O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Ciências Biológicas é área com maior demanda no CNE
Publicado em: 17/08/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Ciências Biológicas é área com maior demanda no CNE

Confirmando tendência observada em editais anteriores, a grande área de Ciências Biológicas foi aquela que - dentre as oito categorias possíveis - apresentou  maior demanda (cerca de 27%) no edital 2006 do programa Cientistas do Nosso Estado. No entanto, os projetos de Física que pertencem ao universo das Ciências Exatas e da Terra foram os mais numerosos entre as propostas recebidas, assim como o ocorrido na edição de 2004. O prazo para inscrições foi encerrado em 1 de agosto e a FAPERJ recebeu o número recorde de 816 propostas que concorrerão às 300 bolsas oferecidas.

 

Finalizado o processamento das inscrições, a segunda grande área com maior demanda foi a de Ciências Exatas e da Terra, com cerca de 21%, seguida das Engenharias, que recebeu em torno de 16% das propostas. O mesmo comportamento foi observado no edital de 2004, quando foram oferecidas 100 bolsas em sistema de concorrência. Essas bolsas se somaram às 200 já existentes, lançadas originalmente no edital de 2002 e renovadas em edital paralelo em 2004.

 

Segundo informações da Diretoria Científica da FAPERJ, a ampla demanda apresentada na grande área de Ciências Biológicas resulta da forte tradição do estado nesse campo. O segundo lugar ocupado pelas Ciências Exatas e da Terra se deve também ao amplo número de cientistas em atividade no estado nas áreas de Física e Matemática. Além de haver grupos de pesquisa altamente qualificados, dispersos nas universidades e instituições fluminenses, o Rio de Janeiro tem dois institutos inteiramente concentrados em Física e Matemática: o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

 

Dentre as áreas com maior demanda, destacou-se também a quantidade de projetos de Bioquímica, Microbiologia, Química, Ciências da Computação, Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

 

A quarta grande área com maior demanda foi a de Ciências Sociais Aplicadas, cuja proporção saltou de 6,25% no edital de 2004 (quando ficou em 6 lugar em ordem de demanda), para cerca de 11% em 2006. Neste universo, os projetos mais numerosos foram os de Economia e Planejamento Urbano. Já a quantidade relativa de propostas de Ciências Humanas caiu de 10,34% em 2004 para menos de 6% nesta edição do programa, ficando em penúltimo lugar entre as grandes áreas com maior demanda.

 

De todas as propostas recebidas pela FAPERJ, cerca de 95% são de proponentes cientistas. O restante (5%) foi apresentado por tecnólogos. O edital 2006 do programa Cientistas do Nosso Estado vai contemplar os 300 melhores projetos coordenados por pesquisadores ou tecnólogos de reconhecida liderança na sua área, com dotação mensal de R$ 2 mil pelo prazo máximo de 24 meses. O número de bolsas oferecidas a cada área deve acompanhar a proporção da demanda.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes