O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ apóia seminário sobre emigração portuguesa
Publicado em: 15/09/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ apóia seminário sobre emigração portuguesa

O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, e a coordenadora do Programa de Editoração da FAPERJ, Ismênia de Lima Martins, foram recebidos, no último dia 30 de agosto, no Arquivo Nacional pelo seu diretor, Jaime Antunes. O objetivo da visita foi estreitar relações e sistematizar a cooperação entre a FAPERJ e o Arquivo Nacional. “Essa parceria prevê, entre outras coisas, a realização de um seminário sobre a emigração portuguesa para o Brasil, cuja abertura será no Arquivo Nacional”, adiantou Ismênia.

De 7 a 11 de novembro, 12 pesquisadores portugueses virão ao Rio de Janeiro para participar desse encontro de especialistas da área de história e documentação. Promovido pela UFF, o seminário é um dos primeiros resultados do convênio de cooperação científica e tecnológica celebrado em julho entre a FAPERJ e o Cepese (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade), órgão vinculado à Universidade do Porto. O convênio expressa o desejo de aproximar as comunidades lusa e fluminense na investigação e divulgação de temas direta ou indiretamente relacionados com a população, economia e sociedade, na realização de projetos conjuntos, conferências e debates científicos em qualquer área do conhecimento.

Eugênio dos Santos, da Universidade do Porto, e Fernando Souza, Diretor da Cepese, estão entre os nomes portugueses confirmados para o seminário, que também terá a participação de especialistas brasileiros como Gladys Sabina Ribeiro (UFF), Eulália Maria Lobo (UFRJ),  Lená Medeiros de Menezes (UERJ) e Luis Manoel Fermandes, Secretário Executivo do MCT. Ismênia de Lima Martins – que também participará do seminário – revelou que os pesquisadores portugueses já levantam todos os dados nos distritos que emitiam passaporte entre os séculos 19 e 20. “E aqui no Brasil a documentação de 1808 a 1842 já foi tratada por especialistas do Arquivo Nacional, mas para os períodos posteriores há muito por fazer”, disse.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes