O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Pesquisadores estudam materiais odontológicos nacionais
Publicado em: 01/11/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Pesquisadores estudam materiais odontológicos nacionais

Vinicius Zepeda
Tsuneharu Ogasawara, no laboratório de cerâmicas, segura o molde de arcada dentária enquanto uma de suas alunas trabalhaMateriais mais resistentes, duráveis e produzidos a um custo menor e que tornarão mais baratos e eficazes os tratamentos dentários. Este tem sido o objetivo comum de pesquisadores ligados à odontologia, engenharia e química da Coppe/UFRJ (Coordenadoria dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia), nos últimos oito anos. Das várias pesquisas em andamento no laboratório de Cerâmicas Dentais do Departamento de Pesquisa em Engenharia e Metalúrgica e de Materiais da universidade, a expectativa é de que até março de 2007 uma delas possa gerar a primeira patente de um material inteiramente nacional. 


Para isso, a pesquisa da ex-aluna de mestrado Shileny Santos Fontes já foi enviada ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial. "Estamos já cumprindo os tramites legais junto ao INPI para que seja patenteado o método que ela desenvolveu para a produção de pigmentos ultrafinos para cerâmicas de materiais", explica Tsunerasu Ogasawara, coordenador do laboratório e orientador de mestrado e doutorado do departamento de Pesquisa em Engenharia e Metalúrgica e de Materiais (PEMM). A infra-estrutura do laboratório, cujo objetivo é fornecer equipamentos e material necessários para a pesquisa de materiais dentários para alunos de mestrado e doutorado em engenharia de materiais, tem apoio da FAPERJ, através do edital Pronex.
 
De acordo com o coordenador, hoje o tratamento dentário ainda é muito caro porque o material que os dentistas utilizam é totalmente importado. "Com a produção de similares nacionais, esses custos poderão ser sustancialmente reduzidos, possibilitando o acesso ao tratamento de um maior número de pessoas", acrescenta.

Formado em engenharia metalúrgica de materiais e especializado em cerâmicas, Ogasawara afirma que o laboratório é o coroamento de um trabalho desenvolvido nos anos 90 - quando foi criado um grupo de pesquisa em cerâmicas pelo PEMM. "Em 1998, foram admitidos os primeiros profissionais da área de saúde no curso de mestrado em PEMM", conta Ogasawara. "Na época iniciou-se a colaboração entre Orlando Chevitarese - já falecido professor do departamento de odontologia da UFRJ -, Maria Cecília Nóbrega, professora de engenharia da Coppe, e Cláudio Pinheiro Fernandes, coordenador do mestrado profissionalizante da Universidade Veiga de Almeida (UVA)".

Entre os inúmeros trabalhos que Ogasawara orienta, a pesquisa do doutorando Vinícius Bemfica busca desenvolver uma porcelana com feldspato, um mineral nacional. Essa vidro-cerâmica é usada em coroas dentárias. "Estamos agora em uma etapa de pigmentação do material feita em conjunto pelo pessoal da Química", explica Bemfica.

Essa busca de tecnologia nacional para reduzir os custos de produtos odontológicos também move as doutorandas Taís Munhoz e Camila Dolavale, que pensam até em abrir uma empresa apoiada pela incubadora da UFRJ. Elas pesquisam um cimento ionômero de vidro para uso em restaurações dentárias, que pode ser manipulado em lugares sem energia elétrica. Taís já conseguiu fazer uma modificação, aumentando sua resistência em cerca de 50%.

"Isso permite que o nosso material seja utilizado no atendimento público em pontos distantes, como comunidades indígenas. Mas ainda precisamos aprimorar a resistência, o que ainda estamos tentando fazer", explica. Já Camila quer fazer resinas compostas mais duráveis, que tragam economia e conforto para os pacientes. "As que existem duram menos de oito anos ", resume.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes