O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Edital de Apoio para Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu tem lançamento
Publicado em: 26/08/2021 | Atualizado em: 15/09/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Edital de Apoio para Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu tem lançamento

Por Ascom Faperj*
*Atualizado em 15/09/2021

A diretoria da FAPERJ anuncia nessa quinta-feira, 26 de agosto de 2021, a abertura das inscrições para a seleção de projetos no âmbito do edital Apoio para Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro. Serão destinados um total de 20 milhões de reais em recursos para o financiamento. Os interessados têm do dia 27 de agosto a 23 de setembro de 2021 para submeter suas propostas on-line.

O proponente deverá ser o Coordenador ou Pesquisador representante (indicado pelo colegiado) e possuir vínculo funcional ou empregatício com a Instituição de ensino e/ou pesquisa público ou privada sediada no Estado do Rio de Janeiro solicitante.

Projetos enquadrados na Faixa A: recursos de R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais) pagos na forma de auxílio à pesquisa (até o valor máximo de 100 mil reais), destinada a programas de pós-graduação com mestrado e doutorado credenciados pela CAPES. Cursos integrantes do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) devem adicionalmente comprovar aplicação de pelo menos 70% dos recursos Proex na forma de bolsas para seus alunos.

Projetos enquadrados na Faixa B: recursos de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais) pagos na forma de auxílio à pesquisa (até o valor máximo de 80 mil reais), destinada a programas de pós-graduação com apenas mestrado credenciados pela CAPES.

Segundo Carmen Pazos Moura, assessora da Diretoria Científica, os valores aportados por projeto buscam apoiar, na forma de custeio, programas e cursos de pós-graduação stricto sensu (PPGs) e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Estado do Rio de Janeiro, visando garantir a continuidade da progressão qualitativa e quantitativa de sua produção. "Serão priorizadas propostas que explicitem a relevância das ações pretendidas para o adequado funcionamento do curso durante a pandemia”, destacou.

Veja a íntegra do edital no endereço abaixo:

Apoio para Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro - 2021

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes