O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Petrobras premia pesquisadores do Instituto de Química da UFRJ
Publicado em: 19/10/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Petrobras premia pesquisadores do Instituto de Química da UFRJ

Pesquisadores premiadosUm projeto do Instituto de Química da UFRJ desenvolvido com o apoio da FAPERJ venceu, na categoria Produção, o Prêmio Petrobras de Tecnologia, entregue em solenidade realizada no dia 5 de outubro. O projeto “Novos aditivos poliméricos multifuncionais para fluidos de base aquosa a serem utilizados na perfuração de poços de grande afastamento horizontal em águas ultraprofundas”, de autoria de Jorge de Almeida Rodrigues Jr, Elizabeth Roditi Lachter e Regina Sandra Veiga Nascimento, propõe uma tecnologia de perfuração com bom desempenho, ecologicamente correta e de baixo custo.

A maior parte dos reservatórios brasileiros de grande porte encontra-se em alto mar, principalmente em águas ultra-profundas. A perfuração de poços a profundidades cada vez maiores, bem como as atuais normas ambientais, tem exigido o desenvolvimento de tecnologias sofisticadas e específicas, e ao mesmo tempo ecologicamente corretas. Os fluidos de perfuração desempenham um papel fundamental na perfuração de um poço, entretanto, devido aos diferentes tipos de formação e condições encontradas em cada etapa, a perfuração é dividida em fases, utilizando-se em cada uma um fluido diferente.  Essa troca de fluidos envolve um alto custo. Além disso, nos vários tipos de fluidos são utilizados um grande número de aditivos, muitas vezes importados e de alto custo.

 

O trabalho dos pesquisadores do IQ/UFRJ propõe o desenvolvimento de novos fluidos de perfuração de base aquosa que apresentem todas as propriedades necessárias a um bom desempenho, podendo ser usados em todas as fases de um poço, sendo ainda ecologicamente corretos e de baixo custo. Foram desenvolvidos aditivos poliméricos multifuncionais que desempenharam com excelentes resultados as funções de inibidores de reatividade de folhelhos, modificadores reológicos, redutores de filtrado e de lubrificantes. “Não se tem conhecimento até hoje de um fluido de perfuração de composição tão simples e capaz de atender com tanta eficiência a todas as propriedades necessárias a cada fase da perfuração. Trata-se de um sistema de aplicação direta e de imediato interesse para a indústria nacional de petróleo”, afirma a professora Regina Sandra Veiga Nascimento, que, junto com a professora Elizabeth Roditi Lachter, orientou o projeto de Jorge de Almeida Rodrigues Jr.

 

De acordo com Regina Sandra, a FAPERJ teve importância fundamental no desenvolvimento do trabalho, que teve início com o Projeto Temático “Polímeros quimicamente modificados como aditivos para fluidos de perfuração para poços de alta inclinação e grande afastamento”, de sua autoria. A Fundação também concedeu uma bolsa de Iniciação Científica para Jorge. “O trabalho ainda não terminou. Gostaríamos de introduzir novas modificações nas macromoléculas desenvolvidas para que os fluidos possam vir a ser utilizados também em condições mais severas, principalmente de temperatura”, disse Regina.

 

Os 27 projetos vencedores foram escolhidos com base nos critérios de qualidade técnica, inovação e aplicação entre 69 trabalhos pré-selecionados de um total de 335 inscritos, oriundos de 18 estados do Brasil. Todas as universidades nacionais puderam participar nos níveis de graduação, pós-graduação e doutorado.

Os projetos foram divididos em categorias alinhadas às diretrizes estratégicas dos Programas Tecnológicos da Petrobras. O prêmio - uma parceria do CNPq que recebeu um investimento de R$ 648 mil da Petrobras - visa a incentivar a revelação de talentos e de novas tecnologias de interesse do país. Os primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro, além de bolsas de estudo para elaboração de teses de mestrado e doutorado em universidades brasileiras.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes