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Publicado em: 01/04/2005
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Auditoria Interna orienta bolsistas

Longe de ser um obstáculo na vida dos pesquisadores, o setor de Auditoria Interna da FAPERJ foi criado e vem sendo aprimorado para orientar os clientes da Fundação nos processos de prestação de contas de bolsas e auxílios. O objetivo é evitar complicações futuras tanto para pesquisadores como para a própria FAPERJ.

 

De acordo com o chefe do setor de Auditoria Interna da fundação, Moacir Almeida do Nascimento, muitos problemas poderiam ser facilmente resolvidos se os pesquisadores recorressem com mais freqüência ao setor. “Assim como eles prestam contas de suas atividades aqui para a FAPERJ, nós prestamos contas para o Tribunal de Contas do Estado. Afinal, a Fundação é um órgão público. É sempre melhor que o pesquisador traga os problemas e nos peça ajuda antes que eles se agravem e provoquem o surgimento de penalidades”, afirma o auditor.

 

Sempre disposto a ajudar os bolsistas nos meandros da papelada, Moacir conta com três valiosas auxiliares, Ana Paula da Silva Campos, Anísia Paula Ferreira Andrade e Daiana Cabral, para orientar quem procura a equipe.

 

Para esclarecer de modo mais amplo este papel orientador e dissipar a imagem de setor “algoz”, as atividades da Auditoria vêm sendo abordadas com mais freqüência no site (www.faperj.br), no boletim eletrônico e neste Jornal da FAPERJ. Além disso, o auditor Moacir vem tratando de aprimorar a linguagem e corrigir eventuais falhas na comunicação com os usuários. Na homepage da Fundação as informações a que todos precisam ter acesso estão disponíveis no menu “Serviços”, que contém manuais, FAQs e Dúvidas para facilitar o trabalho do pesquisador. “É bom lembrar que lançamos um Novo Roteiro de Prestação de Contas, que elaboramos para facilitar ainda mais a vida dos bolsistas”, explica Moacir.

 

A equipe da Auditoria Interna relata que sua maior dificuldade é a pressa de alguns bolsistas/pesquisadores. “A partir do momento em que o pesquisador assina o termo para a requisição de bolsas da FAPERJ ele deve, primeiramente, ler o contrato para saber o que fazer e como prestar contas de suas atividades”, explica Moacir. “Em caso de dúvidas, estamos na Fundação de 10h às 17h, de segunda a sexta. Além disso, o pesquisador pode entrar em contato com o setor através do site da Fundação, clicando no link ‘Fale Conosco’ que se encontra no rodapé do site e também em ‘A Fundação’. Se preferir, pode também usar o telefone”, diz. Os telefones de contato da Auditoria são (21) 3231-2922 e 3231-2923.

 

Um pouco de sua história

 

Atual auditor interno da FAPERJ, Moacir assumiu a função em 2003 mas, trabalha neste setor desde maio do ano 2000. No dia 10/12/87 o Conselho Estadual de Saúde do Trabalhador (Consest) determinou, através do parecer 47, que o Governo do Estado do RJ criasse a Auditoria Interna em todos seus órgãos públicos. Além da orientação à prestação de contas dos bolsistas, o setor é responsável pela análise das demonstrações contábeis e apreciações de atos e fatos administrativos da FAPERJ. “Todo controle orçamentário, financeiro e patrimonial sobre a movimentação de bons e valores da instituição é realizado por nós”, explica Moacir.

 

Antes, além da Auditoria Geral do Estado do RJ, que continua a existir, no âmbito do governo estadual havia apenas órgãos de controle, com função diferente das atribuições da Auditoria Interna da FAPERJ. 

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