O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Diretor científico defende maior rigor na avaliação dos projetos
Publicado em: 30/11/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Diretor científico defende maior rigor na avaliação dos projetos

Em evento realizado no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no campus da Praia Vermelha, nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, o diretor científico da FAPERJ defendeu maior rigor na avaliação do impacto para a sociedade dos investimentos em ciência e tecnologia. “O país não irá se desenvolver economicamente e socialmente sem um investimento contínuo em pesquisa. Mas é necessário, no entanto, rigor na hora de avaliar o impacto de um projeto ou programa para a sociedade”, disse Jerson Lima Silva. A afirmação foi feita durante a realização do XXVII Reunião do Consórcio das Instituições Brasileiras de Alimentação e Nutrição (Cibran).

Como palestrante convidado para a mesa Financiamento de Pesquisas na Área de Nutrição, Jerson Lima destacou a necessidade de promover a ligação da ciência com a sociedade, ressaltando que a missão das Faps (fundações de amparo à pesquisa) é a de valorizar o sistema científico e tecnológico estadual. “Nossa principal objetivo é apoiar o sistema de C&T no Estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, as parcerias com o governo federal têm possibilitado o lançamento de vários programas de impacto positivo para a pesquisa no estado, como o Pronex (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência) e Primeiros Projetos”, disse.

Ele exortou os presentes a lutarem pela ampliação do fomento em suas respectivas áreas de interesse. “É legítimo que os pesquisadores se mobilizem para fazer pressão sobre os órgãos responsáveis pelas políticas de incentivo à pesquisa na tentativa e atrair mais subsídios e verbas para suas pesquisas”, disse.

A mesa contou ainda com a participação de Raymundo de Oliveira, da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), da UFRJ. A outra palestrante foi Érika Barbosa Camargo, do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCIT) da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

De acordo com os organizadores, o objetivo do encontro é o fortalecimento técnico e político dos programas de pós-graduação em Nutrição no país. Para os dois dias de evento, foram programadas palestras, apresentação de relatórios de atividades institucionais e exposição de trabalhos científicos na forma de pôsteres. O evento termina nesta sexta-feira, dia 1 de dezembro.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes