O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ anuncia lançamento de edital Cientistas do Nosso Estado
Publicado em: 01/06/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ anuncia lançamento de edital Cientistas do Nosso Estado

A diretoria da FAPERJ anunciou esta semana que lançará ainda no início de junho um novo edital do Programa Cientistas do Nosso Estado. As bolsas serão destinadas a apoiar, através de concorrência, os melhores projetos coordenados por pesquisadores ou tecnólogos de reconhecida liderança na sua área, visando prover apoio mensal para o desenvolvimento de seus projetos.

 

Pesquisadores e inovadores do Estado do Rio de Janeiro poderão concorrer a 300 bolsas que consistirão de uma dotação mensal de R$ 2 mil pelo prazo máximo de 24 meses. O proponente terá que fazer a opção por uma das duas categorias em competição: Pesquisador Cientista ou Pesquisador Inovador (Tecnólogo). Em ambas as categorias terão prioridade os projetos que estejam associados ao desenvolvimento econômico e social do estado.

De acordo com o diretor-científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva, esse é um programa de grande sucesso e que tem a marca do Estado do Rio de Janeiro, tendo sido, inclusive, seguido pelo sistema federal (CNPq), que implantou há três anos as bolsas grants.  “Nosso programa tem um grande aval da comunidade científica por permitir um apoio contínuo e ter uma flexibilidade na utilização dos recursos pelos grupos contemplados”, disse. Lima Silva destacou também o alto impacto do programa na produção de conhecimento científico e tecnológico, bem como na formação de recursos humanos no estado do Rio.

 

Na categoria de Pesquisador Cientista serão elegíveis os candidatos que tenham título de doutor com produção cientifica ou tecnológica de alta qualidade e reconhecida liderança, especialmente nos últimos cinco anos e que tenham vinculação permanente com centros, universidades ou instituições de pesquisa sediados no Estado do Rio de Janeiro.  Serão priorizados aqueles que apresentem alto potencial multiplicador através da articulação de capacidade científica de excelência e da participação de jovens pesquisadores e centros emergentes, preferencialmente de instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Também merecerão destaque projetos que evidenciem interações multidisciplinares.

 

Para Pesquisador Inovador são elegíveis os inovadores (tecnologistas) que tenham título de graduação ou superior que tenham vinculação com instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro e possuam atividades de desenvolvimento tecnológico, especialmente nos últimos cinco anos, devidamente documentadas através de patentes, modelos de utilidade, normas, protótipos, contratos de transferência de tecnologia ou de serviços tecnológicos com empresas, laudos ou pareceres técnicos e consultorias de cunho tecnológico prestados ou desenvolvidos pelo proponente.

 

Nesta categoria, serão priorizados aqueles que apresentem soluções tecnológicas, de ruptura ou ganho incremental, que possuam protótipos, produtos, processos e/ou aperfeiçoamentos, em fase final de desenvolvimento, com potencial de inserção no mercado e/ou de alta relevância social.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes