O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Instituto Virtual da Dengue reúne especialistas em encontro
Publicado em: 24/11/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Instituto Virtual da Dengue reúne especialistas em encontro

Alguns dos principais especialistas em dengue no país se reuniram nesta quinta-feira, 24 de novembro, no 3 Encontro Científico do Sub-programa de Vetores. O evento é uma iniciativa do Instituto Virtual da Dengue (IVD/FAPERJ), com o objetivo de estimular a troca de informações entre cientistas e técnicos que pesquisam o tema não só no Estado do Rio de Janeiro, mas também no resto do país.

No dia 25, no mesmo Salão Prince do Royalty Copacabana Hotel (Rua Tonelero, 154, Copacabana, tel.: 2548-5699), acontece o 2 Encontro – Aspectos da Capacidade Vetorial e do Controle de Vetores de Dengue no Brasil (Edital CNPq/Dengue), coordenado pelo pesquisador Ricardo Lourenço. O projeto reúne cerca de duas dezenas de grupos de pesquisa de diversas partes do país. Os dois eventos contarão com a presença do coordenador do Programa Nacional de Controle de Dengue, Giovanini Coelho.

“Nosso objetivo é fazer circular informações oriundas de trabalhos que ainda não estão publicados e com isso poder estimular a colaboração entre os diversos grupos de pesquisa que lidam com o assunto”, explica Pedro Lagerblad de Oliveira, que em meados de 2005 assumiu a coordenação-geral do IVD. Do programa do Encontro constam debates e conferências que abordarão, entre outros assuntos, a detecção do vírus dentro do inseto, a ecologia e o controle do mosquito transmissor.

Sobre as perspectivas de uma nova epidemia de dengue na capital fluminense, Lagerblad diz que é difícil fazer previsões. “A dengue é uma doença com grande dificuldade de previsão, embora saibamos que neste momento os índices de infestação do Rio sejam altos e o problema não esteja inteiramente sob controle”, lembra.

A última epidemia de dengue que atingiu a cidade foi em 2001/2002. Após um aumento do número de casos durante o ano de 2001, no primeiro semestre de 2002 ocorreu a maior epidemia observada no Estado e Rio de Janeiro, na qual foram notificados 255.493 casos, 91 deles fatais. Hoje, cerca de três bilhões de pessoas no mundo vivem sob ameaça da dengue.

Os interessados no assunto podem visitar o site do IVD/FAPERJ, no qual encontrarão grande quantidade de informações sobre o assunto. “Todos os meses são publicados cerca de 60 a 70 artigos indexados no mundo todo. Desses, selecionamos três ou quatro que ganham, separadamente, uma resenha, disponível para os internautas que visitam o site do IVD”, informa Lagerblad.

No curto prazo, o IVD procura otimizar recursos humanos e materiais utilizados nas pesquisas sobre dengue realizadas no Estado do Rio de Janeiro, visando a um maior aproveitamento dos resultados aplicáveis na solução dos problemas de saúde pública através da melhor articulação entre os grupos de pesquisa envolvidos. Já no longo prazo, o Instituto espera contribuir para o controle da dengue no Rio de Janeiro e também no resto do país.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes