O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Uenf: 12 anos ajudando a desenvolver o Norte Fluminense
Publicado em: 18/08/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Uenf: 12 anos ajudando a desenvolver o Norte Fluminense

Agosto marca um aniversário importante para a ciência fluminense: o da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que completou 12 anos no dia 16, incentivando projetos de pesquisa científica e tecnológica voltados para o desenvolvimento do norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro. Nesses anos de existência, a universidade vem contribuindo para o crescimento da região, que já foi considerada a mais pobre do estado.

Criada para atender a uma antiga reivindicação dos moradores da região, a Uenf iniciou suas atividades em 1993 e foi um marco para o município de Campos. Décadas de luta da população para levar o ensino superior gratuito para a região, acabaram se concretizando graças à ousadia e à liderança do educador Darcy Ribeiro.

 

A concretização desse sonho popular contou com a participação do diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho. “Fui um dos fundadores da Uenf e hoje reconheço a importância da instituição no desenvolvimento regional”, disse. Ao longo do tempo, a FAPERJ também tem participado dessa história apoiando as atividades da primeira universidade pública sediada na região. Para se ter uma idéia, os repasses da Fundação à Uenf, entre 1993 e 2005, somam mais de R$ 29 milhões em auxílios e R$ 8 milhões em bolsas.

O reitor da Uenf, Raimundo Braz Filho, considera fundamental a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro. “Nesses 12 anos, a FAPERJ tem contribuído com recursos substanciais para a aquisição de equipamentos e para bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, reforçando o processo de formação de recursos humanos”, reconhece o reitor, que foi coordenador da área de Química da FAPERJ entre março de 2002 e maio de 2003.

Embora voltada para a pesquisa local e seus cursos sejam freqüentados, em sua grande maioria, por estudantes de Campos e da região, a universidade ressente-se da necessidade de estreitar relações com a comunidade. De acordo com o reitor, essa é uma de suas prioridades. “Nosso empenho é para que a sociedade regional também conheça melhor a universidade e se reconheça nela”, planeja. 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes