimento produtivo e a cadeia tecnológica. Mais informações: www.capes.gov.br

Estado do Tocantins terá sua Fundação de Amparo à Pesquisa
Antiga reivindicação dos pesquisadores do estado, o Tocantins vai criar sua Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP). Vinculada à Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia de Tocantis, sua instalação está prevista para acontecer imediatamente após a regulamentação de sua criação. A nova FAP permitirá que o estado firme convênios federais e internacionais. Segundo o secretário Borges da Silveira, "ela também terá a perspectiva de dotar o estado de mais mestres e doutores, além de dar mais agilidade ao processo de fomento e financiamentos a estudos científicos". O anúncio oficial da criação da nova FAP acontecerá no I Fórum Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, previsto para a cidade de Palmas, nos dias 31 de março e 1 de abril. Mais informações: www.tecnologia.to.gov.br/noticia.php?cod=4018

ABC, Mast e CBPF homenageiam o físico Jayme Tiomno
Em cerimônia realizada em conjunto pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), foi homenageado nesta quarta-feira, 16 de março, o físico Jayme Tiomno. Falecido em janeiro, Tiomno era considerado um expoente da ciência brasileira. Com mais de 20 trabalhos publicados na década de 1950, ele antecipou, em 1960, a existência de ressonância nos mésons, mais tarde comprovada. Em 1965, foi chamado por Darcy Ribeiro para ser um dos professores na então recém-fundada Universidade de Brasília. Sua proposta pedagógica era de um ensino menos preso à memorização e mais voltado à observação e a solução de problemas concretos. Com Cesar Lattes e Leite Lopes foi também um dos criadores do CBPF, onde foi professor titular e fez importantes contribuições para a compreensão das propriedades das partículas elementares, essencial para o desenvolvimento da física de partículas. O evento teve lugar na sede do CBPF. Mais informações: http://portal.cbpf.br/index.php?page=home&lang=pt_BRwww.cbpf.br

Poeta e professor da UFRJ é o mais novo imortal da ABL
A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu no dia 3 de março, o poeta e professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marco Lucchesi para a cadeira número 15 da instituição, que tem por patrono o poeta Gonçalves Dias. Lucchesi, que com 47 anos é o mais jovem integrante da ABL, substitui o Padre Fernando Bastos de Ávila, falecido em novembro de 2010. Dentre as obras de Lucchesi se destacam Meridiano celeste & bestiário, premiado com o Prêmio Alphonsus de Guimarães 2006 da Biblioteca Nacional e finalista do Prêmio Jabuti 2007; Sphera, que recebeu Menção Honrosa do Prêmio Jabuti 2004, além do Prêmio UBE de Poesia Da Costa e Silva 2004; Os olhos do deserto; Saudades do paraíso e O sorriso do caos. Mais informações: http://www.academia.org.br/

Capes define logomarca para comemorar os seus 60 anos
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) elaborou uma logomarca comemorativa pelo seu aniversário de 60 anos, que será em 11 de julho deste ano. A logomarca tem como base a marca original e traz referência às cores nacionais. A arte foi elaborada por Edson Ferreira de Moraes, assistente em C&T, servidor da própria instituição. Ela será utilizada em todas as comunicações oficiais e também por instituições que receberem apoio da Capes. A partir de 11 de julho, eventos comemorativos acontecerão no decorrer de um ano na Capes. Entre as atividades previstas para as comemorações dos 60 anos da instituição estão premiações, publicações especiais e seminários com temas que abrangem a atuação da Capes, como a evolução da ciência brasileira, a comunicação científica e a educação básica. Para obter os arquivos originais da logomarca é necessário entrar em contato por e-mail, com o assunto "Logomarca 60 anos Capes". Mais informações: imprensa@capes.gov.br e http://www.capes.gov.br/

Candidatos a reitor participam de debates na UFRJ

Uma série de quatro debates será realizada a partir da semana que vem com os candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). São quatro candidaturas: os professores Carlos Levi, da Coppe, e Antônio Ledo, da Faculdade de Medicina, que concorrem pela Chapa 10; Alcino Câmara, do Instituto de Economia, e Maria José Coelho, da Escola de Enfermagem Anna Nery, pela Chapa 12; Godofredo de Oliveira Neto, da Faculdade de Letras, e Léa Miriam, da Faculdade de Medicina, pela Chapa 20; e Ângelo da Cunha Pinto, da Escola de Química, e Eliezer Barreiro, da Faculdade de Farmácia, pela Chapa 99. O primeiro debate está marcado para a próxima terça-feira, 22 de março, às 18h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da Praia Vermelha. No dia 24, quinta-feira, às 15h, os candidatos apresentam suas ideias no campus Macaé. Os outros dois encontros ocorrem na Cidade Universitária: no dia 29, às 10h, no auditório do Centro de Tecnologia (CT), e no dia 4 de abril, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no Centro de Ciências da Saúde (CCS). O primeiro turno ocorrerá entre os dias 11 e 13 de abril, com consulta, em urna eletrônica, à comunidade da UFRJ. Um eventual segundo turno ocorrerá de 18 a 20 de abril, com a divulgação do resultado prevista para o dia 22 de abril pela Comissão Coordenadora do processo sucessório. O resultado da consulta será matéria de discussão e aprovação em reunião prevista para o dia 28 de abril. Caberá ao Colégio Eleitoral a escolha, em lista tríplice, dos nomes a serem submetidos ao Ministério da Educação. Mais informações: http://www.ufrj.br/

Ciclo de palestras é atração de evento sobre o passado geológico da Terra
A Casa da Ciência, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dá continuidade à exposição Sensações do Passado Geológico da Terra, em cartaz até 15 de maio, com entrada franca. Além da exposição, está sendo realizado o ciclo de palestras A Terra em Sete Tempos, sobre os vestígios que revelam os grandes eventos de transformação do planeta. As palestras ocorrem sempre às terças-feiras, de 18h30 às 20h. Na última terça, 15 de março, o paleontólogo e pesquisador da FAPERJ Ismar de Souza Carvalho deu início aos debates falando sobre "As catástrofes e o registro do tempo". Na próxima semana, dia 22, será a vez do professor Renato Rodriguez Cabral Ramos, do Museu Nacional/UFRJ, com o tema "A infância da Terra". No dia 29 de março, a pesquisadora Narendra K. Srivastava, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), discorrerá sobre "O surgimento do oxigênio". No mês de abril, o pesquisador da Fundação e professor do Museu Nacional/UFRJ, Antônio Carlos Sequeira Fernandes, falará sobre "As florestas sem flores: história do início da vida na Terra". No dia 12 de abril, um representante da Petrobras, a ser definido, será o palestrante de "O início do Oceano Atlântico". No dia 19, outro pesquisador que conta com apoio da FAPERJ, o professor Cláudio Limeira Mello, do Instituto de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IGEO/UFRJ), vai esclarecer dúvidas sobre "A era do gelo". Encerrando o ciclo de debates, a pesquisadora Gisele Daltrini Felice, da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), falará sobre "O tempo presente: o surgimento do homem". A Casa da Ciência fica na R. Lauro Muller, 3, Botafogo. Mais informações: http://www.casadaciencia.ufrj.br/

Prêmio TWAS de Educação Científica 2011: inscrições abertas                   
Realizado a cada três anos pela Academia de Ciência para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) - organização internacional autônoma, com sede em Trieste, na Itália, que promove a excelência científica para o desenvolvimento sustentável nos países do Sul – o "Prêmio de Educação Científica 2011 já está com as inscrições abertas. A premiação irá contemplar um cientista que tenha feito contribuições significativas e inovadoras de material educativo, científico, especialmente o desenvolvimento de programas criativos a fim de estimular a educação científica nas crianças em idade escolar e que tenha contribuído para o avanço da qualidade do ensino das ciências na Região. O pesquisador vencedor de cada Edição recebe US$ 3.000,00 e um Diploma. O candidato pode se inscrever até o dia 4 de abril, pelo site da TWAS. Neste ano, o vencedor será anunciado durante a 22 Reunião Geral da TWAS, em Marrakech, Marrocos, dia 19 de setembro. Mais informações: www.twas.org ou http://athena.abc.org.br:8080/twasrolac.org/prizes/science-education-prize-2011

Sociedade Brasileira de Química abre AIQ na Academia Brasileira de Ciências
A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) convida para a abertura do Ano Internacional da Química (AIQ) no Brasil, em dia 23 de março (quarta-feira), às 13h30, na Academia Brasileira de Ciências (ABC), à Rua Anfilófio de Carvalho, 29, Centro, no Rio de Janeiro. Para comparecer à abertura do Ano Internacional da Química na ABC, é necessário confirmar sua presença com Stefanie Leipert pelo telefone (11) 3167-1249 ou e-mail stefanie@allcommpartners.com.br até o dia 21/03 (segunda-feira). No evento, haverá a participação de Cesar Zucco, presidente da SBQ; de Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); de Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia (MC&T) e de Jailson Bittencourt de Andrade, integrante do Conselho Consultivo da SBQ e professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFB). Na ocasião também serão entregues medalhas AIQ 2011 aos homenageados pela contribuição à pós-graduação no Brasil. Instituído pela UNESCO, o AIQ tem como principais objetivos celebrar as grandes descobertas e os avanços científicos e tecnológicos da Química, demonstrar sua importância para a humanidade e aumentar o interesse dos jovens pelo estudo dessa ciência. Com o tema “Química para um Mundo Melhor”, o AIQ comemora o centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à cientista polonesa Marie Curie. O AIQ será realizado no País pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), pela SBQ, pelo Conselho Federal de Química (CFQ) e suas divisões regionais (CRQs). Mais informações: http://blog.quimica2011.org.br, http://www.facebook.com/AIQ2011 e www.twitter.com/@aiq2011

33 Olimpíada Brasileira de Matemática está com as inscrições abertas
As inscrições para a 33 edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) estão abertas até o dia 30 de abril. Podem participar estudantes do ensino fundamental, médio e universitário de instituições públicas e particulares de todo o Brasil. A competição tem atingido mais de 350 mil alunos e desempenhando um importante papel relacionado à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática. As instituições interessadas devem fazer o cadastro, gratuito, pelo site: www.obm.org.br . A primeira fase será realizada em 18 de junho, a segunda fase em 3 de setembro e a terceira e última fase nos dias 15 e 16 de outubro. Os resultados serão divulgados em dezembro e os vencedores serão convidados a participar da 15 Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2012. Além das medalhas e prêmios, os ganhadores participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática. A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat). Mais informações: www.obm.org.br

Museu da Maré apresenta exposição sobre energia nuclear
Mostrar as diferentes formas de energia nuclear, desde a sua descoberta no núcleo do átomo até suas possibilidades de aplicação: na medicina, na geração de energia elétrica e na indústria. Este é o principal objetivo da exposição intitulada Energia Nuclear, exposta de terça a sábado, das 9 às 18 horas, até o dia 30 de abril no Museu da Maré, à Av.Guilherme Maxwell, 26, Maré. No local, além da exposição, há um espaço interativo com jogos, oficinas, vídeos e curso para professores com debates dobre a presença da energia nuclear na natureza. O evento, gratuito, contou com o apoio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e tem patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da FAPERJ. Mais informações: (21) 3868-6748 e museudamare@ceasm.org.br

Instituto Weizmann no Brasil abre processo seletivo para curso em Israel
O grupo Amigos do Instituto Weizmann no Brasil abriu inscrições para a seleção de cinco estudantes brasileiros para participar do 43 International Summer Science Institute, do Instituto Weizmann de Ciências, em Rehovot, em Israel. Podem se inscrever no processo seletivo estudantes de todo o Brasil que estejam cursando o primeiro ano de graduação em qualquer área relacionada à ciência e tecnologia. É necessário ter domínio de inglês. De acordo com os organizadores do curso, os candidatos selecionados terão a oportunidade de adquirir experiência direta em pesquisa de ponta, trabalhando em laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática e ciência da computação, ao lado de cientistas experientes. Além disso, os alunos participarão de seminários de pesquisa e apresentarão trabalhos em assuntos de seu interesse. Após três semanas de atuação nos laboratórios do instituto, o grupo de estudantes se deslocará para realizar uma pesquisa de campo, próximo ao mar Morto, onde realizarão estudos de biologia, geografia, história e arqueologia, além de terem a oportunidade de conhecer outras regiões do país. Para participar do processo seletivo, os interessados deverão escrever uma redação em inglês sobre seu interesse em participar do curso e preencher uma ficha de inscrição com as informações solicitadas, conforme está descrito no site do instituto. A redação e a ficha de inscrição deverão ser enviadas para info@amigosdoweizmann.org.br até 21 de março. A segunda fase do processo consistirá em uma entrevista pessoal com os candidatos selecionados, em São Paulo. Mais informações: www.amigosdoweizmann.org.br

Inca promove Simpósio Sul-Americano de Terapia Gênica
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) promoverá, de 28 a 29 de abril, o simpósio Sul-Americano de Terapia Gênica. As inscrições para o evento vão até 1 de abril e devem ser feitas no site do Inca. O encontro contará com a participação de pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes e docentes da graduação e pós-graduação, tecnólogos e empresários da área de biotecnologia. Estão incluídos na programação do simpósio palestras, sessões didáticas e painéis. Entre os palestrantes convidados estão especialistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Argentina, Chile e Uruguai. Mais informações: www.inca.gov.br/ie_eventos/eventos_hotsite.asp?id=148&id_idioma=1

Conteúdo da Britannica Escola Online está disponível para estudantes do Brasil
Estudantes do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas de todo o país já podem acessar o conteúdo da Britannica Escola Online em português que disponibilizará para os mais de 27 milhões de alunos artigos de enciclopédia; imagens e vídeos; um atlas do mundo que incorpora a tecnologia do Google Maps; biografias; notícias diárias voltadas para as crianças; recursos interativos de geografia e jogos. A ferramenta de ensino está disponível pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com a assinatura da parceria com a Britannica Escola Online, o Portal de Periódicos passa a atuar também no processo de formação e qualificação de professores da educação básica. O acesso pode ser feito por meio de computadores localizados nas dependências das escolas públicas. Mais informações: http://www.periodicos.capes.gov.br e http://escola.britannica.com.br

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  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
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