O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Uenf pesquisa energias alternativas em parque do campus
Publicado em: 10/05/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Uenf pesquisa energias alternativas em parque do campus

 Divulgação/Uenf

 
  Painéis solares instalados no Parque Modelo de
  Geração Alternativa produzem 3,6 kw de energia

Primeiro projeto do Núcleo de Energias Alternativas (Neal) da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), o Parque Modelo de Geração Alternativa – unidade de demonstração implantada no campus daquela universidade e inaugurada no final de 2006 – teve esta semana sua primeira apresentação pública. Ali, todas as instalações procuram seguir a cartilha do ambientalmente correto, dos serviços de fornecimento de água à geração de energia, passando pelo tratamento de efluentes.

Implantado com recursos da Usina Termoelétrica Termo Rio S.A., em intermediação que contou com o apoio da Secretaria Estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, o projeto foi instalado em área de 2.500 metros quadrados e conta com uma edificação demonstrativa de 130 metros quadrados; uma unidade de armazenamento, controle e distribuição de energia; seis aerogeradores de 1,0 kw cada um; e 24 painéis solares, capazes de produzir 3,6 kw de energia. No processo de construção do parque, foram empregados materiais alternativos, que procuram respeitar o meio ambiente.   

Para o coordenador do Neal, Valdo Marques, que recebe apoio da FAPERJ para a realização de suas pesquisas, o parque permitirá a realização de estudos por diversos departamentos da universidade. “Temos 25 pesquisadores no Núcleo de Energias Alternativas que certamente se beneficiarão com o projeto, e representantes de outros setores da universidade poderão igualmente utilizar as instalações”, diz. Marques adianta que a unidade deverá ser utilizada na pesquisa do biodiesel. No momento, são negociados ainda projetos em células de combustíveis, visando ao aproveitamento da energia do hidrogênio, e um projeto do biodigestor, com aproveitamento do melaço da cana-de-açúcar”, acrescenta.

Estudos sobre energias renováveis, como a eólica, a solar e a de biocombustíveis, também devem integrar o programa do parque. Além de gerar sua própria energia, responsável pela alimentação de todos os equipamentos, o parque modelo conta com um sistema de células fototérmicas – presentes nos painéis solares – que mantém aquecida água de um boiler com capacidade de 400 litros. As instalações contam ainda com um sistema de recolhimento de água da chuva, usado na irrigação. O tratamento de efluentes sanitários inclui também um sistema de biofiltro e biofossa – considerados ecologicamente corretos.

Segundo o reitor da Uenf, Raimundo Braz Filho, “o Núcleo é um marco histórico, que vem fortalecer a consciência ambiental”. O reitor eleito da Uenf, professor Almy Junior, que tomará posse no final de junho, disse na solenidade de apresentação pública que o parque permitirá à Uenf “dar um passo à frente não só no que se refere ao desenvolvimento de novas fontes energéticas, como também na área de educação. Ele lembrou que os alunos da Uenf se formarão com uma consciência maior em relação às questões ambientais.


* Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Uenf
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes