O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Secti e FAPERJ participam da Semana Nacional de C&T
Publicado em: 19/10/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Secti e FAPERJ participam da Semana Nacional de C&T

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Rio de Janeiro ganhou novo impulso na manhã desta quinta-feira, dia 19 de outubro, com a inauguração de uma nova Tenda da Ciência, no Aterro do Flamengo, que abriga empresas públicas e órgãos do estado, incluindo a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e suas instituições vinculadas, entre elas, a FAPERJ. O evento, que chega à sua terceira edição este ano, foi concebido para auxiliar a difusão da ciência e promover sua popularização em todas as camadas da população. Desta vez, o tema da Semana é Criatividade e Inovação, homenageando o centenário do vôo do 14-bis.

No Aterro, a tenda, situada na área conhecida como Cidade das Crianças (em frente ao Museu da República / Palácio do Catete, na altura da Rua Silveira Martins), recebeu logo cedo estudantes de escolas públicas em visita guiada, com o objetivo de colocá-los em contato com experimentos e atividades ligadas à área de C&T. Até domingo, dia 29 de outubro, data de encerramento da Semana de C&T, estudantes de duas escolas públicas deverão passar diariamente pelo estande da Secti e vinculadas. O local ficará aberto das 8h às 18h. 

No estande da Secti, funcionários da Fundação se revezarão até domingo para fornecer informações e esclarecer dúvidas sobre as atividades da FAPERJ, seus principais editais e programas de fomento à pesquisa e ao ensino. O programa da edição deste ano da Semana prevê mais de 1 mil atividades apenas no Estado do Rio, distribuídas por 22 cidades.

Uma réplica do avião criado por Santos Dumont deverá ser exibido no Aterro do Flamengo. Estão previstas ainda várias atividades em centros e museus de ciência, em instituições acadêmicas e científicas, e locais como Guaratiba, Seropédica, Feira de São Cristóvão, Niterói, Nova Iguaçu, além do Centro e do Largo da Carioca. O programa incluirá um trem, que fará o trajeto entre a Central do Brasil e Nilópolis, e uma Barca Rio-Niterói.

No Rio, a abertura oficial da Semana Nacional de C&T aconteceu no Largo da Carioca, no Centro, na segunda-feira, dia 16, quando o ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende inaugurou a Tenda da Ciência, reunindo diversas instituições de pesquisa sediadas no Estado do Rio.

O número de atividades em nível nacional deverá alcançar quase 2 mil eventos, envolvendo mais de 500 instituições em quase 200 cidades de todas as regiões. Mais informações: semanact2006.mct.gov.br ou pelo e-mail semanact2006@mct.gov.br

Confira, abaixo, a programação para as Tendas da Ciência no Aterro do Flamengo, em Nova Iguaçu e São Cristóvão:

ATERRO DO FLAMENGO:


- Exposição do 14bis em tamanho natural

 

- Recicloteca – Exposição com materiais reciclados e reaproveitados, apresentação de vídeos educativos e oficina de papel reciclado.

 

- Espaço Santos-Dumont – Exposição fotográfica "Alberto Santos-Dumont – e o mais pesado que o ar", que descreve a construção do aeroplano até seu instante memorável, em 23 de outubro de 1906, quando o pai da aviação realizou o primeiro vôo reconhecido de um aparelho mais pesado que o ar.

 

- Em 20 painéis com 60 imagens inéditas e restauradas, é possível conhecer algumas das invenções do cientista brasileiro que revelou ao mundo, no século passado, o resultado de um trabalho criativo e inovador.

 

- Haverá apresentação de vídeos sobre Santos-Dumont, exposição de selos, lançamento de livros, distribuição de cartilhas, revistas e de dobraduras.

 

- Observatório Nacional/MCT – Difusão da ciência e da tecnologia nas áreas de astronomia e geofísica através de sites, revistas, jogos e brincadeiras.

 

- Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Exposição "Plantando História – arte com ciência botânica", que utiliza determinadas espécies do arboreto do JBRJ e as relaciona com a história da instituição.

 

- Oficinas sobre aspectos da jardinagem como plantio, regas, solo, decoração, reaproveitamento de embalagens, uso de diferentes matérias para plantio e arranjos de vasos, além de oficinas de ilustração botânica.

 

- Liceu de Artes e Ofícios – As invenções e curiosidades sobre Santos Dumont e a trajetória brasileira até o vôo do primeiro astronauta brasileiro, Ten. Cel. Marcos Pontes, com utilização de alguns experimentos baseados na física usada por Santos-Dumont.

 

- Escola Técnica Estadual República – Representação gráfica e o modo correto de se fazer instalações elétricas em uma residência. Mostra do quanto é corriqueiro o uso de satélites artificiais em nosso cotidiano. Jogo educativo baseado em conhecimento sobre a verdadeira história da África.

 

- Embrapa Solos – Demonstração da importância da conservação do solo e da água.

 

- Colégio Leopoldo – A partir de uma réplica, alunos irão demonstrar o vôo do dirigível.

 

- Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas/MCT – Demonstrações didáticas de princípios básicos da física: espaço do vácuo, espaço das ondas, espaço do eletromagnetismo, espaço da mecânica e espaço do Universo.

 

- Instituto M. Philippe Pinel/UTA – Oficinas demonstrando como se obtém terra através da compostagem de folhas secas e verdes e etapas de construção de um bonsai.

 

- Comissão Nacional de Energia Nuclear/MCT – Apresentação das aplicações da energia nuclear que beneficiam a sociedade no seu dia-a-dia.

 

- Secretaria de Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-RJ), FAPERJ e vinculadas – Experimentos e exposições.

 

- Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá – A partir das plantas frontal e longitudinal é apresentado o desenvolvimento de uma modelagem em 3 dimensões para o 14 bis.

 

- Unicarioca – Apresentação do robô que se move ao comando de voz e oficina para crianças com materiais reciclados, oferecendo um novo destino ao lixo e difundindo educação ambiental.

 

- Fundação Cecierj – Através de diferentes módulos interativos, serão apresentados alguns fenômenos científicos, mostrando à população que a ciência faz parte do dia-a-dia.

 

- Petrobras – Vitrine com amostras de petróleo e derivados, assim como rochas que contêm petróleo; jogos "Caça ao Petróleo" e "Simulador de Fórmula 1"; robô ambiental híbrido; jogo "Petrobras na Amazônia".

 

- Atelier GREVE – Ciência e moda.

 

- Instituto Ciência Hoje – Distribuição do suplemento especial "Experimentos Divertidos" e experiências interativas.

 

- Brasil Resgate – Exposição de equipamentos de salvamento e primeiros socorros.’

 

- Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação/FECTI – Exposição de trabalhos de alunos.

 

- Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada/IMPA – Aplicação da matemática nas diversas áreas do conhecimento e ferramentas informatizadas para o ensino.

 

Auditório / Palestras:

 

- Brasil Resgate – Prevenção de acidentes e primeiros socorros.

Dia 19/10, às 16h e 40min

 

- Departamento de Dependências Químicas/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – "Drogas: quando o prazer machuca".

Dia 19 e 20/10, às 10 e 14h

 

- Alfredo Dapena – Santos-Dumont: sua vida, sua obra.

Dia 21/10, às 10h

 

- Instituto Ciência Hoje – Palestra sobre os cetáceos (golfinhos e baleias), relacionada à conservação e biologia.

Dia 22/10, às 12 e 14h e 40min

 

- Inmetro – Palestras sobre metrologia.

 

- Samba de Roda e Chula do Recôncavo Baiano – Bate papo com o pesquisador e músico de Santo Amaro, Roberto Mendes, sobre um dos estilos musicais mais antigos da região, recentemente reconhecido como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, pela Unesco.

Dia 19 e 20/10, às 15h e 20min.

 

Vídeos:

- Mostra Ver Ciência – Programação especial sobre a história do vôo.

 

Ao ar livre:

 

- Apresentação da Companhia de Dança Lumini

 

- Unidade Móvel de Prevenção ao Volante

Dia 19 e 20/10, das 10 às 14h

 

- Cia. Preto no Branco – Espetáculo teatral "Um vôo para Santos Dumont".

Dia 20/10, às 11 e às 15h

 

- Instituto Nossa Senhora Auxiliadora – Leitura Dramatizada sobre Santos-Dumont e apresentação dos experimentos: O Balão Brasil e seu funcionamento; Réplica do 14 Bis em escala 1/20; Réplica do Demoiselle em escala 1/20.

 

- Nina Lemos – Oficina de pipas.

Dia 22, das 8 às 18h

 

- Coral da Comlurb

Dia 22/10, às 11h

 

- Teatro em Cordel – Dumont em cordel

Dia 22/10

 

- Oficina de origami

Dia 22/10, às 14h / 14h e 45min / 15h e 30min / 16h e 15min

 

- Liga Urbana de Basquete – Exibição do basquete praticado nas ruas, em um formato alegre e contagiante, além de ensinar ao público a arte do streetball.

Dia 22/10, às 14h

 

- Faculdade de Dança Angel Vianna – Performance de equilíbrio e espaço.

Dia 22/10, às 14h

NOVA IGUAÇU:

 

Na Tenda

 

- Espaço Santos-Dumont – Exposição da vida e obra de Santos-Dumont.

 

- Projeto Brasil das Águas – expedição de Gérard e Margie Moss pelas reservas fluviais brasileiras

 

- Museu do Índio – Exposição de fotos em painéis sobre os waijãpi.

 

- Cecierj/Museu da Vida – Caminhão Ciência Móvel com atividades interativas.

 

- Instituto de Arqueologia Brasileiro – Oficina sobre a arte rupestre no Brasil.

 

- Colégio Leopoldo – Demonstração do vôo do dirigível, a partir de uma réplica.

 

- Brasil Resgate – Exposição de equipamentos de salvamento e primeiros socorros.

 

- Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá – Exposição de trabalhos de alunos.

 

- Feira Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação/FECTI – Exposição de trabalhos de alunos.

 

- Departamento de Recursos Minerais – Exposição de rochas e passeios ao Geoparque de Nova Iguaçu.

 

- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ – Stands com diversas mostras e oficinas como, por exemplo, o mau uso dos antibióticos.

 

- RioCapri/Associação de Caprinocultores do Estado do Rio de Janeiro – Exposição de produtos caprinos.

 

Dias 21 e 22 de outubro:

 

- Cefet de Química – Mostra e oficina de pintura que mostram a ciência presente no cotidiano por meio de experimentos interativos e divertidos.

 

- Cefet de São Cristóvão – Exposição "Tijolos Ecológicos – Material Reciclado da Baia de Sepetiba". Maquete contaminação da Baia de Sepetiba por metais pesados.

 

No auditório:

 

Vídeos

- Mostra Ver Ciência – Programação especial sobre a história do vôo.

 

- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ – Vídeos e oficina de cinema.

 

- Pré-vestibular da UFRJ – Aula animada.

 

No Ginásio:

 

- Cecierj/Museu da Vida – Planetário Inflável.

De 19 a 22 de outubro. Sessões a cada hora entre 9 e 17h.

 

- Liga Urbana de Basquete – Exibição do basquete praticado nas ruas, em um formato alegre e contagiante, além de ensinar ao público presente à arte do streetball.

Dia 21de outubro, das 10h e 30min às 11h e 30min

 

- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ – Shows e oficinas.

Ao Ar Livre

 

- Cedae – Apresentação de experimento "Tratamento da Água".

 

- Eletrobrás – Caminhão com um minireator atômico.



FEIRA DE SÃO CRIST“VÃO:


- A tenda de São Cristóvão terá atividades entre os dias 20 e 22 de outubro

 

Na Tenda:

 

- Museu Nacional/UFRJ - Apresentação de painéis, réplicas de materiais pré-históricos, ossos e fósseis.

 

- Cecierj – Tanques de contato.

 

- Casa da Ciência da UFRJ – Apresentação do experimento "Gerador de Van der Graf". Produção de um vídeo com impressões dos visitantes, de maneira participativa.

 

- Cordel e ciência – Exposição de cordel científico.

 

- Museu de Astronomia e Ciências Afins/MCT – Exposição itinerante sobre Energia Nuclear, experimentos interativos sobre foguetes e oficina de construção de modelos de aviões.

 

- Teatro em Cordel

Dia 22 de outubro – Dumont em cordel

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes