O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 21 a 28 de abril de 2005
Publicado em: 20/04/2005
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas – Semana de 21 a 28 de abril de 2005

Jerson LimaDiretor-científico da FAPERJ debate ‘estado das ciências’
Cientistas de renome estarão reunidos no debate O Estado das Ciências, programado para quinta-feira, 28 de abril, a partir das 17h30, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Praia Vermelha, no bairro da Urca. O evento, aberto ao público e com entrada franca, será realizado no auditório do CSCH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas), situado ao lado do Banco Real. O grupo de conferencistas inclui o diretor-científico da FAPERJ e Prof. do Instituto de Bioquímica da UFRJ, Jerson Lima Silva; Prof. Elisa Reis, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ; Prof. Jacob Palis, do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada); e o pesquisador Moysés Nussenzveig, do Instituto de Física da UFRJ. O debate faz parte do ciclo promovido pela Copea (Coordenação de Programas de Estudos Avançados), da UFRJ.

I Simpósio Nacional de Coleções Científicas
Evento comemorativo pelos 105 anos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), marcado para os dias 11 e 12 de maio, no Pavilhão Arthur Neiva, da Fiocruz (Av. Brasil, n 4365 – Manguinhos), debaterá a importância estratégica das coleções biológicas (vivas e não-vivas) para o Brasil. O objetivo é fortalecer a integração das coleções do IOC com outras instituições e o estabelecimento de diretrizes no âmbito das políticas públicas que possam contribuam para o fortalecimento das coleções biológicas. O evento contará com palestras de Ione Egler, Coordenadora-Geral de Políticas e Programas de Pesquisa em Biodiversidade do Ministério da Ciência e Tecnologia, e de Maria Teresa Maya Caldeira, Assessora Técnica do Departamento do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente. Durante o simpósio será debatida a necessidade de criação da Primeira Autoridade Depositária de Microorganismos para fins de Patente na América Latina. As inscrições vão até 29 de abril. Mais informações: http://simposiocolecoes.ioc.fiocruz.br ou pelos telefones (21) 2598-4316/2598-4416.


III Seminário Rio-Metrologia & II Fórum de Metrologia da Saúde
O Rio sedia nos dias 3 e 4 de maio, o III Seminário Rio-Metrologia & II Fórum de Metrologia da Saúde. O seminário tem por tema central ‘A Metrologia para a Competitividade do Setor Produtivo do Estado do Rio de Janeiro e Saúde do Cidadão’, com o objetivo de promover um amplo debate sobre a importância da metrologia e seus impactos na sociedade. O programa deverá apresentar experiências e alternativas que visam a melhoria da qualidade de vida, o aumento da competitividade nas empresas e a consolidação da matriz laboratorial fluminense. O objetivo é sensibilizar profissionais da área para as questões metrológicas, com destaque para a saúde, alimentos, água, energia elétrica, petróleo e gás. O seminário, que tem apoio da FAPERJ, acontece no Hotel Guanabara Palace (Av. Pres. Vargas, 392, Salão Salvador Dali, Centro) e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.redetec.org.br Mais informações: (21) 2221-9292.   

Unicamp e Finep lançam Clássicos da Inovação

Acabam de chegar às livrarias três dos dez volumes previstos na coleção Clássicos da Inovação, lançada pela editora da Unicamp e financiados pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia). Os sete restantes, que completam a coletânea, serão publicados até o final do ano. É a primeira vez que os textos, que se tornaram clássicos no estudo da inovação, são editados no Brasil. Os volumes já disponíveis são Trajetórias da Inovação: A Mudança Tecnológica nos EUA da América no Século XX, de D. C. Mowery e N. Rosenberg; Tecnologia, Aprendizado e Inovação: As Experiências das Economias de Industrialização Recente, de Linsu Kim e Richard Nelson; e O Quadrante de Pasteur: A Ciência Básica e a Inovação Tecnológica, de Donald E. Stokes. A coleção contou com uma ajuda de cerca de R$ 230 mil da Finep, e teve como contrapartida pela Unicamp, de R$ 160 mil.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes