O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Estudo com sêmen de cão pode ajudar a salvar lobo-guará
Publicado em: 08/09/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Estudo com sêmen de cão pode ajudar a salvar lobo-guará

Marina Lemle

 

Lobo guaráCães domésticos da cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte fluminense, estão ajudando na nobre causa da preservação do lobo-guará. Como modelos experimentais, os cães são doadores de sêmen em um estudo para o aprimoramento de técnicas de criopreservação de gametas masculinos.

 

Com apoio do edital Primeiros Projetos, da FAPERJ, a pesquisadora Isabel Candia Nunes da Cunha, da Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf), coordena a pesquisa, que tem como objetivo desenvolver um método eficaz de criopreservação facilmente aplicável às condições de campo para a preservação de sêmen do lobo-guará.

 

Cães“Cães domésticos servem de modelo experimental para técnicas que podem, posteriormente, ser testadas e aplicadas a outras espécies, como canídeos em extinção e até mesmo a espécie humana, que, como o programa Genoma tem comprovado, apresenta grande proximidade genética com os cães”, explica Isabel. O projeto também almeja a criação posterior de um banco de sêmen de lobo-guará.

 

Maior canídeo sul-americano, medindo cerca de um metro de comprimento, mais a cauda, de até 50 cm, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) está na lista dos animais ameaçados de extinção do Ministério do Meio Ambiente, na categoria Vulnerável.

 

“O lobo-guará é uma espécie carismática, sendo utilizada como símbolo de conservação em diversas campanhas de educação ambiental. O animal desempenha importante função ecológica tanto na regulação de populações de suas presas quanto na dispersão de sementes de muitas espécies do Cerrado”, afirma Isabel.

 

As principais ameaças à espécie são a destruição e a fragmentação de seu habitat, que causam, respectivamente, seu desaparecimento local e o isolamento das populações remanescentes. Distantes, os grupos não trocam informações genéticas, o que leva à diminuição da variabilidade genética, à redução do potencial reprodutivo e ao aumento da susceptibilidade a doenças.

 

A pesquisadora explica que, quando há um desmatamento, as populações ficam isoladas, favorecendo a consangüinidade. Com isso, doenças genéticas tendem a se manifestar. “A endogamia – ocorrência de gametas iguais – fortalece os gens bons, mas os gens ruins aparecem, agravando a ameaça de extinção”, diz.

 

Métodos alternativos de manejo têm sido estudados, como a criação do lobo-guará em cativeiro e a aplicação de técnicas de reprodução assistida para a formação de bancos genômicos e a produção de filhotes.

 

De acordo com Isabel, as biotécnicas de reprodução assistida em cão doméstico vêm ganhando impulso nas últimas décadas. “Técnicas padronizadas já são aplicadas em espécies de canídeos silvestres do hemisfério Norte, porém, isso ainda não é feito no nosso continente. Assim, torna-se premente o estudo da criopreservação de sêmen dos canídeos sul-americanos”, defende.

 

A pesquisadora acrescenta que, para que protocolos de criopreservação de espermatozóides de cães domésticos sejam completamente estabelecidos e a tecnologia transferida e aplicada com sucesso na criação de bancos genômicos de canídeos brasileiros ameaçados de extinção, é necessário que se façam testes de fertilidade in vitro e in vivo.

 

A pesquisa prevê a utilização de dez cães adultos, com potencial reprodutivo comprovado, provenientes de canis particulares da cidade de Campos. O sêmen é coletado no local por meio de estímulo manual do pênis, mantido a 37C e transportado imediatamente ao laboratório de Biotecnologia de Sêmen do Laboratório de Melhoramento Genético Animal (LMGA) da Uenf, para análise e manipulação. De cada animal, são realizadas duas coletas com intervalo mínimo de uma semana entre elas.

 

Além da utilidade na conservação de espécies em extinção, o desenvolvimento de técnicas de avaliação e criopreservação de sêmen de cães tem importância fundamental na crescente demanda do mercado de produtos e serviços da linha pet.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes