O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Contemplados no edital Pesquisa para o SUS recebem outorgas
Publicado em: 07/07/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Contemplados no edital Pesquisa para o SUS recebem outorgas

Fotos de Vinicius Zepeda


Com o objetivo de aproximar e promover a cooperação entre pesquisadores da área básica e profissionais da área da saúde, numa iniciativa inédita do governo do estado, foram entregues nesta quarta-feira, 6 de julho, os termos de outorga dos 46 contemplados no edital Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde. O diretor-presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, foi representado pelo diretor científico da Fundação, Jerson Lima, na cerimônia realizada no auditório Hélio Fraga, do Centro de Ciências da Saúde (UFRJ), na Ilha do Fundão.

“Este edital, sendo o primeiro que fazemos em parceria com o Ministério da Saúde, tem grande significado para a FAPERJ”, disse Lima. “É mais um que vem se juntar a outras parcerias já consolidadas com o governo federal, como as do Pronex (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência) e do edital Primeiros Projetos”, concluiu. O programa prevê a disponibilização de R$ 3 milhões em recursos – metade oriunda do governo do estado por meio da FAPERJ e metade do Ministério da Saúde.

Lançado em novembro de 2004, o programa recebeu 96 propostas de projetos, que receberam avaliação final de um Comitê Gestor formado por representantes do Ministério da Saúde, do Ministério da Ciência e Tecnologia (representado pelo CNPq), da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (representada pela FAPERJ) e da Secretaria Estadual de Saúde. Foram avaliadas propostas dentro dos seguintes temas: pesquisa na área de avaliação e incorporação tecnológica em áreas estratégicas da saúde; análise das condições de saúde da população do Estado do Rio de Janeiro; avaliação e monitoramento dos sistemas municipais de saúde; e pesquisa em dengue e leishmaniose.

“Nosso objetivo, com esse programa, é fazer com que a pesquisa médica avance e possa oferecer significativos benefícios à população, especialmente àquelas pessoas atendidas pelo SUS”, explicou o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza.


Cerca de um terço da verba destinada ao programa será utilizada na implantação de uma rede de pesquisa em métodos moleculares para o diagnóstico de doenças infecciosas, parasitárias e crônico-degenerativas, chefiada pelo pesquisador José Mauro Peralta, do Departamento de Imunologia do Instituto de Microbiologia da UFRJ. “Essa iniciativa é extremamente importante para criar as condições de melhora em diagnósticos feitos na rede pública. Hoje, muitos desses procedimentos já são feitos na rede pública, mas a um custo muito elevado”, disse Peralta. A rede deverá trabalhar, entre outros projetos, no desenvolvimento de kits de diagnóstico e de novas metodologias, a serem implantadas, inicialmente, nos hospitais universitários.

A coordenadora do Laboratório de Bioquímica de Vetores de Doenças do Instituto de Química da UFRJ, Mônica Ferreira Moreira, também contemplada no edital, elogiou a iniciativa do governo do estado. “O montante de recursos permitirá ao laboratório ir além dos gastos com consumo, comprando equipamentos”, afirmou Mônica. A pesquisadora disse que tão logo os recursos estejam à disposição irá comprar uma máquina digital para acoplar na lupa de observações do laboratório. Moreira e sua equipe, em colaboração com a Fiocruz e a Secretaria Municipal de Saúde, trabalham em pesquisas relacionadas à dengue e a leishmaniose.

Participaram da solenidade, além de Jerson Lima e Wanderley de Souza, o subsecretário do Sistema de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Wilson de Mayo; o diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFRJ, Adalberto Vieira; o representante da Secretaria Estadual de Saúde no Comitê Gestor do programa, Nelson Souza e Silva; a diretora da Escola de Enfermagem da Unirio, Beatriz Gerbassi; e o reitor da Universidade Santa Úrsula, Jorge Doyle Maia.

Confira a lista dos contemplados

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes