O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > 55ª Reunião Anual da SBPC
Publicado em: 14/07/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

55ª Reunião Anual da SBPC

A 55 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 13 a 18 de julho, em Recife, foi a maior de todas as promovidas pela entidade. O evento deste ano registrou o recorde de inscritos: 14.712. O Número superou a marca de 13.727 pessoas que participaram da reunião de São Luís, no Maranhão, em 1995. Só a Prefeitura de Recife inscreveu 4.100 dos 4.900 professores da rede municipal de educação. Foi, sem dúvida, o maior evento científico do  Hemisfério Sul.

A reunião da SBPC também contou com outros números expressivos: a média diária de pessoas que assistiram os cursos, conferências e simpósios foi de 12 mil. Diariamente, cerca de 25 mil pessoas circularam pelo campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), visitando a programação paralela composta, entre outros, por eventos como a  ExpoCiência, onde ficava o estande da FAPERJ, que reunia a produção das instituições de pesquisa, secretarias de C&T e agências de fomento.

A proposta da Reunião Anual da SBPC foi reunir cientistas de todos os pontos do país, professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação, professores de ensino médio e fundamental, autoridades da área de C&T e a imprensa para discutir a política de ciência e tecnologia do Brasil, apresentar resultados de pesquisas e manter o intercâmbio entre a comunidade de C&T. O evento foi de extrema representatividade, pois contou com a participação de 70 sociedades científicas ligadas a diversas áreas do conhecimento.

Seguindo a orientação de levar o conhecimento científico e tecnológico a todos os segmentos da sociedade, o tema principal da reunião deste ano é “Educação, ciência e tecnologia para a inclusão social”. Durante os seis dias do evento foram realizadas 226 atividades, entre simpósios, congressos, assembléias e minicursos. O público recorde superou a expectativa da direção da SBPC, que era de reunir cerca de 10 mil pessoas no campus da UFPE, média de público do evento nos anos anteriores.

 

FAPERJ na SBPC

 

A FAPERJ divulgou em seu estande na ExpoCiência as modalidades de fomento à pesquisa mantidas por ela. Alguns dos programas desenvolvidos nos últimos anos foram exibidos em banners. Foram distribuídos aos visitantes do estande um folder institucional com os principais projetos apoiados pela fundação; sacolas promocionais; a mais recente edição do jornal FAPERJ Notícias; a revista de difusão científica Nexo; e o catálogo do Programa de Editoração Científica. Os mais novos lançamentos do Programa de Editoração da FAPERJ, que nos últimos três anos editou cerca de 150 títulos de diferentes áreas, também foram expostos no estande da fundação. Durante a exposição foram exibidos, ainda, vídeos produzidos com recursos da fundação.

 

Programação variada

 

A programação geral das atividades da SBPC e das diversas sociedades científicas durante a 55 Reunião Anual contou com simpósios, assembléias, conferências e sessões especiais. O encontro teve cinco ciclos temáticos: Educação e Inclusão Social, coordenado por Silke Weber, da UFPE; Integração e Soberania, com coordenação do Professor Celso de Melo (UFPE); Qualidade de Vida, pela Professora Heloísa Mendonça (UFPE); Desigualdades no Brasil, por Lúcia Carvalho Pinto de Melo (FUNDAJ); e Biodiversidade, coordenado pela Professora Regina Pekelmann Markus (USP). 

 

Além das reuniões científicas, o evento contou com a SBPC Jovem, onde foram realizadas atividades para estimular a difusão de C&T entre crianças e adolescentes; a ExpoCiência, exposição que reúne a produção das instituições científicas de todo o país; e a SBPC Cultural, onde foi apresentada a produção artística, com destaque para as expressões locais e regionais.

 

Veja na seção Notícias a cobertura da 55 Reunião Anual da SBPC.

 

 

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes