O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Com apoio da FAPERJ, Rio ganha Centro Tom Jobim
Publicado em: 20/04/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Com apoio da FAPERJ, Rio ganha Centro Tom Jobim

O Rio de Janeiro ganhou esta semana o Centro Tom Jobim, que oferece ao público o acesso direto a documentos do rico acervo do artista, que também está disponível pela internet. Para se chegar a esse resultado, o Instituto Antônio Carlos Jobim contou com o apoio da FAPERJ no trabalho de quatro anos, que incluiu a ordenação da documentação, conservação e elaboração do inventário analítico do acervo.

 

São partituras, estudos de letra e música, arranjos, depoimentos, fotografias, áudios originais, entre outros documentos que podem agora ser vistos em pleno Jardim Botânico, local freqüentado e amado pelo compositor. Inaugurado na segunda-feira, dia 17 de abril, o Centro Tom Jobim - Cultura e Meio Ambiente mantém auditório, quatro computadores para consultas ao acervo. Foram digitalizados cerca de 25 mil documentos textuais, 150 horas de documentos audiovisuais e três mil fotos. Entre as preciosidades estão desenhos de pássaros; vídeos especiais sobre natureza, índios e amigos; e toda a correspondência trocada com familiares e amigos.

 

O centro será um pólo gerador de projetos e atividades culturais, onde também podem ser vistos artigos, poemas, contracapas de discos, repertórios para seus programas e discos. O trabalho começou em 2002 e todos os documentos já escaneados foram higienizados, ordenados e indexados em uma planilha virtual dentro do banco de dados Dspace com o apoio da FAPERJ.

 

A organização do material ainda não terminou. Cartas apaixonadas de Tom para seus filhos e outros documentos serão ordenados ainda este ano. Há também uma coleção inteira de documentos guardados por sua mãe, Nilza Brasileiro de Almeida Jobim, que vai revelar, por exemplo, o álbum de bebê de Tom, as cartas trocadas e pequenos livros de histórias escritos enquanto criança.

 

O objetivo do centro é reunir artistas, ambientalistas e formadores de opinião para discussões que revelarão ao público questões importantes sobre meio ambiente e sua relação com a cultura. Até 23 de abril, o Projeto de Digitalização Acervo Antônio Carlos Jobim será apresentado para o público na sala principal. Na sala ao lado, haverá uma mostra sobre o histórico do espaço recém-inaugurado.

 

Veja mais:

http://www.faperj.br/downloads/revista/3_8.pdf

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes