O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ doa terreno à Faculdade de Formação de Professores da Uerj
Publicado em: 21/07/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ doa terreno à Faculdade de Formação de Professores da Uerj

 

Uma reivindicação de mais de 18 anos acaba de ser atendida pela FAPERJ: a doação de um imóvel em São Gonçalo para a Uerj. O terreno de mil m2 com prédios e outras benfeitorias tem parte ocupada pela Faculdade de Formação de Professores (FFP), que foi mantida pela FAPERJ até 1987, quando a Uerj passou a ser a mantenedora. A propriedade do imóvel, no entanto, continuou com a FAPERJ.

 

O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, considera a doação um marco. “É um momento importante para a história da Uerj. A posse do imóvel vai permitir que a universidade expanda seus domínios de conhecimento e tenha uma presença mais forte em São Gonçalo. Essa expansão cumpre um papel adicional da integração da Uerj num processo necessário de interiorização”, observou. De acordo com Rocha Filho, o processo de doação foi acelerado por determinação da  governadora Rosinha Garotinho. “É uma satisfação muito grande podermos cumprir isso historicamente”, disse.

 

Num dos prédios funciona uma zona eleitoral.  Segundo Cláudio Barbosa, diretor da FFP, os projetos para o espaço estão sendo definidos. “Agora, com o domínio legal, podemos encaminhar uma solicitação formal ao TRE para que a zona desocupe nossos espaços”, planeja.  A reivindicação do imóvel começou desde que a FFP foi incorporada à Uerj, há 18 anos. “O empenho da atual reitoria e a boa vontade da FAPERJ fizeram com que a doação se concretizasse”, reconheceu Cláudio.

 

Não por acaso passaram-se tantos anos sem a solução do problema. Implicações legais dificultavam o processo de doação. Desde que tomou conhecimento do assunto, o reitor da Uerj, Nival Nunes de Almeida, começou a trabalhar para a transferência da propriedade. “Juntamente com alguns deputados da Alerj e da liderança de um deles, o deputado Noel de Carvalho (PMDB), nós conseguimos avançar com o processo e aprovar a lei que permitiu a doação”, relatou Nival.

 

“Para executar essa tarefa que não é trivial, tivemos que legalizar o terreno e tirar diversas certidões em São Gonçalo e no Rio de Janeiro. O departamento jurídico da FAPERJ, juntamente com o nosso, e com o Departamento de Patrimônio equacionou todas as situações”, disse o reitor, que já faz planos para o espaço. “Queremos, por exemplo, ampliar a parte física que é muito necessária hoje. Vamos aumentar o número de salas e atender a demanda da própria comunidade acadêmica da FFP”, adiantou o reitor.

 

(Com colaboração de Bernardo Moura, da Diretoria de Comunicação da Uerj - COMUNS)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes